Metodista fecha parceria com Fundação Nacional da Qualidade para cursos de gestão
14/01/2016 14h25 - última modificação 17/03/2016 11h35
Referência em estudos e propagação da excelência em gestão, a Fundação Nacional da Qualidade é a mais nova aliada da Universidade Metodista de São Paulo na dinâmica dos cursos da Escola de Gestão e Direito. A parceria prevê intercâmbio de conteúdos por meio de palestras e workshop com temas de administração, marketing, qualidade, processos estratégicos e negócios, entre outros.
O convênio de cooperação também prevê que alunos da Metodista façam cursos na FNQ gratuitos ou com bônus de descontos. “Negociamos com a Fundação ao longo de 2015 com objetivo de agregar valor à nossa grade curricular. Quem mais ganha são os estudantes, seja pela valorização da formação, seja pela ampliação do desenvolvimento profissional”, explica o coordenador do curso de Marketing da Metodista, professor Laercio Bento.
Segundo Giovana Salmazo Ribeiro, coordenadora do Núcleo de Estudos e Conhecimento da FNQ, o Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da instituição pode desdobrar-se conforme temáticas trabalhadas pela universidade. Entre exemplos que podem ser construídos de forma conjunta ela cita Cultura Organizacional, Gestão do Conhecimento, Gestão da Inovação e Ética Empresarial. Serão atividades extracurriculares que renderão certificado com selo FNQ.
“Cada parceria tem sua personalidade. O que a Fundação Nacional da Qualidade deseja é estar próxima das grandes instituições de ensino do País”, diz Giovana. A Metodista vai figurar ao lado de escolas já conveniadas com a FNQ como Mackenzie-Campinas, Unicamp-Limeira e Fundação Getúlio Vargas em São Paulo.
O que é a FNQ
A FNQ é um centro brasileiro de estudo, debate e irradiação de conhecimento sobre excelência em gestão. Criada em 1991, é uma instituição sem fins lucrativos, fundada por 39 organizações privadas e públicas. Sua missão é disseminar os Fundamentos da Excelência em Gestão para organizações de todos os setores e portes, contribuindo para seu aperfeiçoamento e competitividade.
As atividades são voltadas à educação, mobilização, inovação e premiação, vinculadas à gestão estratégica e operacional das organizações. Para isso, são desenvolvidos cursos presenciais e virtuais, além de e-Learning, congressos e fóruns de boas práticas, publicações técnicas e temáticas, bem como reconhecimento à qualidade da gestão brasileira por meio do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ).
Os Fundamentos da Excelência disseminados pela FNQ são valores cultivados para formar uma cultura de gestão voltada para resultados e competitividade. Figuram entre esses valores o pensamento sistêmico, atuação em rede, aprendizado organizacional, inovação, agilidade, liderança transformadora, olhar para o futuro, conhecimento sobre clientes e mercados, responsabilidade social, valorização das pessoas e da cultura, decisões fundamentadas, orientação por processos e geração de valor.
O que é a Metodista
A história da Universidade Metodista de São Paulo data de 1938, quando implantou a Faculdade de Teologia da Igreja Metodista em São Bernardo do Campo.
Ao fortalecer o compromisso com a educação, a instituição confessional partiu para projeto mais ousado, afinado com sua vocação educacional. Profissionais e educadores qualificados, além de ampla infraestrutura, permitiram o fortalecimento de sua inserção no universo acadêmico nacional. Assim, em 1970, foi criado o IMS (Instituto Metodista de Ensino Superior).
Com a consolidação do projeto pedagógico, o IMS passou a figurar entre as mais conceituadas instituições de Ensino Superior do país. Isso permitiu que, em 1997, conquistasse o status de universidade, ampliando o número de faculdades e cursos oferecidos.
A Metodista conta hoje com três campi em São Bernardo do Campo (Rudge Ramos, Vergueiro, Planalto) que somam mais de 25 mil alunos em cursos de Graduação, Pós-Graduação (especialização, mestrado e doutorado) e de curta duração. São cinco escolas do conhecimento: Gestão e Direito; Engenharias, Tecnologias e Informação; Ciências Médicas e da Saúde; Teologia; e Comunicação e Humanidades.
Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.