Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão da Recursos Humanos / Missão de Estudos Portugal

Projeto internacional

Missão de Estudos Portugal

O Projeto Missão de Estudos em Portugal foi desenvolvido pela Assessoria de Relações Internacionais e pela coordenação do curso de Gestão de Recursos Humanos, com o objetivo de ampliar as competências acadêmicas e pessoais dos alunos do curso a partir de uma experiência internacional.

No ano de 2012, a Universidade Metodista de São Paulo, por recomendação acadêmica, firmou um acordo de cooperação com o IPG – Instituto Politécnico da Guarda, em Portugal, para a mobilidade de estudantes do curso de Gastronomia de ambas as instituições.

No ano seguinte, em 2013, a Metodista acolheu Fernando Carmino Marques, do Instituto Politécnico da Guarda, como professor visitante em seus cursos de graduação. O convidado lecionou sobre a língua portuguesa. 

A partir daí, o desejo de aprofundar o relacionamento com outras áreas para um maior envolvimento dos docentes e discentes das duas instituições propiciou o desenvolvimento da proposta cooperativa.

Os professores mostraram-se muito entusiasmados com a possibilidade de proporcionar aos estudantes do curso de Gestão de Recursos Humanos uma experiência acadêmica internacional, de forma que ambos pudessem ampliar os estudos sobre os aspectos convergentes e divergentes entre as culturas brasileira e portuguesa, no que concerne a gestão e a construção das identidades das empresas nos dois países, levando-se em conta as competências necessárias nos dois ambientes.

A ideia central é mesclar estudantes brasileiros e estudantes portugueses em um curso de gestão, com seminários oferecidos por professores brasileiros e professores portugueses, que abordará questões estratégicas nos dois mercados, as competências requeridas para o desempenho organizacional influenciadas por cenários culturais, histórico-geográfico, político- econômico e educacionais distintos, num período de curta duração.

Depois dos seminários, os estudantes terão a incumbência de escrever um artigo científico sobre a experiência internacional e sobre o que aprenderam durante o curso. Os melhores artigos poderão ser publicados em revistas científicas e os alunos brasileiros receberão créditos pelo trabalho.

Os estudantes que desejam participar do Programa de Missão de Estudos no exterior devem indicar seu interesse para realização do processo seletivo que consiste numa entrevista e análise das condições acadêmicas.

Mais informações: coordenação curso e ARI - Assessoria de Relações Internacionais

Escola Superior de Tecnologia e Gestão - IPG

 

Comunicar erros

VALÉRIA CALIPO- COORDENADORA

Minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

X