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Liderança é fundamental para harmonizar ambiente nas empresas, diz ex-aluna em livro

Formada em Gestão de Recursos Humanos EAD narra cinco passos para motivar funcionários

16/07/2015 21h05 - última modificação 21/07/2015 13h23

Pagar mais para obter resultado e substituir funcionários já não funcionam como estratégia de gestão de pessoas. Treinar é mais barato e eficaz do que substituir e, para essa empreitada, o líder tem papel fundamental.

Essa nova maneira de enxergar as equipes e a tarefa de liderar são relatados pela ex-aluna da Universidade Metodista Jeane Macieira em seu livro “Cinco Passos para Construir uma Equipe Vencedora”, lançado pela All Print Editora. Expondo experiências próprias de insucesso na montagem de quadros de funcionários, ela monta um passo-a-passo de bons resultados obtidos a partir de motivação e valorização profissional.

“Várias pesquisas indicam que, na maioria das vezes, as pessoas se demitem do líder. Elas até gostam da empresa, mas percebem que, com o líder que têm, não chegarão muito longe”, cita Jeane, que comanda a JM Treinamento, Recrutamento & Seleção e há 20 anos atua com palestras e treinamento de recursos humanos. Ex-aluna do curso de Gestão de Recursos Humanos da Metodista no polo de Santos (SP), ela é master coach pelo ICI (Instituto de Coaching Integrado).

Jeane conta que as primeiras tentativas de construir e alinhar uma equipe com a cara da sua empresa foram um desastre. “Era como se eu usasse técnicas do século passado para ter resultados num novo mundo. Eu fazia o que havia aprendido: pagar mais e, se não rolava, mandar embora e chamar outro. Isso não funcionou”, relata, acrescentando que decidiu, então, buscar novos conhecimentos e se transformar na melhor líder que poderia ser. Entre os quais, cursou EAD na Metodista.

Dedicação e comprometimento

“Testei na prática tudo o que aprendi, cada conceito, cada técnica, e os resultados triplicaram”, cita. O livro é espécie de guia prático que ensina técnicas para contratar melhor, identificar o perfil dos colaboradores, o que os motiva e como liderá-los. “Quando se investe nos colaboradores, eles retribuem com dedicação e comprometimento”, garante.

Em resumo, os cinco passos são assim expostos:

1 – Escolher corretamente os melhores colaboradores levando em conta as habilidades comportamentais, não apenas a indicação e a capacitação técnica do candidato;

2 – Treinar e alinhar os colaboradores com a missão, visão e valores da empresa. Desse modo, eles saberão o que deve nortear suas ações e decisões ali dentro;

3 – Dar retorno positivo e de desenvolvimento. Descobre-se que o retorno é um ato de amor, pois aponta o que está bom e o que precisa ser melhorado e permite o crescimento do colaborador;

4 – Ser um líder treinador, utilizando corretamente estilos de liderança que favoreçam o desenvolvimento da equipe e o crescimento da empresa;

5 – Motivar a equipe por meio dos sonhos e objetivos de cada um. Um líder que sabe onde seu liderado quer chegar tem muitas chances de motivá-lo.

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
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VALÉRIA CALIPO- COORDENADORA

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