Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão da Tecnologia da Informação / Notícias / Curso de Gestão de TI recebe reconhecimento do MEC

Curso de Gestão de TI recebe reconhecimento do MEC

Entidade de classe calcula necessidade de 750 mil profissionais da área até 2020

03/12/2015 19h45 - última modificação 03/12/2015 19h45

Portaria número 933 de 1º de dezembro de 2015 assinada pelo secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Marco Antonio de Oliveira, reconhece oficialmente o curso de Gestão de Tecnologia da Informação da Universidade Metodista de São Paulo. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União de 2 de dezembro.

Com avaliação 3 do Ministério da Educação (em escala de 1 a 5), a formação em Gestão de TI na categoria tecnólogo supre uma das maiores demandas do mercado atualmente. Segundo a Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), até 2020 o Brasil precisa formar 750 mil profissionais da área.

“A partir do momento em que o MEC avalia o curso sob diversos ângulos (projeto pedagógico, bibliografia, metodologia, práticas laboratoriais, corpo docente, infraestrutura, entre outros) e no final o reconhece como uma oferta séria de transferência de conhecimento aos alunos, significa muito para o curso e para a Metodista. Significa que temos a qualidade e a especificidade divulgadas”, afirma professor Lázaro Aparecido Silva, coordenador da graduação, que é oferecida nas modalidades presencial e EAD (Ensino a Distância) com duração de dois anos e meio.

Cuidar de recursos de TI

O pedido para o reconhecimento do curso da Metodista foi feito em abril de 2014. Em dezembro houve confirmação de que uma comissão do MEC viria na primeira semana de fevereiro de 2015, o que ocorreu nos dias 9 a 11 daquele mês. O planejamento e a implantação do curso de Gestão de TI foram feitos a várias mãos. Além de Lázaro Silva, participaram professores Marcelo Modolo, André Perin, Paulo Sampaio e Victor Neto.

“O curso de Gestão de TI, além da vantagem de ser concluído em menor tempo na modalidade de tecnólogo, destaca-se entre profissionais que desejam trabalhar com Tecnologia da Informação mas que não têm tanto interesse pela programação de computadores, ou seja, pelo desenvolvimento de sistemas, e sim por cuidar, apoiar, suportar e supervisionar os recursos de TI, como rede de computadores, armazenamento de dados, sistemas de internet, segurança de dados, entre outros”, cita professor Lázaro Silva.

O futuro da área é promissor. Neste segundo semestre de 2015, a coordenadoria formatou pós-graduação lato sensu (especialização) batizada de GETI – Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação. A proposta é discutir, num tom mais elevado, o gerenciamento de TI e ter como alvo ex-alunos e outros profissionais que atuam na área e desejam evoluir no estado da arte de gerir TI.

Três pilares 

copy_of_SumoRobo.jpeg
Sumô de Robôs é um dos grupos de estudos

A formação de tecnólogo em Gestão de TI permite ao egresso Metodista atuar em vários ramos e atividades na administração de recursos de Tecnologia da Informação.

O curso se diferencia por estar fundamentado em três pilares: comunicação de dados, infraestrutura e operação de sistemas. Assim, o profissional será capaz de definir parâmetros de utilização de sistemas, gerenciar os recursos humanos envolvidos, implantar e documentar rotinas de programas e sistemas operacionais, além de controlar os níveis de serviço de sistemas operacionais e banco de dados, gerenciando os sistemas implantados.

Outro ponto alto são os grupos de estudos. Atualmente são abordadas quatro temáticas: exoesqueleto de membros inferiores, Linux, Sumo de Robôs e Modelagem e simulação computacional.

O curso promove também eventos importantes para a carreira profissional e acadêmica. Por meio da participação nessas atividades, o aluno interage com representantes de empresas como IBM, Oracle e Festo, parceiras da Metodista, e assiste palestras e minicursos, o que possibilita sua capacitação tecnológica.

Saiba mais sobre o curso em http://portal.metodista.br/gestao-da-tecnologia-da-informacao

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , ,
COORDENADOR

Lázaro da Silva

lazaro.jpg

Minicurrículo

Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: