Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão da Tecnologia da Informação / Notícias / Boa governança é um dos desafios da TI na atual transformação digital

Boa governança é um dos desafios da TI na atual transformação digital

Palestra do curso de Gestão de TI orienta para o mundo conectado atual

02/09/2019 20h50 - última modificação 02/09/2019 20h55

Palestra do curso de Gestão de TI orienta para o mundo totalmente conectado

Mensageira de um volume de informações difícil de medir e às vezes até de processar, a tecnologia move a rápida transformação digital pela qual a sociedade passa. Nesse cenário, vários desafios se manifestam também rapidamente aos profissionais de TI, entre os quais segurança da informação, integração de diversas plataformas, governança e ciclo de vida do serviço de tecnologia da informação.

“Minha esposa comprou um ferro de passar roupas sem qualquer interferência humana. Um robô ouviu a conversa dela diante do notebook que estava com a câmera ligada, o que desencadeou todo o processo. O robô gerou um email, que gerou um pedido, que acionou a loja, que mandou entregar o produto em casa alguns dias depois”, exemplificou o professor Tarcísio Anitelle, gestor de vendas e serviços de TI para o setor automotivo e com mais de 30 anos de experiência na área.

Parece exagerado, mas é exatamente assim que a tecnologia e a internet estão influenciando a vida humana, o que motivou a palestra A Importância da Gestão de TI em Tempos de Transformação Digital que professor Tarcísio realizou na noite de 29 de agosto último na Universidade Metodista de São Paulo, promovida pelo curso de Gestão de TI.

Proteção de dados

Entre outras observações, ele citou a importância da segurança da informação nesta era em que tudo está distribuído em servidores ou redes sociais. “Os dados são ouro na atual era digital”, afirmou, citando que a Lei de Proteção de Dados Individuais, que entra em vigor em agosto de 2020, vai responsabilizar profissionais de TI por vazamentos ou uso inadequado de informações.

Professor Tarcísio também falou sobre como a boa governança garante a entrega de serviço de qualidade. Sejam robôs seja um controle lógico programável que conduz um carrinho de entrega em prateleiras, vários equipamentos geram dados a todo momento para as empresas. Se algum falhar, a produção para.

“Computação na nuvem e IoT (internet das coisas) dependem totalmente de conectividade, que por sua vez depende de link e de wifi, às quais estão ligadas às vendas e entregas de produtos e serviços etc. Se algo não funcionar, todo o negócio de uma empresa também não funciona”, citou, advertindo que dificilmente algo terá resultado positivo se operadores de TI não usarem ferramentas alinhadas à estratégia das empresas.

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , ,
COORDENADOR

ANDRÉ PERIN - COORDENADOR

Minicurrículo

Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

X