Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão da Tecnologia da Informação / Módulos

Módulos Graduação Presencial

1º Período


Epistemologia e Processos de Aprendizagem

Apresenta a Filosofia, Epistemologia e Linguagem como práticas investigativas, exercício de reflexão e interpretação da informação e produção do conhecimento de modo crítico e criativo. Sem escapar da dimensão existencial, as áreas apontam na direção da capacidade de construção dos juízos sobre o mundo, a tecnologia e si mesmo. Estudando também se aprende e a aquisição de conhecimentos, para que seja eficaz, dispõe de processos indispensáveis ao melhor aproveitamento do aluno em seus estudos. O conhecimento é aplicado. Nesse sentido, dispor de competências de comunicação oral e escrita, facilitam sobremaneira a aplicação dos conhecimentos na atuação profissional. A organização do conhecimento, aprendizado e desenvolvimento de competências têm apoio nos diversos tipos de inteligência e estilos de aprendizagem. Somam-se aqui instrumentos gráficos (diagramas e mapas mentais e conceituais) que apoiam a organização e representação do conhecimento. Modelos gráficos, como os explorados nesse módulo, encontram também uso nos diversos temas ligados ao projeto de sistemas de computação.
Carga Horária: 120


Fundamentos de Sistemas Operacionais

Traz ao aluno uma introdução ao sistema operacional por meio do estudo de como esse controla o computador por seus mecanismos de gerenciamento: gerenciamento de processos, controlando o estado e as comunicações de cada processo; gerenciamento de memória, controlando a paginação da memória; gerenciamento de sistemas de arquivos, controlando a alocação, endereço e espaço físico no disco; gerenciamento de entrada/saída, controlando os periféricos e mecanismos de interrupção e acesso à memória; e gerenciamento de segurança, controlando acesso de usuários às áreas de processos e arquivos. Inclui aulas práticas em laboratório para a administração das operações básicas de um sistema operacional relacionada aos sistemas de arquivos e de processos com a utilização de simuladores de sistema operacional. Nos simuladores, é possível refletir a utilização de vários processos de natureza CPU Bound, I/O Bound ou ambos, prioridade e gerenciamento da PCB (Process Control Block).
Carga Horária: 120


Introdução aos Computadores

Este módulo visa à compreensão dos conceitos básicos de hardware e software de computadores. Engloba o estudo dos sistemas de numeração decimal, binário, octal e hexadecimal; a conversão entre bases e operações aritméticas em binário e hexadecimal; a representação em ponto flutuante; a álgebra de Boole e a representação da informação na forma digital. Utiliza os conceitos de sistemas de numeração e lógica booleana como base para o estudo dos computadores, incluindo o histórico dos computadores e sua evolução; o estudo do funcionamento de um computador e de seus blocos principais (processador, memória, dispositivos de entrada e saída e barramentos); a definição dos conceitos de software, programa e linguagem de programação; a comparação entre linguagens de baixo e alto nível; e o processamento paralelo. Inclui a realização de experiências para compreender a arquitetura de um processador simples, o acesso à memória e aos dispositivos de entrada e saída, e a programação em linguagem de máquina. Visa desenvolver relatórios de lógica e arquitetura em laboratório, bem como praticar lógica digital e arquitetura.
Carga Horária: 120


Organização e Análise de Informações

Coloca o aluno diante de situações problema que ele deverá resolver, estabelecendo estratégias, e desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como intuição, indução, dedução, analogia e estimativa para validar os resultados. Também proporcionará espaço para a utilização de conceitos e procedimentos estatísticos em situações de aprendizagem que o levem a coletar, organizar, analisar informações, confrontar, interpretar tabelas e gráficos e formular argumentos convincentes, tendo por base a análise de dados organizados em representações matemáticas diversas.
Carga Horária: 120


2º Período


Administração de Sistemas Operacionais

Apresenta e descreve um sistema operacional por meio da administração e configuração de diversos serviços: autenticação, resolução de nomes, diretório, acesso remoto, compartilhamento de recursos para redes de computadores e outros serviços. Apresenta a construção de um ambiente heterogêneo com sistemas operacionais distintos em uma mesma rede. Descreve técnicas para interação entre os sistemas operacionais, através de protocolos e serviços próprios de compartilhamento de recursos entre sistemas operacionais distintos. Inclui aulas práticas em laboratório envolvendo a configuração dos principais serviços estudados.
Carga Horária: 120


Eletivas de Formação Cidadã

De responsabilidade do Núcleo de Formação Cidadã a disciplina deve: (a) dar conta do espírito universitário, ao articular as várias unidades de ensino da Universidade, evitando os isolamentos acadêmicos e científicos das faculdades; (b) manter o caráter universitário da reflexão em sua destinação crítica e questionadora; (c) trazer para discussão questões relativas à cidadania em sua dimensão filosófica e ética, principalmente, com vistas a assegurar a dimensão cidadã na formação acadêmica; (d) acentuar o espírito criativo no fazer e no pensar cujo benefício é uma percepção não fragmentada dos saberes e das práticas humanas. Sua composição varia a cada semestre letivo, considerando os temas da atualidade. Cada disciplina eletiva tem carga horária de 40h/a, seu cumprimento é obrigatório e podem ser escolhidas dentre as seguintes áreas: Atividades artístico-culturais, Ciência e sociedade, Comunicação e expressão, Expressão corporal, Religião e cultura, Seminários temáticos interdisciplinares, Práticas educativas.
Carga Horária: 40


Empreendedorismo e Inovação

Apresentar os conceitos de Empreendedorismo em TI. Conhecer o perfil do empreendedor, os desafios, as atitudes e as suas habilidades. Entender a Empresa e suas formas de organização, controle, tipos de impostos e o inter-relacionamento pessoal. Identificar claramente uma empresa Micro e Pequena Empresa, Programa Simples de Impostos, o ciclo de vida de um produto ou serviço e a propriedade industrial. Discutir as inovações e as novas tecnologias disponíveis, bem como a relação custo/benefício dessas tecnologias para a empresa. Entender as necessidades da organização nos aspectos estratégico, tático e operacional, e poder planejar a utilização da melhor tecnologia que dê suporte aos negócios. Conhecer as metodologias e desenvolver um plano de negócios.
Carga Horária: 80


Fundamentos de Redes de Computadores

Este módulo visa oferecer uma visão geral da área de redes de computadores e capacitar o aluno a entender os conceitos básicos relacionados ao seu funcionamento. Estuda os principais itens envolvidos na comunicação entre computadores: mensagens, componentes, dispositivos finais, dispositivos intermediários e meio físicos. Apresenta as classificações das redes de acordo com sua dimensão e seu propósito: PAN, LAN, MAN e WAN. Introduz os protocolos como regras que regem as comunicações, estudando os conjuntos de protocolos existentes e os padrões utilizados na indústria. Conduz o estudo utilizando o modelo de referência OSI, comparando-o com a implementação do conjunto de protocolos TCP/IP. Estuda alguns dos principais protocolos utilizados na camada de aplicação, como DNS, HTTP, SMTP, POP, FTP, DHCP, Telnet e protocolos P2P; os protocolos de transporte TCP e UDP; o protocolo de endereçamento de rede IPv4 e os conceitos básicos de roteamento; as funcionalidades e questões relacionadas à camada de enlace, tais como o acesso ao meio, o controle de acesso ao meio, as topologias lógica e física, o endereçamento e o enquadramento na camada de enlace; os fundamentos de comunicação de dados na camada física: sinais de comunicação, representação de bits no meio físico, meios físicos de comunicação; os padrões baseados na Ethernet. As práticas são feitas em laboratório por meio da utilização de simuladores de rede que mostram aos alunos como os computadores trocam informações entre si e como os dados trafegam pela rede.
Carga Horária: 160



Relação Computação, Sociedade e Meio Ambiente

Apresenta diferentes aspectos da realidade social que permitam ao aluno desenvolver visão crítica em relação aos processos de informatização, não somente sob os aspectos técnicos e estratégicos, mas também humanos e sociais. Promove uma reflexão e uma discussão entre a criação, difusão e utilização das novas tecnologias de informação e comunicação com a dinâmica da sociedade, dando ênfase ao mercado de trabalho e às mudanças na economia e nas organizações. Discute a inclusão digital em projetos e ações que facilitam a interação de pessoas de baixa renda com as Tecnologias de Informação e Comunicação, em especial a Internet. Mostra como os produtos, serviços e profissionais de tecnologia de informação, que devem estar preocupados com o meio ambiente para levar a sociedade e, em especial as empresas, ao desenvolvimento de produtos verdes e atividades sustentáveis. Busca conscientizar os profissionais em formação dos impactos de sua atividade e das possibilidades do desenvolvimento da sustentabilidade para a sociedade. Junta-se a esta discussão a reflexão sobre ética e cidadania, desejando problematizar e articular saberes em benefício de uma epistemologia que não se desvincula da existência, em particular, dos problemas, temas atinentes à realidade contemporânea.
Carga Horária: 80


3º Período


Administração de Serviços de Redes

Este módulo capacita o aluno a administrar e manter em operação aplicações disponibilizadas em rede. Estuda as aplicações tradicionais de rede: e-mail, web, banco de dados. Aborda o conceito de serviços em nuvem. Trata das principais atividades relacionadas a estes serviços, tais como implantação, controle de acesso, acompanhamento da operação, backup e restauração, redundância. Prática de serviços de redes em laboratório através de simuladores de rede.
Carga Horária: 120


Banco de Dados

Conceituação de banco de dados. Aspectos lógicos: dicionários de dados, modelagem de dados com abordagem relacional, obtenção, estruturação, armazenamento e recuperação de dados por meio de linguagem estruturada, definição de restrições de integridade, definição de dados para construção de visão, notação da álgebra relacional para definição de escopo em operações de busca e atualização, álgebra relacional na otimização de consultas, definição de índices, trabalhando com seletividade e estimativas de custo na otimização de consultas. Aspectos físicos: representação física da informação, armazenamento físico, estrutura do sistema de arquivos, indexação e hashing, arquiteturas de SGBD (centralizada, cliente servidor, paralelismo, distribuídos), controle de concorrência, compreensão da segurança em sistemas de banco de dados; identificação e configuração da autenticação/autorização de aplicações e usuários com perfis diversos de acesso aos sistemas de banco de dados, recuperação de falhas. Entendendo a replicação, alocação e fragmentação de dados distribuídos.
Carga Horária: 120

 

Definição, Documentação, Implantação e Automação de Rotinas

Conceito de rotinas; processos estratégicos, táticos e operacionais administração de tempo, documentação de rotinas, implantação de rotinas, automação de rotinas. Apresentar uma rotina de automatização de um Sistema Operacional.
Carga Horária: 120


Gerenciamento de Sistemas Computacionais

Apresentar os conceitos de Fundamentos de Sistemas de Informação: organização, administração e a empresa ligada em rede; infraestrutura da Tecnologia da Informação; sistemas de suporte gerencial e organizacional para a empresa digital. Os conceitos de dado, informação e conhecimento. A Tecnologia da Informação como diferencial estratégico nas organizações. Os diversos tipos de sistemas de informação: sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP), sistemas de processamento de transações, sistemas de gerenciamento da cadeia de suprimentos, sistemas de comércio eletrônico, sistemas de automação de escritório, sistema de informações gerenciais, sistemas de apoio à decisão, sistemas especialistas sistemas de gestão de relacionamento com os clientes e sistemas de informação executiva. Entender a Gestão dos processos de negócio. O processo de aquisição de software: compra, desenvolvimento interno, desenvolvimento terceirizado ou contratação de software como serviço. Software livre como alternativa ao software proprietário. Auditoria e Segurança de Sistemas: definição de pontos de controle, identificação do valor das informações, padrões de segurança da informação como controle de senhas, criptografia de dados, comunicação segura.
Carga Horária: 120

 

4º Período


Gestão de Projetos e de Equipes

Este módulo apresenta as fases de início, planejamento e controle da execução e encerramento de projetos de TI (Tecnologia da Informação). Qualifica o profissional provendo habilidades para a condução e execução do plano estratégico de Gestão de TI po meio da utilização das boas práticas de Gestão de Projetos alinhadas ao PMI (Project Management Institute) e contempladas no PMBOK (Project Management Body of Knowledge). Forma profissionais gestores da área de TI, com capacidade de liderança de grupos e equipes, por meio de técnicas e ferramentas gerenciais. Provê ao aluno conhecer e aprimorar a gestão de pessoas e suas principais características de forma estratégica. Desenvolve o perfil do profissional como líder de pessoas, bem como ambientes de trabalho que promovam a satisfação e motivação no trabalho.
Carga Horária: 160


Segurança em Redes de Computadores

Visa minimizar as ameaças e as vulnerabilidades de um sistema organizacional através dos três pilares básicos da segurança da informação (confidencialidade, integridade e disponibilidade). A implementação da segurança da informação depende de três fatores importantes: processos, pessoas e tecnologia. Aborda a elaboração e a implementação da Política de Segurança, a Análise de Risco e Vulnerabilidades e o conhecimento das ferramentas tecnológicas como: Firewall, IDS, IPS, VPN, Proxy, solução de antivírus, criptografia simétrica e assimétrica, ferramentas de análise de vulnerabilidades e processos de auditoria. As práticas de segurança serão feitas com a utilização de simuladores de segurança em laboratório.
Carga Horária: 160


Sistemas Corporativos

Sistemas corporativos: tecnologia e arquitetura. Mapeamento objeto-relacional com API de Persistência Java Java Persistence API. Componentes de aplicações corporativas Enterprise Java Beans (EJB): beans de sessão e beans de mensagem. Programação com múltiplas camadas. Desenvolvimento com persistência em banco de dados. Frameworks/ferramentas de mapeamento do banco de dados para aplicação. Frameworks/ferramentas de interfaces gráficas amigáveis. Ferramentas de relatórios e gráficos. Comportamento transacional dos componentes de aplicações corporativas. Segurança em sistemas corporativos.
Carga Horária: 160


5º Período


Administração e Governança em Tecnologia da Informação

Estuda a Tecnologia da Informação como diferencial estratégico nas organizações. Desenvolve o planejamento, implementação e avaliação de estratégias em sistemas de informação, redes e telecomunicações e também o alinhamento estratégico entre Tecnologia da Informação e negócios. Analisa os processos do ponto de vista do paradigma a que se enquadra, e técnicas de reengenharia de Processos de Negócios. Aborda novos modelos organizacionais em TI. Trabalha a prática do desenvolvimento de um PETI (Planejamento Estratégico de TI), visando a construção de um Plano Diretor de Informática com enfoque na infraestrutura de redes. Apresenta os principais conceitos referentes à Governança em TI, analisando a estrutura do CoBiT, suas métricas e controles. Discute o processo de auditorias (Sarbanes-Oxley) e sua contribuição para as conformidades dos processos e apresenta mecanismos de implantação deste framework na prática. Capacita os alunos no entendimento e aplicação dos controles do COBIT visando a gestão eficaz e eficiente da Governança em TI. O aluno irá adquirir a capacidade de reconhecer e aplicar conceitos fundamentais da Governança em TI, tais como eficiência operacional, eficácia estratégica, alinhamento estratégico da TI, modelos de maturidade e objetivos de controle; realizar avaliação de maturidade em todas as áreas de processo da TI com base no COBIT; e gerenciar ou participar de projetos de Governança em TI com base nos controles do COBIT.
Carga Horária: 160


Gerenciamento de Redes de Computadores

Apresenta ao aluno as funções de gerenciamento, discutindo os aspectos de configuração, falhas, segurança, desempenho e contabilização. Introduz os conceitos de Objeto Gerenciado e de Processos Gerente e Agente. Desenvolve o gerenciamento em diversos protocolos de rede, incluindo o protocolo internet (SNMP). Apresenta ferramentas de administração de redes e serviços e aplicações para administração de redes. Observa o desempenho da Rede com técnicas de avaliação de desempenho, por meio do monitoramento de Serviços (revisão de probabilidade e estatística, e comparação de sistemas usando dados de amostra), de Ferramentas de Avaliação de Desempenho (simulação de geração de valores aleatórios) e de Controle de Tráfego de Redes. Introduz a teoria das filas e planejamento de capacidades. As práticas de gerenciamento de redes serão feitas em laboratório com a utilização de simuladores de segurança.
Carga Horária: 160


Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação (ITIL)

O papel da informação na definição da estratégia. Gerência de recursos informacionais. Identificação de necessidades de informação. Planejamento estratégico da informação Sistemas de apoio à decisão. Fundamentos de governança de TI. Principais infraestruturas (frameworks) de governança: ITIL e CObIt. Normas ISO, BSI e ABNT para TI. Melhores práticas de gestão de sistemas de informação e serviços de TI.
Carga Horária: 160


Comunicar erros

COORDENADOR

Lázaro da Silva

lazaro.jpg

Minicurrículo

Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: