Ferramentas Pessoais

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Módulos Graduação Presencial

1º Período

 

ECONOMIA, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE

Oferece aos alunos um conjunto de informações e instrumentos de análise que lhes permitam a compreensão das relações entre economia, tecnologia, desenvolvimento, meio ambiente e competitividade no âmbito dos grandes paradigmas ambientais.
Analisa a sustentabilidade na cultura moderna através da ciência social aplicada, buscando identificar como o conceito é empregado na política, economia e nas relações sociais.
Apresenta conceitos de economia ambiental e ferramentas para inclusão da variável ambiental no processo de formulação e avaliação de políticas, planos, programas e projetos, através de Auditoria Ambiental e da implantação da ISO 14000.
Carga Horária: 120 h/a

 

INOVAÇÃO E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM

O aluno será estimulado na prática da leitura ativa, analítica e crítica de textos. Elementos de coesão, coerência e de nexo no período e no parágrafo. Expressão escrita: planejamento e produção de esquemas, e de resenhas críticas.
No âmbito da Inovação e Empreendedorismo, apresenta os conceitos de Princípios da Administração, Modelos de Organização, Organizações Profissionais, Organizações Sociais, Ética, Legislação Profissional, desenvolvendo ainda competências que possibilitam ao estudante identificar aspectos críticos de sucesso empresarial relacionado ao comportamento corporativo e empreendedor. Permite entender o papel da cultura, valores e criatividade no desenvolvimento da liderança e empreendedorismo. Apresenta técnicas de comunicação oral, de desenvolvimento e gerenciamento de equipes, com foco na mudança e adaptabilidade constante. Desenvolve conceitos, estruturas e modelos para elaboração de um plano de negócios, considerando aspectos do planejamento financeiro e de marketing.
Fornece ainda conceitos relacionados aos métodos e técnicas de estudo, envolvendo o processo de organização e desenvolvimento da pesquisa, modalidades e métodos de pesquisa, técnicas de coleta de dados e diretrizes e normas para apresentação dos trabalhos acadêmicos.
Carga Horária: 120 h/a


MATEMÁTICA APLICADA

Coloca o aluno diante de situações problema envolvendo funções matemáticas e de cunho financeiro, nos quais deverá mobilizar conhecimentos para soluciona-los, estabelecendo estratégias, e desenvolvendo formas de raciocínio e processos como intuição, indução, dedução, analogia e estimativa para validar os resultados. Também proporcionará espaço para a utilização de conceitos e procedimentos estatísticos em situações de aprendizagem que o levem a coletar, organizar, analisar informações, confrontar, interpretar tabelas e gráficos e formular argumentos convincentes, tendo por base a análise de dados organizados em representações matemáticas diversas.
Carga Horária: 80 h/a

 

PROJETOS E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Análise e desenvolvimento do projeto de software através dos métodos e ferramentas mais utilizados pelo mercado, abordando princípios e processos, ciclos de desenvolvimento, análise de requisitos, modelagem e teste de software.
Ênfase na fase de Especificação de Requisitos de Software, sua importância e implicações nos projetos. O que é um processo de desenvolvimento de software, história, evolução, importância e aplicação em empresas de desenvolvimento de software. Modelos de gerenciamento de projetos e metodologias de desenvolvimento de sistemas, seus processos e produtos específicos. Diferentes papéis exigidos em cada metodologia, avaliando os prós e contras de cada uma delas e as ferramentas que podem apoiar essas metodologias e as tarefas ligadas a cada etapa do processo de desenvolvimento de software. Práticas em laboratório na elaboração e montagem da documentação de sistemas.
Carga Horária: 160 h/a

 

2º Período


FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Apresenta bases conceituais e fundamentais da área de Sistemas de Informação. Discute os conceitos, objetivos, funções, tipos, características, aplicações e componentes dos sistemas de informação. Estuda as dimensões tecnológica, organizacional e humana dos sistemas de informação. Os tipos de sistemas de informação para as operações das empresas. Analisa as aplicações na organização: Sistemas Legados, Sistemas de Informações Gerenciais, Sistemas de Apoio à Decisão e Business Intelligence. Papel dos sistemas de informação no processo de gerenciamento da organização. Visão dos sistemas de informação e seus processos nas áreas fundamentais da Organização: Financeira, Comercial, Administrativa e Produção.
Carga Horária: 80 h/a

 

INFRAESTRUTURA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Histórico dos computadores e sua evolução; o estudo do funcionamento de um computador e de seus blocos principais (processador, memória, dispositivos de entrada e saída e barramentos). Conjunto de Instruções, Sistemas de Numeração e Aritmética Computacional.
Definição, Tipos de Sistemas Operacionais, Estruturas de Sistemas, Processos, Espaços de Endereçamento, Arquivos, Entrada e Saída, Processos e threads, Impasses. Práticas da organização, tipos de componentes, instalação e configuração de sistemas operacionais: Linux, Windows.
Carga Horária: 120 h/a


INTRODUÇÃO AO MARKETING DIGITAL

Demonstra ao aluno a importância do conteúdo e ações, possibilidades e estratégias frente às novas mídias. Apresenta conceito e fundamentos do marketing digital, além do estudo da cultura digital, a internet como mídia e o consumidor eletrônico. Também são abordadas questões sobre: Internet como estratégia de Marketing; Internet e Intranet: infraestrutura de comunicação empresarial; Estratégias de Marketing Digital: tecnologias, plataformas, ações táticas e operacionais; As redes sociais na Internet: o início sem fim; Cibercultura; Ferramentas e Canais. Comunicação colaborativa controlada por tecnologias digitais: sites, mídias sociais, redes sociais e blogs; Valores éticos e morais estruturados no processo de cooperação tecnológica em rede.
Carga Horária: 80 h/a


MAPEAMENTO E MODELAGEM DE PROCESSOS

Visão estratégica de negócio com foco na modelagem, documentação e otimização dos Processos de Negócios.
Mapeamento e modelagem de processos de negócio, incluindo ferramentas, notações visuais, frameworks e softwares de mercado. Gestão de processos de negócio visando o entendimento dos processos de negócio e o papel e atuação do profissional da Tecnologia da Informação no atendimento às diversas áreas de uma organização, mas principalmente na implementação de soluções tecnológicas integradas. Gestão da engenharia de requisitos de software com um olhar nos processos de negócio da empresa e suas necessidades.
Carga Horária: 160 h/a


3º Período


FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES

Este módulo visa oferecer uma visão geral da área de redes de computadores e capacitar o aluno a entender os conceitos básicos relacionados ao seu funcionamento. Estuda os principais itens envolvidos na comunicação entre computadores: mensagens, componentes, dispositivos finais, dispositivos intermediários e meio físicos. Apresenta as classificações das redes de acordo com sua dimensão e seu propósito: PAN, LAN, MAN e WAN. Introduz os protocolos como regras que regem as comunicações, estudando os conjuntos de protocolos existentes e os padrões utilizados na indústria. Conduz o estudo utilizando o modelo de referência OSI, comparando-o com a implementação do conjunto de protocolos TCP/IP. Estuda alguns dos principais protocolos utilizados na camada de aplicação, tal como DNS, HTTP, SMTP, POP, FTP, DHCP, Telnet e protocolos P2P; os protocolos de transporte TCP e UDP; o protocolo de endereçamento de rede IPv4 e os conceitos básicos de roteamento; as funcionalidades e questões relacionadas à camada de enlace, tais como o acesso ao meio, o controle de acesso ao meio, as topologias lógica e física, o endereçamento e o enquadramento na camada de enlace; os fundamentos de comunicação de dados na camada física: sinais de comunicação, representação de bits no meio físico, meios físicos de comunicação; os padrões baseados na Ethernet. As práticas são feitas em laboratório através da utilização de simuladores de rede que mostram aos alunos como os computadores trocam informações entre si e como os dados trafegam pela rede.
Carga Horária: 160 h/a

 

GERENCIAMENTO DE SISTEMAS INTEGRADOS

Apresenta o impacto da Tecnologia da Informação na gestão organizacional. Define Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (ERP); Fluxo de Informações; e A Internet e a evolução do ERP. Apresenta as funcionalidades do ERP. Análise de Softwares de Gestão ERP. Visão Geral do ERP para a Gestão Financeira, Comercial, Materiais, Administrativo, Contábil e Custos. Visão integrada de ERP com CRM, SCM e BI. Práticas em laboratório na construção de um Sistema Contábil e a integração com um dos módulos de gestão. Definição de pontos de controle e identificação do valor das informações.
Carga Horária: 120 h/a


MODELAGEM DE SISTEMAS

Modelo de Dados Relacional, Projeto de Banco de Dados, Modelagem Conceitual, Entidade, Atributos e Tipos de Atributo, Relacionamento e Tipos de Relacionamento, Cardinalidade, Generalização e Especialização, Modelo e Diagrama ER, Modelo Lógico, Banco de Dados Relacional, Tabela, Chave e Tipos. Introdução a Modelagem de Sistemas, Modelagem de Sistemas Orientados a Objetos, Unified Modeling Language (UML), Diagramas de Casos de Uso, Diagramas de Atividades e Descrição dos Casos de Uso, Classes e Diagrama de Classes, Diagrama de Sequência, Diagrama de Estado, Diagrama de Pacotes, Diagrama de Componentes e Implantação, Diagrama de Objetos, Diagrama de Comunicação-Colaboração, Outros diagramas: Timing, Interação, Composite Structure. Práticas e exercícios de modelagem UML, elaboração de diagramas de Casos de Uso, Atividades, Sequência, Estados, Pacotes e Implantação.
Carga Horária: 120 h/a

 

MÓDULO DE FORMAÇÃO CIDADÃ I

Aborda as questões fundamentais relativas à inclusão social e ao protagonismo dos movimentos sociais nos termos da formação cidadã e humanista. Estuda os métodos filosóficos e teorias do conhecimento, sendo a Ética um tema filosófico articulado ao pensamento crítico. A temática da Cidadania, por sua vez, contempla as questões pertinentes à práxis transformadora e a cidadania ativa a partir de diferentes campos do saber. O desenvolvimento do módulo respeita as especificidades dos cursos, vinculando as discussões à formação geral por meio de temáticas, dentre as quais estão a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, os direitos humanos, a inclusão e a Libras (Língua Brasileira de Sinais). Tais atividades ocorrem, em função de três eixos de formação cidadã definidos, e de suas respectivas áreas, conforme descritos a seguir:
Eixo Estético-somático relativo ao desenvolvimento da sensibilidade do aluno preocupa-se com a expressão pessoal (oral, corporal, escrita), com a comunicação, integração corporal e relacionamento humano. Eixo de Conhecimento Compreensivo tem o propósito de ampliar a compreensão do aluno, ao tratá-lo como parte da cultura e de um complexo cognitivo, existencial, cultural, sócio-histórico, econômico-político e ético. Eixo de Práticas Interativas objetiva integrar o corpo discente no fazer reflexivo, na execução de projetos teóricopráticos comuns; atenuar as dicotomias entre teoria e prática, bem como entre a universidade e a cidadania ações de extensão universitária.
Carga Horária: 80 h/a


4º Período

 

ADMINISTRAÇÃO E GERENCIAMENTO DE REDES

Capacitar o aluno a administrar e manter em operação aplicações disponibilizadas em rede. Estuda as aplicações tradicionais de rede: e-mail, web, banco de dados. Aborda o conceito de serviços em nuvem. Trata das principais atividades relacionadas a estes serviços, tais como implantação, controle de acesso, acompanhamento da operação, backup e restauração, redundância. Prática de serviços de redes em laboratório através de simuladores de rede. Apresenta funções de gerenciamento, discutindo os aspectos de configuração, falhas, segurança, desempenho e contabilização. Introduz os conceitos de Objeto Gerenciado e de Processos Gerente e Agente. Desenvolve o Gerenciamento em diversos protocolos de rede, incluindo o protocolo internet (SNMP). Apresenta ferramentas de administração de redes e serviços e aplicações para administração de redes. Observa o desempenho da Rede com técnicas de avaliação de desempenho, através do monitoramento de Serviços (revisão de probabilidade e estatística, e comparação de sistemas usando dados de amostra), de Ferramentas de Avaliação de Desempenho (simulação de geração de valores aleatórios) e de Controle de Tráfego de Redes. Introduz a teoria das filas e planejamento de capacidades. As práticas de gerenciamento de redes serão feitas em laboratório com a utilização de simuladores de segurança.
Carga Horária: 120 h/a

 

BANCO DE DADOS

Aspectos Lógicos: Dicionários de Dados, Modelagem de Dados com Abordagem relacional, Obtenção, Estruturação, Armazenamento e Recuperação de Dados através de Linguagem Estruturada, Definição de restrições de integridade, Definição de dados para construção de visão, Notação da álgebra relacional para definição de escopo em operações de busca e atualização, Otimização de consultas, Definição de Índices, Trabalhando com seletividade e estimativas de custo na Otimização de consultas. Aspectos Físicos: Representação física da informação, Armazenamento físico, Linguagem SQL e suas aplicações no modelo físico de banco de dados e na manipulação de dados, Estrutura do Sistema de Arquivos, Indexação e Hashing, Arquiteturas de SGBD (centralizada, Cliente Servidor, Paralelismo, Distribuídos), Controle de Concorrência, Compreensão da segurança em sistemas de banco de dados; Identificação e configuração da autenticação/autorização de aplicações e usuários com perfis diversos de acesso aos sistemas de banco de dados, Recuperação de Falhas. Entendendo a replicação, alocação e fragmentação de dados distribuídos.
Carga Horária: 120 h/a


FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO E LÓGICA

Desenvolvimento de algoritmos, utilização de tipos básicos de dados (booleano, caractere, inteiro e ponto flutuante), operadores (aritmético, atribuição, unário, lógico relacional e condicional), estruturas de seleção e de repetição, classes, métodos, encapsulamento, sobrecarga, herança, polimorfismo e tratamento de exceções. Implementação de aplicações desktop utilizando linguagem de programação orientada a objetos. Técnicas diferenciadas para resolução de problemas e a construção do raciocínio analítico. Resolução de problemas de raciocínio, com argumentações do tipo mentiras e verdades, crescendo para as questões de proposições lógicas. Construção de tabela-verdade.
Carga Horária: 160 h/a

 

GESTÃO DE PROJETOS E EQUIPES

Este módulo apresenta as fases de início, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento de projetos de TI (Tecnologia da Informação). Qualifica o profissional provendo habilidades para a condução e execução do plano estratégico de Gestão de TI através da utilização das boas práticas de Gestão de Projetos alinhadas ao PMI (Project Management Institute) e contempladas no PMBOK (Project Management Body of Knowledge). Forma profissionais gestores da área de TI, com capacidade de liderança de grupos e equipes, através de técnicas e ferramentas gerenciais. Provê ao aluno conhecer e aprimorar a gestão de pessoas e suas principais características de forma estratégica. Contextualiza a relevância estratégica e operacional da área de recursos humanos, no ambiente organizacional e seus impactos na dinâmica de interação com os diversos ambientes internos e externos, bem como, analisa a integração do indivíduo nos processos e tecnologias. Habilita a compreender os processos psicológicos envolvidos no ato de liderar pessoas no contexto organizacional, que implicam em estabelecer vínculos de confiança e apoio nos liderados, no sentido de motivá-los e conduzi-los.
Carga Horária: 120 h/a

 

5º Período

 

ADMINISTRAÇÃO E GOVERNANÇA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Desenvolve o planejamento, implementação e avaliação de estratégias em sistemas de informação, redes e telecomunicações e também o alinhamento estratégico entre Tecnologia da Informação e negócios. Aborda novos modelos organizacionais em TI. Trabalha a prática do desenvolvimento de um PETI (Planejamento Estratégico de TI) visando a construção de um Plano Diretor de Informática com enfoque na infraestrutura de redes. Apresenta os principais conceitos referentes à Governança em TI, analisando a estrutura do CoBiT, suas métricas e controles. Discute o processo de auditorias (Sarbanes-Oxley) e sua contribuição para as conformidades dos processos e apresenta mecanismos de implantação deste framework na prática. Capacita os alunos no entendimento e aplicação dos controles do COBIT visando a gestão eficaz e eficiente da Governança em TI. O aluno irá adquirir a capacidade de reconhecer e aplicar conceitos fundamentais da Governança em TI, tais como eficiência operacional, eficácia estratégica, alinhamento estratégico da TI, modelos de maturidade e objetivos de controle; realizar avaliação de maturidade em todas as áreas de processo da TI com base no COBIT; e gerenciar ou participar de projetos de Governança em TI com base nos controles do COBIT. Estuda as tendências do uso de tecnologias avançadas como diferencial estratégico nas organizações.
Carga Horária: 160 h/a

 

GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (ITIL)

Este módulo apresenta um entendimento acerca da gestão de serviços de TI por meio das melhores práticas presentes no ITIL, a partir da compreensão dos conceitos chaves, princípios, processos e funções que permitem o provisionamento eficiente destes serviços, contextualizadas no ciclo de vida dos serviços. O módulo apresenta as cinco etapas deste ciclo: Estratégia de serviço, Desenho de serviço, Transição de serviço, Operação de serviço e Melhoria contínua do serviço, a partir da análise dos processos, das atividades pertinentes e suas inter-relações, bem como discutir papéis e responsabilidades necessárias para a aplicabilidade deste modelo.
Carga Horária: 160 h/a

 

SEGURANÇA EM SISTEMAS E REDES DE COMPUTADORES

Estuda a segurança da informação com o objetivo proteger as informações. Avalia os pilares: confidencialidade, integridade e disponibilidade. Avalia as ameaças e vulnerabilidades que podem ser exploradas, colocando em risco a continuidade de um sistema organizacional. A implementação da segurança da informação depende de fatores importantes como processos, pessoas e tecnologia, os quais podem ser auxiliados por normas e padrões de mercado, além de seguir leis e regulamentações vigentes. Aborda a elaboração e a implementação de controles de segurança, através de Medidas Organizacionais, Técnicas e Físicas, além da Política de Segurança, a Análise de Risco e Vulnerabilidades, Plano de Continuidade de Negócios e o conhecimento das ferramentas tecnológicas como: Firewall, IDS, IPS, VPN, Proxy, solução de antivírus, criptografia simétrica e assimétrica, ferramentas de análise de vulnerabilidades e processos de auditoria. As práticas de segurança serão feitas com a utilização de simuladores de segurança em laboratório.
Carga Horária: 160 h/a

Comunicar erros

COORDENADOR

Lázaro da Silva

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Minicurrículo

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