Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão da Tecnologia da Informação / Curso de Gestão da TI aposta em parcerias para aulas práticas

Curso de Gestão da TI aposta em parcerias para aulas práticas

31/10/2014 20h55 - última modificação 03/11/2014 19h14

Microsoft, ABB, Cisco e D´Link montam

palestras, workshops e cedem redes

Na busca por formar profissionais não só com informações, mas cheios de referência, a Universidade Metodista de São Paulo estabeleceu parcerias com as melhores e maiores empresas de Tecnologia da Informação para o curso de Gestão da TI. Na última semana de outubro, ninguém menos que a D´Link montou workshop para todos os representantes da marca no Brasil dentro da universidade. A D-Link atua com equipamentos para infraestrutura de redes de segurança predial, monitoramento e cloud computing. Foi o segundo evento do ano promovido na Metodista. O primeiro ocorreu em agosto passado.

“Como se trata de uma graduação tecnológica, com dois anos e meio de duração, o curso é essencialmente voltado à prática profissional, a partir de um embasamento teórico. O objetivo é colocar rapidamente o futuro profissional no mercado”, explica o coordenador, Lázaro Silva Pinto. A parceria com a D´Link envolve inclusive doação de equipamentos top de linha e outros para demonstração.

Outra gigante do ramo, a Microsoft permite licenciar seus sistemas para uso nos estudos, enquanto a Cisco, que tem um software de simulador de rede, possibilita montar uma grande rede virtual no laboratório da universidade. Dentro do curso de Gestão da Tecnologia da Informação da Metodista há, inclusive, um módulo Cisco sobre redes de computadores, ministrado por professores certificados pela marca. “Temos curso da Cisco dentro da nossa grade regular, algo que os alunos só encontram fora e pagando por ele. Ao final, se desejar, o aluno pode obter uma certificação fazendo prova diretamente na empresa”, explica professor Lázaro Silva Pinto sobre a Cisco, norte-americana que atua no desenvolvimento de roteadores e switches e na prestação de serviços de comunicação de dados.

Tecnologia de ponta

Nada mais consistente do que trazer as próprias empresas para falar sobre o mercado. A instituição procurar se aproximar de fabricantes e desenvolvedores de soluções que tenham tecnologia de ponta, produtos diretamente relacionados com a grande curricular e aderência ao que é ensinado em sala de aula. A prática também se dá por meio de três laboratórios -- de eletrônica, de redes e de informática – além de uma dinâmica agenda de exercícios sobre a teoria dada em classe e que pode ser aprofundada em acervo especializado na Biblioteca Central.

O leque das parcerias é bastante aberto, indo desde palestras-aulas com profissionais das empresas até acesso aos produtos e serviços em eventos promovidos pelas marcas. Também os professores são beneficiados com cursos de atualizações. Exemplo recente foi o oferecido pela EMC, empresa que atua no armazenamento e distribuição de dados, além de backups. “Temos também parceiros da área de engenharia computacional. O gestor de TI não é o profissional que fica parado no escritório. Ele vai também, e principalmente, para o chão de fábrica montar soluções, falar também com o pessoal que está na produção”, comenta professor Lázaro.

Festo, IBM, ABB, Oracle, Altus Automação Industrial e Instituto de Engenharia são outras instituições que reforçam a infraestrutura de ensino da Metodista com a finalidade de formar profissionais para lidar com a administração da infraestrutura física e lógica de ambientes informatizados. Saiba mais em http://portal.metodista.br/gestao-da-tecnologia-da-informacao/sobre

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , ,
COORDENADOR

Lázaro da Silva

lazaro.jpg

Minicurrículo

Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

Acesso Restrito

Portal do Aluno / Docente
Portal CAPES
INFORMAÇÕES DO CURSO

Grau: Tecnólogo
Duração: 2,5 anos

Modalidade presencial: Campus Rudge Ramos
Reconhecimento: Portaria Nº 933, de 1º de dezembro de 2015
Mensalidade manhã:
aguarde informações
Mensalidade noite (1º semestre de 2016):
R$ 754,00, para pagamento até o dia 6 de cada mês, por meio do Programa de Descontos. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 837,78.
Horário de aula
: Manhã: das 8h20 às 11h50. Oferecimento do 1º ao 4º período no turno da manhã e do 5º ao 8º período no turno da noite. Noite: horário das 19h30 às 23h.
Avaliação: CC - 3

Modalidade a distância: Nos Polos de Apoio Presencial
Mensalidade (modalidade a distância): Confira aqui
Aula nos polos de apoio presencial: Sábados, das 8h20 às 11h50