Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão Ambiental / Notícias / Formada em Gestão Ambiental pela Metodista usa arte para conscientização em Ribeirão Preto

Formada em Gestão Ambiental pela Metodista usa arte para conscientização em Ribeirão Preto

Kelly Cristina da Silva cria personagens com pneus e outros materiais reciclados

07/08/2017 12h01

Formada em Gestão Ambiental EAD pela Universidade Metodista de São Paulo, Kelly Cristina da Silva, de 43 anos, é referência em educação ambiental em Ribeirão Preto. Kelly não teve uma infância fácil e, ainda criança, recolhia e vendia materiais recicláveis para ajudar com a renda da família. Mas sua história simples e de luta, a inspirou a trabalhar e estudar para alcançar seus objetivos. 

“Coloquei na cabeça que eu poderia ser alguém. Continuei meus estudos, entrei na guarda mirim, fui vendedora de sapatos e roupas, tive minha própria loja e trabalhei durante três anos e meio como agente de endemias e estou há sete anos na Guarda Municipal de Ribeirão Preto”, diz.

Como Guarda Municipal, sonhava em atuar na Patrulha Ambiental da corporação: “Tinha essa vontade, mas não tinha conhecimento algum e isso dificultava minha entrada na equipe. Como eu já simpatizava com a matéria, resolvi fazer Gestão Ambiental na Metodista, pois assim poderia passar a orientar e ensinar a população sobre como ajudar a cuidar do meio ambiente”. 

Durante o curso aprendeu sobre educação ambiental e passou a planejar maneiras de ajudar a comunidade, ensinando o que aprendeu na Universidade. Durante a execução de um projeto precisou pensar em formas criativas para colocar faixas e utilizou pneus. “Pensando em chamar a atenção, pintei os pneus de amarelo e coloquei dois CDs como olhinhos. Isso me despertou a curiosidade em ver o que mais poderia fazer com pneu, já que o descarte é frequente e sua decomposição, muito demorada”, conta.

A partir daí, realizou muitas pesquisas e criou personagens utilizando pneus e outros materiais reciclados. “Testei em um condomínio de desfavelamento onde os moradores não tinham motivação para cuidar do jardim e nem ideia de como deixar o lugar em que eles estavam mais bonito e colorido. Era um lugar com muito mato e lixo espalhado nas portas dos prédios, juntei alguns moradores e o resultado foi lindo isso se estendeu para outros blocos e para outros bairros”.

O “Kelly Eco Design – Arte em Pneus” teve início há três anos e, desde então, mobilizou muitos moradores para o reaproveitamento de materiais. “Foi através do curso de Gestão Ambiental que comecei a ver a necessidade de olhar para o meio ambiente com prioridade. Principalmente em relação ao descarte irregular dos resíduos. O curso abriu muitas portas e oportunidades, mas foi com muita persistência e um sonho que hoje ocupo uma posição privilegiada”, declara.

Kelly foi convidada a ocupar o cargo de assistente do Secretário do Meio Ambiente para administrar um projeto de reciclagem em parceria com a USP em toda a cidade, chamado “Cata Sonho”, que tem como foco principal a coleta seletiva de porta a porta e a inclusão social de catadores e moradores de rua.

“Estarei a frente deste projeto e servirei se exemplo de persistência, superação e realização. Quero que todos os alunos acreditem nos seus sonhos, vistam a camisa e se doem de corpo e alma para cuidar do nosso meio ambiente”, finaliza.

Conheça a página do “Kelly Eco Design – Arte em Pneus” e confira todas as criações com reaproveitamento de materiais.

Kelly Eco Design

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , ,

Receba informações de oferecimento deste curso

WAVERLI NEUBERGER - COORDENADORA
waverli.jpg
Veja o minicurrículo


Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

Acesso Restrito

Portal do Aluno / Docente
Portal CAPES
INFORMAÇÕES DO CURSO

Modalidade: a distância
Grau: Tecnólogo

Duração: 2 anos

Polo de Apoio Presencial: Confira aqui

Mensalidade: Confira aqui

Reconhecimento: Portaria Nº 409, de 23 de julho de 2014

Aula nos polos de apoio presencial:  Quintas-feiras, das 19h20 às 22h50

Avaliação do curso por polo