Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão Ambiental / Módulos

Módulos

1º Período

Módulo: Abastecimento e Esgotamento Sanitário
Ementa: Discute e apresenta a disponibilidade hídrica e as características dos ambientes aquáticos dentro de seus aspectos físicos, químicos e biológicos, inclusive microbiológicos, assim como geração e composição dos resíduos líquidos. Estuda os principais parâmetros de análise utilizados na caracterização da qualidade da água e efluentes. Fornece subsídios para a compreensão do funcionamento de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, tanto doméstico como industrial, abordando aspectos relacionados à: regulamentação, sistemas de disposição, recuperação da água e do esgoto para reutilização e reuso.
Carga horária: 120h

Módulo: Manejo de Águas Superficiais e Drenagem Urbana
Ementa: Apresenta e discute aspectos relacionados ao manejo sustentável de águas pluviais e de drenagem urbana, com base nas diretrizes estabelecidas pela Lei Nacional de Saneamento Básico (LNSB), em especial o controle e a prevenção de eventos críticos, a garantia de manutenção das funções ecológicas dos recursos hídricos, o aproveitamento e o reuso das águas pluviais. Capacita os alunos a conhecer o conjunto de ações, infra-estruturas e instalações operacionais de drenagem urbana de águas pluviais, de transporte, detenção ou retenção para o amortecimento de vazões de cheias, tratamento, reuso e disposição final das águas pluviais drenadas nas áreas urbanas, e os impactos gerados pelo manejo e a disposição final inadequados dos resíduos, sobre a saúde pública e o ambiente.
Carga horária: 80h

Módulo: Resíduos Sólidos
Ementa: Apresenta e discute aspectos relacionados à gestão sustentável de resíduos sólidos, com base nas diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), em especial a busca pelo atendimento de seus objetivos de não geração, redução da geração de resíduos, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final ambientalmente adequada. Capacita os alunos a conhecer os aspectos principais da gestão, como identificação da origem e tipos de resíduos, manejo ambientalmente adequado, coleta, transporte, triagem, segregação e técnicas de tratamento e destinação final. Identifica e caracteriza os impactos gerados pelo manejo e a disposição final inadequados dos resíduos, sobre a saúde pública e o ambiente.
Carga horária: 120h

Módulo: Saúde Ambiental
Ementa: Discute conceitos básicos e ferramentas para observação e estudo do quadro sanitário brasileiro, buscando classificar e entender saúde, doença e qualidade de vida. Busca identificar a relação entre saneamento e saúde, discutir contextos epidemiológicos, de poluição ambiental e saúde, bem como propiciar o conhecimento sobre mecanismos de prevenção de doenças dentro do contexto de Saúde Pública, relacionados aos efeitos da ação antrópica, modificações ambientais, o aparecimento de doenças e o controle através da educação sanitária.
Carga horária: 80h

 

2º Período

Módulo: Comunicação e Marketing Ambiental
Ementa: Apresenta a comunicação e o marketing que objetivam a sustentabilidade e como o processo de comunicação e o marketing ambiental agregam estratégias, ferramentas, abordagens, fatores e perspectivas dentro do espaço público midiático e como os sujeitos e atores sociais negociam interesses, desejos e necessidades enquanto consumidores. É também abordada a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental na gestão ambiental, relacionando estas com produtos, marcas, serviços, consumidores, mercados e comunicação.
Carga horária: 100h

Módulo: Modelos de Gestão
Ementa: Apresenta e discute o processo de gestão ambiental em organizações, abordando os principais modelos de gestão praticados como TQEM (Administração da Qualidade Ambiental Total), P+L (Produção mais Limpa), Ecoeficiência, Ecodesign e Ecologia Industrial, tendo como contexto normas e certificações ambientais.
Carga horária: 100h

Módulo: Prevenção e Recuperação de Áreas
Ementa: Apresenta e discute os elementos necessários ao planejamento, implementação e gerenciamento de atividades que, potencial ou efetivamente, gerem degradação ambiental. Propicia o conhecimento dos fatores causadores de degradação ambiental, seus efeitos e características. Apresenta e aplica etapas, processos e técnicas de recuperação ambiental de áreas degradadas e remediação de áreas contaminadas.
Carga horária: 100h

Módulo: Sistemas de Gestão Integrada
Ementa: Apresenta de forma integrada as ferramentas e normas para gestão ambiental e gestão da qualidade nas empresas, levando em consideração aspectos de saúde e segurança ocupacional e visando atuação socioambiental responsável e proposição de políticas.
Carga horária: 100h

 

3º Período

Módulo: Educação Socioambiental
Ementa: O módulo deverá fornecer o ferramental necessário para elaboração de projetos de Educação Ambiental, tendo como público todos os setores da sociedade. A partir de sistemas complexos e de uma compreensão dos modelos mentais que regem os setores citados, serão discutidos o papel da educação como instrumento de sensibilização, e na conscientização e mudança de comportamento.
Carga horária: 100h

Módulo: Gestão da Biodiversidade
Ementa: Apresenta conceitos de ecologia que embasam o ferramental necessário para conservação da natureza e gestão da biodiversidade, tendo como base as relações existentes entre homem, suas ações e o ambiente natural. Discute os efeitos das ações antrópicas sobre a conservação dos ambientes naturais e sua regeneração, analisando a biodiversidade, a extinção de espécies, a reintegração de espécies ameaçadas e fornecendo subsídios para o desenvolvimento sustentável.
Carga horária: 120h

Módulo: Inovações Tecnológicas em Sustentabilidade
Ementa: Oferecer aos alunos um conjunto de informações e instrumentos de análise que lhes permitam a compreensão das relações entre tecnologia/desenvolvimento/economia, meio ambiente e sociedade. Apresentar ferramentas para inclusão da variável ambiental no processo de formulação e avaliação de políticas, planos, programas e projetos. Discutir formas de incentivos à utilização de tecnologias alternativas nos processos produtivos através de políticas públicas sustentáveis, levando em consideração aspectos como mudanças climáticas, consumo consciente, pagamento por serviços ambientais, Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e indicadores de sustentabilidade.
Carga horária: 120h

Módulo: Formação Cidadã I
Ementa: Aborda as questões fundamentais relativas à inclusão social e ao protagonismo dos movimentos sociais nos termos da formação cidadã e humanista. Estuda os métodos filosóficos e teorias do conhecimento, sendo a “Ética” um tema filosófico articulado ao pensamento crítico. A temática da “Cidadania”, por sua vez, contempla as questões pertinentes à práxis transformadora e a cidadania ativa a partir de diferentes campos do saber. O desenvolvimento do módulo respeita as especificidades dos cursos, vinculando as discussões à formação geral por meio das temáticas optativas, dentre as quais estão a educação das relações étnicorraciais, os direitos humanos, a inclusão e a Libras. Tais atividades ocorrem, em função de três eixos de formação cidadã definidos, e de suas respectivas áreas, conforme descritos a seguir:
Eixo Estético-somático – relativo ao desenvolvimento da sensibilidade do aluno – preocupa-se com a expressão pessoal (oral, corporal, escrita), com a comunicação, integração corporal e relacionamento humano.
Eixo de Conhecimento Compreensivo – tem o propósito de ampliar a compreensão do aluno, ao tratá-lo como parte da cultura e de um complexo cognitivo, existencial, cultural, sócio-histórico, econômico-político e ético.
Eixo de Práticas Interativas – objetiva integrar o corpo discente no fazer reflexivo, na execução de projetos teórico-práticos comuns; atenuar as dicotomias entre teoria e prática, bem como entre a universidade e a cidadania – ações de extensão universitária.
Carga horária: 60h


4º Período

Módulo: Avaliação de Impacto Ambiental
Ementa: Apresenta as metodologias para avaliar as modificações geradas no meio ambiente decorrentes de ações antrópicas, principalmente planos de manejo e projetos empresariais, ressaltando medidas preventivas destinadas a mecanismos e ações mitigadoras de impactos ambientais. Aborda aspectos teóricos e práticos da análise de riscos naturais e induzidos, apresentando análise de decisão para o tratamento de problemas complexos em ambientes de incerteza e compreendendo os aspectos de tomada de decisão em função da relação entre o impacto identificado e o risco associado, juntamente com seu gerenciamento.
Carga horária: 100h

Módulo: Gestão de Bacias Hidrográficas
Ementa: Discute os aspectos conceituais de gestão de recursos hídricos, apresentando modelos de avaliação e gestão (MAGs) e os instrumentos necessários para tal. Introduz os aspectos técnicos relacionados ao planejamento e manejo integrados dos recursos hídricos, incluindo ferramentas como sistema de informações geográficas. Apresenta a Política Nacional de Recursos Hídricos e as diretrizes para o gerenciamento de bacias hidrográficas, discutindo o uso racional das águas, o controle e a produção, conservação das águas e do solo e a relação com as áreas florestadas e cobrança por serviços ecossistêmicos.
Carga Horária: 100h

Módulo: Licenciamento
Ementa: Apresenta a legislação relacionada ao Licenciamento Ambiental e os órgãos licenciadores, levando em conta os diversos estudos inerentes à obtenção das licenças, entraves político-econômicos e o processo de construção dos relatório envolvidos. Também aborda a importância dos relatórios como ferramentas de gestão ambiental pública e empresarial.
Carga horária: 80h

Módulo: Planejamento Urbano Ambiental
Ementa: Apresenta e discute aspectos relacionados à formação das cidades e do processo de produção do espaço urbano, propondo o reconhecimento de estratégias de intervenção na escala intra-urbana. Introduz e promove a análise do alcance dos instrumentos de planejamento urbano, em especial os definidos pelo Estatuto da Cidade. Capacita os alunos a conhecer o conjunto de instrumentos de gestão urbana, do ordenamento do território, do processo de produção, apropriação e de degradação dos espaços urbanos, das demandas por moradia e por infraestrutura de saneamento, mobilidade, energia.
Carga horária: 120h

Comunicar erros

Receba informações de oferecimento deste curso

WAVERLI NEUBERGER - COORDENADORA
waverli.jpg
Veja o minicurrículo


Receba informações de oferecimento sobre esse curso: