Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gastronomia / Notícias / Metodista passa à 2ª fase do GoWhere Gastronomia de 2015

Metodista passa à 2ª fase do GoWhere Gastronomia de 2015

30/04/2015 22h00 - última modificação 05/05/2015 19h54

Sérgio Arno (Foto Divulgação)

A Universidade Metodista de São Paulo participou dia 5 de maio de mais uma eliminatória do Concurso de Jovens Talentos da revista GoWhere Gastronomia. O prestigiado chef Sérgio Arno acompanhou o certame na cozinha-escola do campus Planalto, em São Bernardo, na segunda de três etapas do concurso, que tem alunos de Gastronomia de oito faculdades concorrendo a uma viagem para a Itália, com estágio na escola Alma – La Scuola Internazionale di Cucina Italiana, em Parma.

Na segunda fase há escolha de um aluno de cada instituição. Em 9 de junho, os finalistas das oito faculdades concorrerão entre si. Estão participando, além da Metodista de São Paulo, a Anhembi-Morumbi, FMU, Mackenzie, Unip, Senac, Estácio e Hotec.

Por sorteio, coube este ano à Metodista desenvolver pratos em torno de carnes. A universidade participou com quatro equipes, lideradas por Wellinton Martins dos Anjos (quinoa cremosa com alho, picadinho brasileiro e chips de jiló), Eder de Oliveira Gitte (fraldinha grelhada com vinho tinto, frutas vermelhas, purê de cará com perfume de alho e brócolis na manteiga), Gabriel Henrique dos Santos (ratatoulle modificado com salada de arroz vermelho e palmito) e Alef dos Santos Ribeiro (alcatra com castanhas acompanhado de molho bechamel e verduras flambadas).

A primeira fase, realizada em abril,  consistiu na criação das receitas pelos alunos concorrentes das oito escolas e que foram enviadas à revista, que por sua vez triou as melhores. Na segunda fase, após os alunos desenvolverem a receita na prática, houve apreciação dos pratos por um júri de especialistas. Além do chef Sérgio Arno, do restaurante La Quottidiana, estiveram na Metodista Franco Bruzzone, Fábio Lazzarini e Andressa D' Amato.

Esta é a 3ª edição do Jovens Talentos da GoWhere Gastronomia. Os vencedores receberão os prêmios na festa de 11 anos da revista, em agosto, que também irá homenagear em parceria com a rádio Jovem Pan os Melhores da Gastronomia em 2015.

Além de estágio em Parma na Itália ao 1º colocado, os prêmios englobam três dias no Hotel Comandatuba (BA) com acompanhante, incluindo aéreo e hospedagem (2º colocado), e fim de semana no Casagrande Hotel, no Guarujá, com acompanhante (3º colocado). Os 4º, 5º e 6º colocados ganharão estágio de 30 dias na cozinha de Sérgio Arno.

Trabalho prático                 

Na eliminatória prática, realizada na cozinha de cada faculdade, os participantes selecionados tiveram que reproduzir a receita com rendimento para quatro porções: três para degustação da banca de jurados e uma para a foto na revista. O tempo de preparo é de 60 minutos.

A terceira e última etapa do concurso será disputada pelos oito finalistas de cada escola em local a ser designado. Na final, o tema a ser definido será o mesmo para todos. 

Os critérios de avaliação serão divididos em três partes: execução, degustação e apresentação, todas sob o prisma da criatividade, arrojo e superação das expectativas, segundo a GoWhere Por categorias, o sorteio ficou assim estabelecido: Mackenzie – risoto, Hotec – frutos do mar, FMU – entrada, Estácio - ave, Metodista – carne, Senac – peixe, Anhembi/Morumbi – massa, Unip - oriental.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , ,

MARCELO BERGAMO - COORDENADOR
marcelo.jpg
Veja o minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: