Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gastronomia / Notícias / Gastronomia participa da final da GoWhrere com prato de Dia dos Namorados

Gastronomia participa da final da GoWhrere com prato de Dia dos Namorados

08/06/2015 21h14

Mais uma etapa foi ultrapassada pela Universidade Metodista de São Paulo na edição 2015 do Concurso de Jovens Talentos da GoWhere Gastronomia. Dia 8 último, o aluno Wellinton Martins dos Anjos participou da finalíssima que teve como temática um prato de Dia dos Namorados. Agora é só torcida: o vencedor sairá em meados de agosto, na festa de aniversário da revista, quando o primeiro colocado entre oito finalistas ganhará um estágio na Scuola Internazionale di Cucina Italiana, em Parma, Itália.

Os novos talentos da gastronomia brasileira estão saindo de oito faculdades avaliadas por oito bancas de chefs. Os pratos giram em torno de oito temas. Além da Metodista, que no primeiro sorteio ficou com o tema carne, estão participando Mackenzie – risoto, Hotec – frutos do mar, FMU – entrada, Estácio - ave, Senac – peixe, Anhembi/Morumbi – massa e Unip - oriental. Nesta última etapa o tema foi comum a todos: Dia dos Namorados.

Wellinton Martins, assessorado por Rosângela Costa (foto), preparou para a entrada um duo de folhados (um recheado de palmito e outro com fundo de alcachofra sobre redução de suco de uva). No prato principal a presença de bacalhau confitato (cozido lentamente) em azeite de urucum sobre purê de batata doce, servido com ora pro nobis (folhas brasileiras) crocante e coulis (molho) de pimenta biquinho. Os ingredientes são dos fornecedores Super Bom e Gomes das Costa.

Três eliminatórias     

Foram três eliminatórias. Na primeira fase, realizada em abril, houve sorteio dos pratos e criação de receitas conforme o tema. As receitas foram enviadas à revista, que por sua vez elegeu as melhores. Na segunda fase os alunos desenvolvem o prato na prática, seguida de apreciação por um júri composto de especialistas. A segunda etapa foi realizada na cozinha-escola de cada concorrente. No caso da Metodista, ocorreu em 5 de maio e venceu Wellinton Martins dos Anjos, com a receita de quinoa cremosa com alho, picadinho brasileiro e chips de jiló. Na banca estiveram os chefs Franco Bruzzone, Andressa D’Amato e Sergio Arno, do La Quottidiana, recepcionados pelo coordenador do curso de Gastronomia, professor Marcelo Bergamo.

Além de estágio em Parma, Itália, ao 1º colocado, os prêmios contemplam três dias no Hotel Comandatuba (BA) com acompanhante, incluindo aéreo e hospedagem (2º colocado), e fim de semana no Casagrande Hotel, no Guarujá, com acompanhante (3º colocado). Os 4º, 5º e 6º colocados ganharão estágio de 30 dias na cozinha do restaurante La Quottidiana.

Os critérios de avaliação são divididos em três partes: execução, degustação e apresentação, todas sob o prisma da criatividade, arrojo e superação das expectativas, segundo a revista GoWhere, que completa 11 anos em agosto e também irá homenagear em parceria com a rádio Jovem Pan os Melhores da Gastronomia em 2015.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,

MARCELO BERGAMO - COORDENADOR
marcelo.jpg
Veja o minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: