Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gastronomia / Notícias / Definido o representante da Metodista no 1º Concurso Go’Where Gastronomia de Jovens Talentos

Definido o representante da Metodista no 1º Concurso Go’Where Gastronomia de Jovens Talentos

06/06/2012

06/06/2012 21h05 - última modificação 06/06/2012 21h06

Fabíola dos Santos Miranda, do 1º semestre, que representará a Metodista na final do concurso. Foto: Mônica Rodrigues

Você é chef de uma hamburgueria em São Paulo e receberá o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e sua equipe após diversos compromissos oficiais. Qual hambúrguer você serviria? Este foi o desafio proposto aos dez alunos do curso de Gastronomia pré-selecionados que participaram ontem, 5 de junho, da eliminatória do 1º Concurso Go’Where Gastronomia de Jovens Talentos.

Para definir quem representará a Metodista na final do concurso, os estudantes tiveram uma hora e meia para preparar os pratos de acordo com a ficha técnica enviada na inscrição. A banca avaliadora foi composta por três chefs especialistas em hambúrgueres: Luiz Cintra, da hamburgueria St. Louis e idealizador da prova; Paulo Yoller, da lanchonete Best Burger; e Júlio Raw, da Z Deli Sanduíches.

A receita escolhida foi a da aluna Fabíola dos Santos Miranda, do 1º semestre, que preparou um hambúrguer à base de tempero baiano, creme de manga com pimentão verde e serviu com salada de rúcula. “Pensei que o Obama é uma pessoa simples e, por isso, não poderia fazer algo com ingredientes ‘pesados’. A opção foi utilizar frutas e elementos bem brasileiros”, explicou.

“Gostei do desafio porque nivelou todos os alunos, independente do semestre, e também aprendi bastante com a experiência porque tive que pesquisar o que se harmonizaria”, comentou Fabíola.

Ao se inscrever no concurso, ela disse que “viria para ganhar”. Em relação à expectativa para a final, a aluna demonstrou a mesma confiança: “só estou esperando dizerem qual será o prato porque o meu já está pronto”, afirmou.

 

O concurso

O coordenador do curso de Gastronomia, professor Marcelo Bergamo, contou que no início os alunos estranharam o tema. “Embora pareça fácil, não é tão simples assim. Envolve, entre outros detalhes, o corte da carne, a porcentagem de gordura e o tempo na grelha”.

Para ele, a participação dos alunos nesse tipo de prova proporciona um grande aprendizado. “É desafiador, porque foge do esquema de aula, com fichas e o professor ao lado para ajudar. Aqui eles criam e têm somente o ajudante para auxiliar no preparo.”

Luiz Cintra considerou este desafio mais difícil do que fazer uma receita com peixe, por exemplo. “O hambúrguer, por ser muito óbvio é mais difícil, porque eles tiveram que melhorar algo que já é bom”.

Segundo ele, os estudantes entenderam bem a proposta, o que resultou em fichas técnicas e receitas bem elaboradas.

De acordo com o chef, “a participação deles no concurso é um estímulo para o aprendizado, pois eles tiveram que montar o produto para alguém que não é da família. Era também uma forma de adquirirem confiança, pois há a dúvida do acerto, e uma oportunidade para aprenderem a lidar com o timing e a apresentação”.

O vencedor do 1º Concurso Go’Where Gastronomia de Jovens Talentos será conhecido no dia 22 de junho, durante a premiação Melhores do Ano 2012, na festa de aniversário da revista Go’Where Gastronomia. O primeiro colocado receberá uma viagem, com acompanhante, para Lima, no Peru, e um estágio de quatro dias nos restaurantes La Mar e Astrid y Gastón, ambos do premiado chef peruano, Gastón Acurio.

Além da Metodista, concorrem representantes da Universidade Anhembi Morumbi, Estácio, FMU, Hotec – Faculdade de Tecnologia em Hotelaria, Gastronomia e Turismo de São Paulo, Centro Universitário São Camilo, Senac e Unip, todas escolhidas pela revista Go’Where.


Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , ,

MARCELO BERGAMO - COORDENADOR
marcelo.jpg
Veja o minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: