Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gastronomia / Notícias / Alunos de Gastronomia disputam concurso com viagem à região vinícola de Portugal

Alunos de Gastronomia disputam concurso com viagem à região vinícola de Portugal

Vencedor deve ser conhecido em março ou abril. Proposta era harmonizar pratos com vinhos da região do Tejo

19/12/2016 17h45 - última modificação 19/12/2016 20h03

Alunos prepararam pratos salgados combinando com vinhos da região do Tejo (Fotos Divulgação)

Alunos do último módulo do curso de Gastronomia da Universidade de São Paulo disputam concurso de enogastronomia que dará ao 1º colocado passagens aéreas de ida e volta para Lisboa, além de estadia em Portugal por sete dias. A iniciativa é do Wine Senses, centro de formação vínica localizado em São Paulo, e da Comissão Vitivinícola do Tejo (CVR Tejo), de Portugal. A disputa consistiu em criar pratos salgados de qualquer nacionalidade que se harmonizassem com vinhos da região do Tejo. Os vencedores devem ser conhecidos em março ou abril de 2017, quando evento no Consulado de Portugal reunirá produtores de vinhos do Tejo.

O ‘1º Concurso de Enogastronomia e Harmonizações com Vinhos do Tejo’ dedicado aos concluintes do 4º semestre de Gastronomia da Metodista foi realizado no início de novembro, após visita de José Carlos Santanita, à frente da Wine Senses e representante dos vinhos do Tejo no Brasil, que conduziu aula master com apresentação de vinhos. “Esta aproximação dos produtores com futuros chefs e vice-versa é valiosa para todos”, resume Santanita, sobre a troca de conhecimentos.

O coordenador do curso de Gastronomia, professor Marcelo Bergamo, destaca que concursos são bem vindos na academia, pois estimulam a criatividade dos alunos e fazem com que procurem informações além da sala de aula. “A visita de José Santanita à nossa instituição de ensino possibilitou aos estudantes entrarem em contato com produtos de uma região não contemplada nas aulas regulares de enologia. Além disso, as premiações oferecidas pela Wine Senses e Comissão Vitivinícola do Tejo contribuirão enormemente para a vida profissional de nossos futuros chefs", assinalou.

Os pratos em disputa variaram de massa e grãos até peixes e carne vermelha, feitos conforme  a gastronomia de preferência dos 13 alunos participantes, como brasileira, italiana, portuguesa, francesa, espanhola, árabe, asiática ou das Américas. Além de viagem e estadia em Portugal por sete dias, o 1º colocado ganhará alimentação e ajuda de custo de R$ 1.000. O segundo e o terceiro colocados serão contemplados com ‘Curso de Harmonização Nivel (I) na Wine Senses Brasil, com duração de 14 horas.

Tejo, tradição e tecnologia

A Comissão Vitivinícola da Região do Tejo (CVR Tejo) é entidade responsável pela promoção e certificação dos vinhos dessa localidade portuguesa, composta por 17 mil hectares, que produzem anualmente cerca de 630 mil hectolitros. Os três maiores mercados da região foram, em 2013, Angola, Suécia, China. Já EUA, Polônia e Brasil revelaram-se, nesse ano, os melhores mercados para a região.

Ainda pouco explorada, a região do Tejo – que corresponde a 10% do território de Portugal - corresponde à única comunidade vitivinícola no entorno do maior rio português, o Tejo, que percorre o país desde seu interior até Lisboa e que oferece condições climáticas consideradas ótimas (clima sub-mediterrâneo) para cultivo de uvas nacionais ou estrangeiras. A região é conhecida pelo blends de castas nacionais portuguesas como Touriga Nacional, Trincadeira, Fernão Pires e Arinto, além de variedades internacionais como Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc e Chardonnay, que produzem excelentes brancos, tintos e rosados.

Veja imagens do concurso.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , ,

MARCELO BERGAMO - COORDENADOR
marcelo.jpg
Veja o minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: