Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gastronomia / Notícias / Alunos da Metodista se destacam em programa de competição gastronômica

Alunos da Metodista se destacam em programa de competição gastronômica

Estudantes chegaram à etapa final do concurso Chef Gosto, entre 80 candidatos

08/09/2016 14h05 - última modificação 08/09/2016 14h59

Alunos da Metodista se destacam em programa de competição gastronômica (Foto: Marcella Baldassari Cocconi)

Dois alunos do curso de Tecnologia em Gastronomia da Universidade Metodista de São Paulo ficaram bem posicionados no reality show gastronômico on-line Chef Gosto, promovido pela Revista GOSTO. Bruno Amat Lacerda ficou em 2° lugar na categoria “Carnes” e Lenice Santos do Anjos ficou entre os dez melhores da categoria “Doces”, os alunos concorreram entre 80 cozinheiros que enviaram suas receitas para participação.

A competição contou com três fases: na primeira os participantes tiveram que criar um prato de Carne ou Doce e passar pela seleção das 80 melhores receitas, totalizando 40 de cada categoria. Na segunda etapa tiveram as receitas executadas por alunos de gastronomia do Senac, e avaliadas pelo júri, restando apenas dez para a final; e na final, os concorrentes executaram suas receitas, além de um prato surpresa, em frente ao júri.

O chef francês Laurent Suaudeau, um dos mais importantes chefs do Brasil, fez parte do grupo que analisou os pratos. Ele é um dos responsáveis por impulsionar a gastronomia brasileira com o uso de técnicas francesas e é dono do Espaço Cultural Laurent e da Escola da Arte Culinária Laurent, onde o estudante da Metodista foi premiado com um Estágio/Curso.

“Foi uma experiência incrível, de muita felicidade. O concurso teve três etapas e cada uma era uma emoção. No primeiro semestre do curso foi proposta a leitura do livro do grande chef Laurent Suaudeau, essa foi a primeira vez que li um livro com gosto e não conseguia parar de ler, sentindo uma emoção a cada palavra do grande chef, me identificando e imaginando cada passagem dele com suas experiências de vida”, conta o estudante de 33 anos que está cursando o 4° semestre de Gastronomia.

Além de Suaudeau, os chefs Silvia Percussi, Francisco Pinheiro e Massino Ferrari também participaram do júri. “Quando vi o vídeo dos jurados experimentando, avaliando e elogiando meu prato foi incrível. Ainda mais sendo uma receita feita por mim especialmente para esse concurso, foi um momento único na minha vida. Pensar que um grande chef, respeitado no Brasil e no mundo, estaria ali experimentando meu prato foi sensacional”, relata.

“O concurso me deu ânimo e vontade de crescer e seguir nessa carreira maravilhosa que é preparar uma refeição, para a pessoa se sentir agraciada com um prato que transmita amor, felicidade, acolhimento, lembranças... O curso me forneceu muitas informações, muita base, muito conteúdo e foi com essas informações que recebi, que tive a coragem e a inteligência que usei para formar a receita”, finaliza Lacerda.

O prato que concedeu a ele sua excelente colocação foi um Roast beef ao molho de uvas frescas com mix de salteados. Os alunos ficaram sabendo a respeito do concurso graças ao coordenador do curso, Marcelo Bergamo, que postou a notícia no grupo do Facebook. Ele considera essa uma excelente oportunidade para a formação dos alunos.

“É importante destacar o contato com os chefs jurados, quase sempre chefs de altíssima competência, e receber o feedback desses chefs-formadores é um privilégio para nossos alunos. Em muitas provas de concursos há o elemento surpresa e muitas vezes os alunos são colocados frente a frente com algum desafio, por exemplo, recriar uma receita clássica ou desenvolver um prato com alguns poucos ingredientes pré-determinados pela comissão julgadora”, comenta Bergamo.

A estudante do 4° semestre de Gastronomia, Lenice Santos dos Anjos, de 18 anos, também conquistou uma ótima colocação com sua torta de caju com pedaços de castanha, pois foi uma das dez melhores entre os 40 participantes que submeteram suas receitas de doces, chegando à etapa final. 

IMG_4307.jpg
Foto: Marcella Baldassari Cocconi

“Apesar da pouca idade, tenho confiança em meu talento e cada tentativa é um tijolo que coloco a mais em minha parede que estou erguendo. Independentemente do resultado, é importante saber que tentei e quase cheguei no prêmio, e quem sabe na próxima?”, relata Lenice com entusiasmo.

A aluna conta que os conhecimentos do curso da Metodista fizeram parte de cada etapa: “desde o plano de ataque para você saber por onde começar, qual etapa tem mais prioridade, até a finalização dos pratos. Nós estudantes da Metodista, aprendemos técnicas que são de extrema importância dentro de uma cozinha, ainda mais quando se está na final de um concurso onde você está sozinha e busca aplicar os conhecimentos aprendidos”.

“Na cozinha, um item de extrema importância é a criatividade - na escolha dos ingredientes, na forma de preparo, na combinação, montagem do prato etc. Nos concursos, o aluno está fora de nossa cozinha e longe da supervisão dos professores. É nesse momento que pode colocar em prática a criatividade trabalhada dentro da sala. É a criatividade que fará o aluno contornar "problemas" sem a chance de pedir mais ingrediente ou mais tempo, afinal é um concurso, é a vida real. E é para isso que treinamos os alunos”, explica o coordenador.

Você pode assistir a todas as etapas do concurso no canal do Chef Gosto no Youtube. E recriar a receita do Bruno, clicando aqui, e da Lenice, clicando aqui.

Chef Gosto 2016

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,

MARCELO BERGAMO - COORDENADOR
marcelo.jpg
Veja o minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: