Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gastronomia / Notícias / Aluna ganha viagem a Portugal com prato de ‘ceviche e uvas verdes’

Aluna ganha viagem a Portugal com prato de ‘ceviche e uvas verdes’

Concurso envolveu formandos de 2016 e foi promovido pela Comissão Vitivinícola do Tejo, Wine Senses e Metodista

06/04/2017 16h35 - última modificação 06/04/2017 18h31

Final contemplou três primeiros colocados (Foto Divulgação)

Prato à base de peixe cru marinado (ceviche com uvas verdes), criado por Natalia Graci da Silva, foi o vencedor do 1º Concurso de Enogastronomia e Harmonizações com Vinhos do Tejo promovido pela Wine Senses Brasil, Comissão Vitivinícola do Tejo (CVR Tejo) e Universidade Metodista de São Paulo. A disputa consistiu em criar pratos salgados que harmonizassem com vinhos da região do Tejo. Natalia ganhou viagem educativa de uma semana a Portugal com passagem, estadia, alimentação e ajuda de custo de R$ 1.000.

A final também premiou os alunos Daniel Novais dos Santos em 2º lugar, com o prato ‘ragu de carne seca em ninho de aipim’, além de Bruno Amat Lacerda como 3º colocado, com ‘frutos do mar à Fiúza’. Ambos foram contemplados com um curso de Harmonização na Wine Senses Brasil, com duração de 14 horas.

O concurso envolveu os 65 concluintes do 4º semestre do curso de Gastronomia da Metodista após visita, em novembro de 2016, de José Carlos Santanita, da Wine Senses e representante dos vinhos do Tejo no Brasil, que falou aos estudantes sobre harmonização e fez apresentação de vinhos. Foram duas etapas. Na primeira, foram escolhidas 12 receitas apresentadas por todos os formandos na forma de fichas técnicas. Na segunda fase houve a prova prática dessas 12 melhores harmonizações, que ocorreu na noite de 29 de março último no Consulado de Portugal.

Rio Tejo

A Comissão Vitivinícola da Região do Tejo (CVR Tejo) é entidade responsável pela promoção e certificação dos vinhos dessa localidade portuguesa, composta por 17 mil hectares, que produzem anualmente cerca de 630 mil hectolitros. Os três maiores mercados da região foram, em 2013, Angola, Suécia, China. Já EUA, Polônia e Brasil revelaram-se, nesse ano, os melhores mercados para a região. A região do Tejo corresponde a 10% do território de Portugal e representa a única comunidade vitivinícola no entorno do maior rio português, o Tejo, que percorre o país desde seu interior até Lisboa e que oferece condições climáticas consideradas para cultivo de uvas.

Leia mais sobre o evento.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,

MARCELO BERGAMO - COORDENADOR
marcelo.jpg
Veja o minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: