Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gastronomia / Módulos

Módulos

O curso de Tecnologia em Gastronomia da Metodista, levando em conta as novas realidades tecnológicas, encontrou soluções criativas e inovadoras para responder às ansiedades do mercado e propiciar ao aluno um contato maior com a realidade do setor de Alimentos e Bebidos. Desta forma, permite que os estudantes acompanhem os avanços tecnológicos que garantem uma melhora na qualidade de vida da população.

E para que isso seja possível, o curso oferece uma nova matriz curricular, que incentiva o desenvolvimento das habilidades e competências dos futuros gastrônomos. A adoção de módulos em vez de disciplinas favorece a melhor integração entre os conteúdos e leva ao desenvolvimento de habilidades relevantes e importantes para a formação de um profissional crítico e integrado ao ambiente de trabalho.

Em síntese, o novo Projeto Pedagógico proposto inova ao pretender preparar melhor o aluno de Gastronomia para o mercado de trabalho, principalmente por incentivar a sua capacidade empreendedora e permitir o desenvolvimento de suas competências profissionais tecnológicas gerais e específicas, sempre avaliando os impactos econômicos, sociais e culturais resultantes da incorporação dessas novas tecnologias, ideias e conceitos. Nesse aspecto, essa nova matriz curricular permite que nossos alunos ingressem no mercado de trabalho antes mesmo de terminarem o curso.

 

1º semestre

BASES DA GASTRONOMIA
Carga Horária: 120
Ementa: propicia o conhecimento da estrutura e funcionamento de uma cozinha profissional. Aborda as técnicas culinárias básicas utilizadas em gastronomia.

GASTRONOMIA: ÉTICA E CULTURA
Carga Horária: 120
Ementa: propicia o conhecimento da História da Alimentação e a reflexão sobre a ética e a filosofia enquanto princípios reguladores do desenvolvimento histórico e cultural da humanidade.

LINGUAGEM GASTRONÔMICA
Carga Horária: 80
Ementa: desenvolve as técnicas de leitura instrumental para o estudo e interpretação de textos da língua inglesa e da língua francesa relacionados à área da Gastronomia. Estuda as estruturas dos dois idiomas. Enfoca com maior profundidade os termos do mundo gastronômico. O curso será instrumentalizado na análise de textos técnicos e do estudo dos glossários (terminologias e nomenclaturas) da área. O aluno deverá estar apto a compreender e fazer a leitura de uma bibliografia técnica básica para o seu mundo profissional.

O ALIMENTO: IDENTIF., MANIPULAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Carga Horária: 160
Ementa: propicia o conhecimento sobre os diferentes tipos de alimentos em relação à nomenclatura, origem e composição nutricional. Analisa as técnicas de manipulação, os aspectos higiênico-sanitários e realiza estudos experimentais culinários. Permite a visualização dos diferentes campos de atuação profissional.

2º semestre

CONFEITARIA E PANIFICAÇÃO
Carga Horária: 80
Ementa: aborda as técnicas culinárias utilizadas em confeitaria e panificação e os seus principais conceitos clássicos. Propicia o conhecimento das funções e responsabilidades do profissional envolvido com essa praça. Permite também a identificação dos instrumentos e maquinário relacionados ao preparo e finalização de sobremesas e pães.

GARDE MANGER
Carga Horária: 120
Ementa: aborda as técnicas culinárias de Garde Manger ou de Cozinha Fria e os seus principais conceitos clássicos. Propicia o conhecimento das funções e responsabilidades do profissional desta praça, bem como de todo o serviço específico na área. Enfoca também os princípios de decoração tão importantes para a complementação da disciplina.

GERENCIAMENTO DE ALIMENTOS E BEBIDAS
Carga Horária: 200
Ementa: aborda o funcionamento das Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) e restaurantes, propiciando o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades necessárias para o gerenciamento do setor de alimentos e bebidas, incluindo fundamentos para a elaboração de cardápios, noções de administração, suprimentos, custos, ferramentas da qualidade, marketing para restaurantes e gestão de recursos humanos em serviços de alimentação.

TÉCNICAS DE COZINHA PROFISSIONAL
Carga Horária: 80
Ementa: propicia o desenvolvimento de competências e habilidades para aplicação de técnicas de manipulação e métodos de cocção, a partir da identificação de carnes, aves e pescado.

3º semestre

BEBIDAS EM GASTRONOMIA
Carga Horária: 200
Ementa: aborda os fundamentos da vitivinicultura e da coquetelaria, passando pelos principais países produtores e efetuando a análise e a degustação de bebidas em geral, incluindo vinho, cerveja, destilados, licores, café e chá. Enfoca também os princípios de harmonização destas bebidas com alimentos.

CARDÁPIOS DIFERENCIADOS
Carga Horária: 80
Ementa: estudar os procedimentos de preparo dos alimentos em dietas para fins especiais, elaborar cardápios diferenciados respeitando restrições alimentares, alterações de consistência e técnicas de cocção.

COZINHAS DO MUNDO
Carga Horária: 160
Ementa: aborda os diversos elementos das cozinhas européia, asiática e do novo mundo, suas características e particularidades, inclusive regionais, contemplando as técnicas de manipulação, métodos de cocção e apresentação de produções clássicas.

ELETIVAS DE FORMAÇÃO CIDADÃ
Carga Horária: 40
Ementa: de responsabilidade do Núcleo de Formação Cidadã a disciplina deve: (a) dar conta do espírito universitário, ao articular as várias unidades de ensino da Universidade, evitando os isolamentos acadêmicos e científicos das faculdades; (b) manter o caráter universitário da reflexão em sua destinação crítica e questionadora; (c) trazer para discussão questões relativas à cidadania em sua dimensão filosófica e ética, principalmente, com vistas a assegurar a dimensão cidadã na formação acadêmica; (d) acentuar o espírito criativo no fazer e no pensar cujo benefício é uma percepção não fragmentada dos saberes e das práticas humanas. Sua composição varia a cada semestre letivo, considerando os temas da atualidade. Cada disciplina eletiva tem carga horária de 40h/a, seu cumprimento é obrigatório e podem ser escolhidas dentre as seguintes áreas: Atividades artístico-culturais, Ciência e sociedade, Comunicação e expressão, Expressão corporal, Religião e cultura, Seminários temáticos interdisciplinares, Práticas educativas.

4º semestre

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Carga Horária: 80
Ementa: compreende atividades de livre escolha, complementares à formação profissional, como estratégia para garantir a interação teoria-prática. Possibilita o enriquecimento do currículo do aluno, podendo ser realizada desde o início do curso.

COZINHA BRASILEIRA
Carga Horária: 160
Ementa: aborda os diversos elementos da cozinha brasileira, suas características e particularidades regionais, contemplando as técnicas de manipulação, métodos de cocção e apresentação de produções típicas tradicionais e contemporâneas.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Carga Horária: 160
Ementa: propicia a aplicação e aprimoramento dos conhecimentos teóricos e habilidades adquiridas pelo aluno nas diversas disciplinas curriculares em situações do cotidiano profissional, promovendo a sua participação em diferentes campos como restaurantes, hotéis, lojas especializadas, empresas de consultoria, escolas de gastronomia, rotisserries e afins.

PLANEJAMENTO DE EVENTOS GASTRONÔMICOS
Carga Horária: 120
Ementa: fornecer subsídios à habilidade empreendedora como gestor de um evento em gastronomia, desde o planejamento até sua organização, nele incluídas regras básicas de protocolo, cerimonial e etiqueta.

PROJETO DE NEGÓCIOS EM ALIMENTAÇÃO
Carga Horária: 120
Ementa: aborda os diversos aspectos relacionados à criação de um Plano de Negócios em Serviços de Alimentação, incluindo a caracterização dos estabelecimentos, produtos, normas de comercialização para alimentos, noções de marketing para restaurantes e análise de viabilidade do empreendimento considerando-se as exigências legais específicas.

PROJETO EM GASTRONOMIA E CULTURA
Carga Horária: 80
Ementa: propicia o conhecimento da Gastronomia como expressão cultural por meio do desenvolvimento de uma pesquisa, utilizando o método científico adequado e aplicado a cada caso.

Comunicar erros

Receba informações de oferecimento deste curso

EDUARDO GOMES LUCAS - COORDENADOR

Veja o minicurrículo

 

 

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: