Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Agência de Fomento a Convênios de Aplicação Tecnológica / Eventos / Sestinfo 2012 - Palestras

Sestinfo 2012 - Palestras

Apresentação | Palestras | Minicursos | Sumô de Robôs | Realização

Confira a programação por data:

Imprima a programação de bolso

 

14 de maio (segunda-feira), das 20h às 21h

Voltar

  • Oportunidades de Trabalho - Grandes Corporações

Local: Salão Nobre
A apresentação será enfocada na realidade da terceirização de mão de obra no setor de Tecnologias da Informação e Comunicação no mercado brasileiro e os grandes projetos do setor. Dentro das grandes corporações mundiais presentes no Brasil, os projetos IT são de responsabilidade das grandes consultoras. Esse seleto grupo de consultorias busca incessantemente profissionais de talento para desenvolver e manter os projetos mais inovadores do mercado, gerando assim a oportunidade exata que um profissional recém-formado precisa para entrar nesse concorrido mundo.

 

Onofre Alcubillas – Zemsania: Formado na E.T.I. Lauro Gomes nos anos 80 e graduado em Administração e Direção de Empresas na Faculdade Anhembi Morumbi, entra no mercado de Informática nos primórdios da Informática no Brasil passando por empresas tais como Prológica, CCE Informática, Digired e SempToshiba. Posteriormente, na Espanha consolida sua carreira profissional nas áreas de Comercial e de RH trabalhando para grandes clientes, tais como IBM, Grupo Santander (Produban e ISBAN), EVERIS, CAPGEMINI e Grupo Telefónica. Em 2001, contratado pelo Grupo Telefónica, regressa a trabalho ao Brasil com a missão de constituir e implantar a empresa Telefónica I+D do Brasil, tarefa levada com grande êxito e reconhecimento institucional. Regressa a Madrid em 2003 com a vocação consolidada de transformar projetos em realidades corporativas.
Atualmente, dentro do Grupo Zemsania ITC, é diretor geral da Unidade Brasil e leva a operação de alta relevância dentro dos grandes e estratégicos clientes na América Latina.

 

  • Design e Desenvolvimento de Games

Local: Edifício Capa
Nesta palestra será apresentado todo o processo de criação de um jogo (2D  e 3D), de sua concepção ao desenvolvimento, ferramentas, tecnologias e profissões envolvidas.
Público alvo: desenvolvedores de jogos, alunos de tecnologia, artistas, programadores, músicos, físicos, matemáticos, roteiristas e entusiastas em geral.

Willians Monteiro da Silva - Professor de Computação Gráfica e Jogos para Web - FATEC SCS: formado em Sistemas de Informação pela UniRadial. Certificado pela Microsoft em MCTS .NET e pelo Instituto Isaca em CoBiT. Arquiteto de software, já atuou em empresas como BMVF&Bovespa, Banco Itaú e PRODESP. Programador há 20 anos, cria games há mais de 15 anos (Desde o sistema MSX 8bits), pós-graduado pela FGV em Finanças Empresarias, cursou animação 3D com o Clóvis Vieira (Criador do filme Cassiopéia), lecionou cursos de modelagem e jogos durante cinco anos no Centro de Computação Gráfica Alphachannel de São Paulo e atualmente leciona as disciplinas de Computação Gráfica para Jogos e Jogos para Web na FATEC SCS.

 

  • Software Livre (GNU/LINUX)

Local: L-457(MM-60)
Técnicos, profissionais de informática, educadores, usuários de computador em geral. Nenhum pré-requisito é necessário. Conteúdo: Conceitos de Software Livre, Livre x Grátis, Histórico, Projeto GNU, Distribuições, Características, Softwares Livres disponíveis. 
Objetivos: Apresentar os conceitos do Software Livre, o projeto GNU, suas aplicações mais comuns, viabilidade técnica e econômica, características do desenvolvimento.

Paulo Roberto Alves de Oliveira - JPL Informática: administrador de redes há mais de 10 anos. Falante de Esperanto. Instrutor Oficial Ubuntu. Certificado LPI-C, UCP, Novell NCLA e DCTS. Pós-graduação Unimonte (Auditoria e segurança). Professor universitário, Engenheiro Mecânico e apresentador do blog: kretcheu.com.br.

 

  • HTML5: novidades, adoção e mobile

Local: C-219 (MM-100)
Apresentação da nova versão da HTML em que serão abordadas as novidades da tecnologia e como ela irá influenciar na evolução da web e no uso em dispositivos móveis.

Rafael Guimarães Sakurai: graduação em Ciência da Computação pela Universidade Metodista de São Paulo (2005), especialista em Engenharia de Componentes com Java Enterprise e Webservices pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (2007) e MBA em Arquitetura de TI pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (2010). Atualmente é analista desenvolvedor de software da Virginia Surety, docente na Universidade Metodista de São Paulo e editor do InfoQ. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação. Possui as seguintes certificações relacionadas à área de Linguagem de Programação: SCJA 1.0, SCJP 5.0, SCWCD 1.4 e SCSNI.

Rodrigo Cascarrolho: graduação em Ciência da Computação pela PUC-SP. Atualmente é Arquiteto de Software da Confluência Soluções em Informática Ltda. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação.

 

  • Pesagem dos robôs e sorteio das lutas

 

14 de maio (segunda-feira), das 21h30 às 22h30

  • Mercado de TI e Tendências no desenvolvimento WEB

Local: Salão Nobre
A palestra objetiva mostrar as principais tecnologias da internet (HTML 5, CSS 3, Jquery, ASP.NET MVC 3, dentre outras) que um profissional de .NET precisa saber, sendo que tais tópicos atualmente estão indispensáveis no mercado para se alcançar um nível técnico muito bom. Ao final espera-se que     as pessoas que assistiram à palestra tenham os conhecimentos básicos necessários sobre as principais tendências e como o mercado esta se comportando, assim como ter uma boa base de exemplos de sites muito instrutivos para diversas tecnologias.

Prof. Leonardo Batista Moreira - Grande Porte Treinamentos: bacharel em Ciência da Computação pelo Centro Universitário da FEI. Atua como Analista Programador .NET desde  2006, passando por empresas nacionais e multinacionais. Palestrante e instrutor de cursos voltados para o framework .NET e C/C++ da Grande Porte Treinamentos.

 

  • Processo de Desenvolvimento de Produtos

Local: Auditório Capa
Processo de desenvolvimento de produtos: entendimento de negócio, time to market, lean startup, etc.

Vinicius Quaiato - Crafters Software Studio: .NET software architect and developer focused in best practices. Experienced in Windows Azure, TDD and ASP.NET MVC. Besides the .NET developer position has knowledge in other languages and technologies like Ruby, Scala, Objective-C, PHP, and others.Especializações: Windows Azure, ASP.NET MVC, TDD.

 

  • Seção de Instalação de Software Livre (GNU/LINUX)

Local: L-250 (Lab.FACET)
Realizar a instalação de LINUX nos notebooks pessoais dos alunos interessados.

Paulo Roberto Alves de Oliveira - JPL Informática

 

  • Como entrar para o mercado de TI sem ter experiência

Local: C-219 (MM-100)
1. Mercado de TI: tendências e oportunidades;
2. Oportunidades de emprego no Brasil;
3. Características do profissional de TI de sucesso;
4. Carreiras promissoras na área de TI até 2016;
5. Como se tornar um profissional global;
6. Como usar o LinkedIn a favor da sua carreira;
7. Como entrar para o mercado de TI sem ter experiência;
8. Certificações;
9. A relação de complementaridade das certificações com a formação superior;
10. A importância das certificações ITIL V3 Foundation, ISO/IEC 20000 Foundation, ISO/IEC 27002: fundamentos em Segurança da Informação, COBIT 4.1, Cloud Computing (Computação em nuvem) e Green IT (TI verde);
11. Como funcionam e como se preparar para os exames oficiais;
12. Realização de simulados.

Charles Niza – ITPASSPORT: Professor dos cursos superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores, Banco de Dados, Sistemas para Internet, Segurança da Informação e Gestão da Tecnologia da Informação. Consultor em Tecnologia da Informação e Coach. Graduação em Engenharia Eletrônica - ênfase em Telecomunicações pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-graduação em Consultoria em e-business pela FASP. Formação e Certificação em Coaching pelo Integrated Coaching Institute (ICI). A Arte do Coaching pela Crescimentum. Mestrando em Engenharia da Computação – Redes de Computadores pelo IPT/USP. Possui as certificações ITIL® V3 Foundation (EXIN), IT Service Management Foundation according to ISO/IEC 20000 (EXIN), Green IT Citizen (EXIN), CobiT 4.1 Foundation (ISACA), Information Security Foundation based on ISO/IEC 27002 (EXIN) e PRINCE2® Foundation (APMG).

 

  • Últimos preparativos dos robôs

Local: Lab. FACET L-109


 

15 de maio (terça-feira), das 20h às 21h

Voltar

  • Gestão de Alta Performance: Desafios para profissionais de TI?

Local: Salão Nobre
A palestra deverá esclarecer o universo da gestão estratégica de negócios para profissionais que possuem as habilidades técnicas da área de TI, mas que certamente precisarão possuir habilidades humanas e conceituais para obter sucesso no mercado de trabalho. Assim, dentre os temas a serem discutidos podemos destacar a gestão de pessoas e o relacionamento interpessoal. Serão apresentados os desafios do meio corporativo cuja complexidade transcende a capacidade técnica, bem como alguns elementos de reflexão para possibilitar uma auto avaliação e mecanismos de ajuda para tais profissionais armarem-se contra as armadilhas das interações humanas no ambiente empresarial.

Profa. Mayara Gonçalves Leite - Grande Porte Treinamentos: mestranda em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI. Possui graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI. Tem experiência na área Industrial e em Pesquisas em Administração, com ênfase em Marketing. Finalizou recentemente um projeto de pesquisa interdisciplinar, unindo Marketing e Tecnologia da Informação no Laboratório de Engenharia de Usabilidade do Centro Universitário da FEI (LEU - FEI).

 

  • Programando sua casa com Arduino

Local: Auditório Iota
A programação de software vai além do mundo corporativo, veja o quão divertido pode ser programar para uma situação completamente inusitada: customize as funcionalidades da sua casa!
Nessa palestra demonstramos como é simples criar sua própria automação residencial, utilizando o Arduíno integrado a um conjunto de componentes Java EE.

Rafael Nunes – Globalcode: É instrutor da Globalcode desde 2006, ministrando cursos sobre uma variedade de linguagens e tecnologias, incluindo Java, Python, Rich Internet Applications e Cloud Computing. Atua como arquiteto de software e desenvolve há mais de 10 anos, tanto profissionalmente como por diversão. É editor do portal InfoQ Brasil, colaborando com a publicação de artigos e notícias relacionadas a tecnologia.

 

  • Linguagem, framework, comunidade e conta-bancária: Da teoria à prática

Local: E-408 (MM-100)
Você está na faculdade, cursando computação, e com o seu futuro planejado. Vai buscar um estágio em uma grande empresa, começar de baixo, galgar posições, ser promovido, promovido de novo, ser gerente, diretor, quiçá Presidente!
Este é um caminho de futuro, conheça outros.

Érico Andrei - Simples Consultoria: É sócio e CEO da Simples Consultoria, empresa especializada em soluções web para gestão de conteúdo e portais corporativos. Com 15 anos de experiência na gestão de projetos e operações de tecnologia da informação com passagens em empresas como Microsoft Brasil, Vesta Technologies e Editora Abril. Atuante nas comunidades open source, é membro-fundador da Associação PythonBrasil, membro do board da Plone Foundation e core developer do Plone. Nas horas vagas estuda teatro e torce pelo Juventus da Mooca.

 

  • Governança de TI

Local: E-220 (MM-100)
A governança de TI é fundamental para garantir a integridade, confiabilidade, confidencialidade e disponibilidade das informações da empresa. Sua implantação em uma empresa deve estar alinhada com os objetivos empresariais e sua disponibilidade de investimento e despesas da área de TI. Em um cenário de negócios onde é exigido fazer mais com menos é necessário inovar nos processos de governança de TI para garantir a eficiência com menos recursos. Essa palestra apresenta algumas técnicas, tecnologias e serviços que podem ajudar na redução de custos e manter a eficiência.

Prof. Eduardo Mayer Fagundes – nMentors: Eduardo Fagundes liderou vários projetos internacionais em empresas multinacionais trabalhando com equipes multifuncionais e multiculturais. Mestre em Engenheira Elétrica, especialista em telecomunicações e extensão universitária em negócios e liderança na Darden School of Business na Universidade da Virginia (US). Foi coordenador de cursos de pós-graduação da Universidade Mackenzie em São Paulo. Professor de cursos de graduação e pós-graduação. Foi Gerente de sistemas e infraestrutura da Ford, Autolatina, PAG (Volvo Car, Jaguar e Land Rover) no Brasil e Diretor de Tecnologia da Informação do grupo de energia e telecomunicações AES no Brasil. Desenvolveu projetos de TI nos Estados Unidos, Itália, Inglaterra, Alemanha e Índia para a Ford, Volkswagen e AES Corporation. Participou do projeto global de SAP da AES Corporation e implantou o novo sistema comercial da AES Eletropaulo e o sistema de gestão SAP para as empresas de distribuição e geração de energia da AES no Brasil. Foi membro do Comitê de Pesquisa e Desenvolvimento da AES Eletropaulo. Autor do livro Como Ingressar nos Negócios Digitais publicado em parceria com o SEBRAE nacional. Atualmente, é CEO da nMentors, uma inovadora empresa de gestão de conhecimento corporativo, é Vice-presidente de Inovação da SUCESU-SP, entidade de usuários de TI e telecomunicações do Estado de São Paulo, e professor convidado do curso de inovação no programa de desenvolvimento de executivos (EDP) da HSM Educação.

 

  • Sistemas de Visão

Local: O-512 (MM-90)
Eng. Marcelo Biancão - FESTO

 

15 de maio (terça-feira), das 21h30 às 22h30

Voltar

  • Engenharia de Usabilidade

Local: Salão Nobre
A palestra traz para os estudantes dos cursos na área de TI um conceito que recentemente vem ganhando espaço no mercado de consultorias e importância entre as universidades, a Engenharia de Usabilidade. Como futuros profissionais de TI, é importante que os alunos conheçam os princípios de Usabilidade que devem ser considerados em todos os projetos de desenvolvimento de software. Assistindo a palestra espera-se que os alunos reconheçam erros clássicos apontados por autores da área e aprendam a seguir as dez heurísticas de Nielsen para que esses erros não sejam cometidos por eles.

Profa. Gabriela Martins Gonçalves de Oliveira - Grande Porte Treinamentos:técnica em Informática pela ETEC Jorge Street, Bacharel em Ciência da Computação pelo Centro Universitário da FEI, Iniciada Cientificamente pelo Laboratório de Engenharia de Usabilidade do Centro Universitário da FEI,  Mestranda em Ciência da Computação – Inteligência Artificial - pela Universidade Federal do ABC. Leciona cursos na área de desenvolvimento de software pela Grande Porte Treinamentos desde 2008.

 

  • Gerenciamento de Ativos na Automação Industrial

Local: auditório Iota
Os modernos sistemas de diagnóstico e manutenção, conhecidos como gerenciamento online de ativos, trabalham conectados à rede de instrumentos, monitorando continuamente suas condições e seus auto-diagnósticos. Eles estão preparados para notificar o técnico sobre qualquer possibilidade de falha nos instrumentos da planta ou quando uma manutenção programada é necessária.

Luís Gustavo de Carvalho Bechuate – SMAR: Engenheiro Eletricista pela UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Atua no desenvolvimento de sistemas de automação na Divisão de Desenvolvimento da Smar Equipamentos Industriais LTDA, com 13 anos de experiência, em especial com desenvolvimento de software. Participou da pesquisa, concepção e projeto do sistema via Web de gerenciamento de ativos AssetView da Smar.

 

  • Desenvolva aplicativos Java Web em poucos passos com Spring Roo

Local: E-408 (MM-100)
Mercado exige dos profissionais cada vez mais qualidade e produtividade na implementação em projetos de software. Nessa palestra apresento o Spring Roo, uma excelente tecnologia para esse tipo de cenário. Com o Spring Roo em poucos passos é possível criar um novo projeto de software em Java para Web, utilizando um excelente modelo arquitetural composto pelos principais frameworks de mercado.

Eder Magalhães - YaW Tecnologia: trabalha profissionalmente com desenvolvimento de sistemas desde 2000. Atuou com diversas tecnologias, destaque para Java, no desenvolvimento de soluções para os segmentos: logística, call center, bancário, e-commerce, educacional. Instrutor da Globalcode desde 2006, aonde já ministrou mais 3000 horas-aula. É sócio e instrutor da YaW Tecnologia e editor do portal InfoQ Brasil. Pós-Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FIAP.

Comunicar erros