Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Agência de Fomento a Convênios de Aplicação Tecnológica / Eventos / Sestinfo 2012 - Minicursos

Sestinfo 2012 - Minicursos

Apresentação | Palestras | Minicursos | Sumô de Robôs | Realização

 

14 de maio (segunda-feira), das 19h30 às 23h00

  • Robótica Móvel com Robotino ®

 

Local: Sala L-330
Limite de 30 pessoas 
O Robotino é um robô desenvolvido pela empresa FESTO com o objetivo de facilitar a transmissão de conhecimentos relacionados com robótica móvel autônoma. Esse minicurso introduz ao aluno os conceitos envolvidos com essa tecnologia, como por exemplo, técnicas de programação, processamento de imagens e navegação. Além disso, o aluno tem contato com tecnologia de sensores, atuadores e controle, tudo isso com um foco industrial.

Eng. Fernando Cleber de Souza – FESTO
Engenheiro formado em Engenharia de Controle e Automação em 2010 pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. Trabalha a dois anos na empresa FESTO Brasil LTDA sempre envolvido com  treinamentos e pesquisas. Durante os dois anos de FESTO o Eng. Fernando tem adquirido conhecimentos avançados em todo tipo de    tecnologia relacionada com automação industrial.

 

 

14 de maio (segunda-feira), das 19h30 às 23h00

  • Desenvolvendo uma aplicação em COBOL

 

Local: Sala O-511
Limite de 80 pessoas
O curso, de caráter introdutório, objetiva permitir que os alunos tenham contato com problemas típicos do mundo mainframe, como por exemplo, o processamento batch, e adquiram conhecimentos e habilidades para resolver esses problemas usando a linguagem de programação COBOL. Durante o curso serão tratados temas como a apresentação do ambiente de desenvolvimento TSO (Time Sharing Options), processamento batch (em lotes), comandos básicos da linguagem COBOL, uso de Jobs escritos em JCL (Job Control Language), entre outras coisas. Ao final do curso, espera-se que os alunos estejam confortáveis para falar, explanar e debater sobre o assunto, bem como compreender ou codificar programas simples utilizando a linguagem de programação mais usada no mundo dos negócios/financeiro e que está no mercado a mais de 50 anos.
Palavras-chave: COBOL, mainframe, TSO, JCL e processamento batch

Gabriela Martins Gonçalves de Oliveira – Grande Porte Treinamentos: Técnica em Informática pela ETEC Jorge Street, Bacharel em Ciência da Computação pelo Centro Universitário da FEI, Iniciada Cientificamente pelo Laboratório de Engenharia de Usabilidade do Centro Universitário da FEI,  Mestranda em Ciência da Computação – Inteligência Artificial - pela Universidade Federal do ABC. Leciona cursos na área de desenvolvimento de software pela Grande Porte Treinamentos desde 2008.

Comunicar erros