Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fisioterapia / Projetos

Projetos

Saúde do Idoso


Coordenado pelo professor mestre André Luis Maierá Radl, o Projeto de Saúde do Idoso (PSI) oferece à comunidade atividades de treinamento físico especializado, com vistas à prevenção de quedas, melhoria da percepção corporal e incremento da atenção e memória, que são tão necessários aos indivíduos com idade superior a 60 anos.

As atividades incluem hidroterapia, realidade virtual e atividades de conscientização corporal, e são direcionadas aos participantes, de acordo com suas necessidades. O PSI estabelece uma parceria com o Projeto Aquarela, proposto pelo Núcleo de Arte e Cultura da Instituição.


Aprimoramento


Fisioterapia na Saúde do Idoso: coordenado pelo professor André Luis Maierá Radl, o aprimoramento em fisioterapia, tem por objetivo, desenvolver as habilidades técnicas de fisioterapeutas recém-formados que pretendam direcionar sua carreira aos cuidados da população idosa. O Aprimoramento tem duração de 1 ano, gratuito, com 2 vagas disponíveis e com toda sua carga horária direcionada a atendimentos de pacientes idosos na Policlínica da Universidade, vinculação a projetos e a seminários/discussões clínicas desenvolvidas junto ao corpo técnico de fisioterapia. Os interessados devem procurar a coordenação do curso ou a coordenação do núcleo de fisioterapia da Policlínica.


Projetos da Universidade que contam com a participação do Curso:

 
Projeto Canudos: sob a coordenação do professor Victor Hugo de Oliveira Bígoli, o curso realizou, junto ao Instituto Brasil Solidário, mais de 2500 atendimentos em atividades de orientação junto a população.

Projeto Rally dos Sertões: coordenado pelo professor Victor Hugo de Oliveira Bígoli, os alunos participam de atividades educativas junto às comunidades visitadas.

Projeto Rondon: Os alunos, sob a coordenação do professor Victor Hugo de Oliveira Bígoli, tiveram intensa atuação na Operação Itapeva do Projeto Rondon, no estado de São Paulo, onde foram realizadas orientações sobre higiene e saúde pública que beneficiaram mais de 2000 pessoas.

 

Parcerias


GM
O curso de Fisioterapia da Universidade Metodista desde sua abertura, em 1998, enfatiza na formação de seus alunos a área de Saúde do Trabalhador determinando que os graduandos cumpram estágio obrigatório nesta área. Atualmente o estágio ocorre na Empresa General Motors do Brasil, planta São Caetano do Sul que possui pareceria com a Universidade Metodista de São Paulo. Os alunos prestam assistência fisioterapêutica a trabalhadores da empresa com diversos agravos decorrentes ou não de suas atividades de trabalho e analisam situações de trabalho com a finalidade de diagnosticarem inadequações que possam comprometer a saúde dos trabalhadores e propor melhorias para prevenção dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho.

Asilo
Os alunos durante o estágio em Saúde Coletiva realizam atendimentos na Casa de Velhinhos Dona Adelaide, uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), localizada em São Bernardo do Campo. Esta instituição atende 36 idosos, sendo 24 mulheres e 12 homens com diversas dificuldades e limitações tanto físicas quanto mentais.
Neste estágio oferecemos atendimentos individuais aos idosos e atividades em grupo. Trata-se de uma experiência única pois possibilita aos alunos vivenciar a assistência ao idoso institucionalizado e o trabalho multidisciplinar envolvido.

Hospital Estadual Mario Covas
O estagio curricular obrigatório dos graduandos na área hospitalar é cumprido no Hospital Estadual Mario Covas, no qual os alunos prestam assistência nas enfermarias e unidades de terapia intensiva. Os atendimentos sob supervisão de docentes da Universidade ocorrem junto a pacientes de diferentes graus de complexidade, possibilitando ao aluno a vivência das diferentes possibilidades de atuação fisioterapêutica.


 

 


 

Comunicar erros

Receba informações de oferecimento deste curso

CARLA MAZZITELLI

Minicurrículo

 


 

fisioterapia.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: