Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fisioterapia / Módulos / Módulos

Módulos

Currículo 7 - Fisioterapia

1º. Período

ATIVIDADES COMPLEMENTARES – 20 horas
Ementa: Aproveitamento das atividades extracurriculares. Valorização do envolvimento do acadêmico em eventos acadêmicos, científicos e culturais a serem determinados pelo colegiado de curso.

BIOLOGIA CELULAR E GENÉTICA – 120 horas
Ementa: Estudo celular dos tecidos, com ênfase nas principais organelas envolvidas em suas especializações; a estrutura dos ácidos nucléicos e os aspectos relacionados com a sua organização, funcionalidade e transferência da informação genética, como base para a compreensão das heranças mendelianas.

ESTUDO DAS DOENÇAS E BIOSSEGURANÇA – 160 horas
Ementa: Estudo das doenças cardiorrespiratórias, neurológicas e musculoesqueléticas mais comuns na prática clínica da fisioterapia, infecciosas e crônico degenerativas. Aborda os cuidados e legislação existente para manuseio de equipamentos de fisioterapia e de material contaminado, estudando as diferentes complexidades de cada área de atuação da fisioterapia, os riscos de contaminação e as atitudes preventivas e corretivas.

FISIOTERAPIA E O SER HUMANO – 160 horas
Ementa: Contextualiza a fisioterapia como ciência e como profissão da saúde, de forma prática e objetiva baseando-se também na formação moral e ética do profissional entendendo o homem como um ser bio-psico-social. Aborda temas relacionados à gestão de serviços de Fisioterapia e seu impacto na qualidade da atuação do profissional e nas relações interpessoais.

MORFOLOGIA NEUROLOCOMOTORA – 80 horas
Ementa: O módulo aborda e estuda a composição morfológica do sistema nervoso e do aparelho locomotor contemplando a sua constituição anatômica e histológica por meio do conhecimento dos tecidos, órgãos, estruturas, forma e localização.

 

2º. Período

ATIVIDADES COMPLEMENTARES – 20 horas
Ementa: Valoriza atividades extracurriculares e científico-culturais na formação do fisioterapêuta. Incentiva a participação dos acadêmicos em projetos sociais e de extensão universitária

AVALIAÇÃO DO MOVIMENTO - MEMBROS SUPERIORES – 120 horas
Ementa: Aborda a cinemática articular, testes de avaliação da força e função muscular, amplitude de movimento e funções ligamentares para avaliação biomecânica em Fisioterapia. Foco nos membros superiores.

BIOMOLÉCULAS E METABOLISMO – 120 horas
Ementa: Aborda a composição química dos seres vivos, ressaltando o estudo da água e tampões biológicos, dos principais grupos funcionais, propriedades e funções das principais biomoléculas (carboidratos, lipídios, proteínas e enzimas), fornecendo conhecimentos fundamentais sobre as reações bioquímicas que compõe o metabolismo, possibilitando a compreensão dos processos de obtenção de energia e manutenção da homeostase nos seres vivos, bem como os fenômenos de transporte nas membranas.

FISIOTERAPIA EM SAÚDE COLETIVA – 120 horas
Ementa: Apresenta ao aluno de fisioterapia a reflexão sobre a saúde e a doença como um processo que apresenta não apenas os determinantes biológicos, mas que envolve a inserção social, histórica e cultural dos indivíduos. Capacita o aluno de fisioterapia a atuar dentro da atenção básica em saúde reconhecendo as co-morbidades mais frequentes na população e em especial dentro da estratégia de saúde da família.

METODOLOGIA CIENTÍFICA E SAÚDE PÚBLICA – 120 horas
Ementa: Analisa os diversos tipos de conhecimento enfatizando o método científico em seus aspectos qualitativos em estudos de caso, observação entre outros e quantitativos: estatística, informática entre outros, subsidiando a elaboração de trabalhos acadêmico-científicos na área da saúde. Apresenta e discute o Sistema Único de Saúde, legislação, Programa de saúde da família e políticas de saúde pública.

MORFOLOGIA VISCERAL – 120 horas
Ementa: O módulo aborda e estuda a composição morfológica do sistema cardiovascular, respiratório, renal e digestório contemplando a sua constituição anatômica e histológica por meio do conhecimento dos tecidos, órgãos, estruturas, forma e localização.

 

3º. Período

ATIVIDADES COMPLEMENTARES – 20 horas
Ementa: Aproveitamento das atividades extracurriculares. Valorização do envolvimento do acadêmico em eventos acadêmicos, científicos e culturais a serem determinados pelo colegiado de curso.

AVALIAÇÃO DO MOVIMENTO - MEMBROS INFERIORES E TRONCO – 120 horas
Ementa: Aborda a cinemática articular, testes de avaliação da força e função muscular, amplitude de movimento e funções ligamentares para avaliação biomecânica em Fisioterapia. Avaliação da Marcha. Foco nos membros inferiores e tronco.

EXERCÍCIOS TERAPÊUTICOS NO SOLO E NA ÁGUA – 120 horas
Ementa: Aborda os mecanismos e princípios que regem o controle do movimento bem como os vários tipos de estímulos que interferem sobre o mesmo, com vistas a um delineamento terapêutico que integre os conceitos de biomecânica e controle neural aos tipos de intervenção cinesioterapêutica, suas bases teóricas e seus procedimentos práticos, para intervenções clínicas no solo e na água.

FISIOLOGIA BÁSICA – 80 horas
Ementa: Fornece as bases gerais para que o aluno possa construir um raciocínio lógico baseado na metodologia científica; identifique fenômenos que podem ser aplicados a quaisquer circunstâncias fisiológicas, como a cibernética aplicada à fisiologia, o comportamento fisiológico da membrana celular e a neurofisiologia.

MÓDULO DE FORMAÇÃO CIDADÃ II – 120 horas
Ementa: Aborda as questões fundamentais relativas à inclusão social e ao protagonismo dos movimentos sociais nos termos da formação cidadã e humanista, articuladas aos eixos estético-somático, conhecimento compreensivo e práticas interativas. Estuda os métodos filosóficos e teorias do conhecimento, sendo a Ética um tema filosófico articulado ao pensamento crítico. A temática da Cidadania, por sua vez, contempla as questões pertinentes à práxis transformadora e a cidadania ativa a partir de diferentes campos do saber. O desenvolvimento do módulo respeita as especificidades dos cursos, vinculando as discussões à formação geral por meio das temáticas optativas, dentre as quais estão a educação das relações étnicorraciais, os direitos humanos, a inclusão e a Libras.

 

4º. Período

ATIVIDADES COMPLEMENTARES – 20 horas
Ementa: Aproveitamento das atividades extracurriculares. Valorização do envolvimento do acadêmico em eventos acadêmicos, científicos e culturais a serem determinados pelo colegiado de curso.

CINESIOTERAPIA NO SOLO E NA ÁGUA – 120 horas
Ementa: Aborda os conceitos e mecanismos de aprendizagem motora com vistas a delinear estratégias terapêuticas que acelerem o processo terapêutico. Habilita o aluno a aplicar terapeuticamente algumas técnicas utilizadas na fisioterapia no solo e na água. Critérios de indicação e contra-indicação de cada técnica no tratamento fisioterapêutico.

FISIOLOGIA DE ORGÃOS E SISTEMAS – 80 horas
Ementa: Aborda fisiologia dos sistemas do organismo para manutenção da homeostase, realizando uma integração entre os sistemas cardiovascular, hematopoietico, respiratório, renal, endócrino e digestório, diferenciando as situações fisiológicas e patofisiológicas.

FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA MULHER E DO IDOSO – 120 horas
Ementa: Aborda conhecimento teórico/prático para que os acadêmicos de fisioterapia estejam aptos a desenvolver ações de promoção de saúde e prevenção de doenças com enfoque especial nas áreas de Saúde da mulher e do idoso, compreendendo os processos de envelhecimento e gestação, bem como suas implicações clínicas.

RECURSOS FÍSICOS NA FISIOTERAPIA – 140 horas
Ementa: Aborda recursos que promovem aquecimento corporal, local ou sistêmico, e analgesia, com recursos manuais ou termo, fototerapêuticos e eletroterapêuticos e sua ação nos processos de cicatrização tecidual ou de redução de espasmos musculares causados pela dor ou sobrecarga.

 

5º. Período

ATIVIDADES COMPLEMENTARES – 20 horas
Ementa: Aproveitamento das atividades extracurriculares. Valorização do envolvimento do acadêmico em eventos acadêmicos, científicos e culturais a serem determinados pelo colegiado de curso.

BASES DA FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA – 120 horas
Ementa: Aborda a organização geral do sistema nervoso com ênfase no desenvolvimento neuromotor normal e, nos mecanismos neuroplásticos do nascimento até a fase adulta e sua correlação com os princípios da prática fisioterapêutica contemporânea. Discute a semiologia fisioterapêutica neurofuncional da criança, do adulto e do idoso, com uma proposta sistematizada de aplicação em pacientes com disfunção do sistema nervoso.

FISIOTERAPIA E ESPORTE – 80 horas
Ementa: Diferencia o esporte competitivo do esporte recreacional e a atuação do fisioterapeuta em ambas situações. Estuda as lesões do esporte e o enfoque preventivo. Aborda a fisioterapia no esporte para grupos especiais.

TERAPIA MANUAL – 120 horas
Ementa: Estudo e a análise dos mecanismos fisiológicos de técnicas e métodos de massagem e manipulação utilizados como recursos fisioterapêuticos na prevenção e no tratamento de disfunções do sistema músculo-esquelético, e o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades técnicas manuais.


6º. Período

ATIVIDADES COMPLEMENTARES – 20 horas
Ementa: Aproveitamento das atividades extracurriculares. Valorização do envolvimento do acadêmico em eventos acadêmicos, científicos e culturais a serem determinados pelo colegiado de curso.

FISIOTERAPIA ESPORTIVA – 120 horas
Ementa: Estuda as lesões do esporte de alto rendimento e as técnicas de reabilitação do atleta, do pós lesão ou pós operatório até a readaptação ao esporte.

FISIOTERAPIA HOSPITALAR E EM UTI – 120 horas
Ementa: Condições fisiológicas e fisiopatológicas cardiopulmonares e da avaliação funcional do sistema cardiorrespiratório, proporcionando condições para que o acadêmico atue nos ambientes hospitalares (enfermaria e terapia intensiva).

FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL – 120 horas
Ementa: Estuda as manifestações clínicas das principais afecções que acometem o sistema nervoso, nos diferentes estágios das doenças, bem como suas demais características (etiologia, fisiopatologia, prognóstico e tratamento multidisciplinar) e, correlaciona com os princípios da prática da assistência fisioterapêutica contemporânea, fundamentando a discussão dos objetivos funcionais e estratégias de condutas fisioterapêuticas.

FISIOTERAPIA TRAUMATOLÓGICA – 120 horas
Ementa: Aborda os fatores etiologia e fisiopatológico, de acometimentos traumatológicos, afecções tumorais musculoesqueléticas, princípios básicos da radiologia do trauma osteoarticular, classificação e tratamento das fraturas.


7º. Período

ATIVIDADES COMPLEMENTARES – 20 horas
Ementa: Aproveitamento das atividades extra curriculares. Valorização do envolvimento do acadêmico em eventos acadêmicos, científicos e culturais a serem determinados pelo colegiado de curso.

FISIOTERAPIA CARDIORESPIRATÓRIA AMBULATORIAL – 120 horas
Ementa: Estuda, discute e analisa a função cardíaca, pulmonar e hemodinâmica do fluxo sanguíneo cardíaco e fetal, bem como suas conseqüências sistêmicas. Habilita o aluno a entender, estudar e discutir as doenças cardíacas e pneumológicas mais comuns que acometem o ser humano, além de prescrever e executar o tratamento fisioterapêutico das mesmas.

FISIOTERAPIA REUMATO ORTOPÉDICA – 120 horas
Ementa: Analisa, interpreta e discute à luz de uma abordagem interdisciplinar, questões relativas as competências do técnico esportivo com ênfase na direção estratégica de equipes. Propõe o aprofundamento em temáticas direcionadas a busca do desempenho máximo no âmbito esportivo, levando em consideração pesquisas recentes produzidas no campo das ciências do esporte.

FISIOTERAPIA, SAÚDE E TRABALHO – 120 horas
Ementa: Este módulo fornece elementos teóricos e práticos para a análise e elaboração de programas de promoção à saúde nos diferentes ciclos de vida e também permite uma ênfase a abordagem coletiva nos agravos a saúde da população. Estuda as condições de trabalho e suas relações com a saúde dos trabalhadores possibilitando o reconhecimento de fatores de risco de adoecimento dos trabalhadores e uma atuação preventiva e curativa das situações de trabalho em especial com ações ergonômicas. Assim, habilita o aluno, a promover trabalhos de fisioterapia preventiva dentro das áreas de saúde coletiva e saúde do trabalhador.

 

8º. Período

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – 480 horas
Ementa: Prática clínica fisioterapêutica sob supervisão e orientação dos professores do curso, na clínica da METODISTA, em hospital e empresas conveniadas. Proporciona além da prática clínica, atividades, como: seminários teórico-práticos, palestras sobre temas de interesse nas áreas de atuação profissional, e principalmente, capacita o aluno para a prática assistencial, fundamentada em seus aspectos clínico-funcionais, preparando de forma generalista o aluno, para de forma reflexiva a avaliação, prescrição e efetivo tratamento fisioterapêutico, das principais patologias encontradas pelo fisioterapeuta. Aborda a prevenção e manutenção da saúde.

FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL – 100 horas
Ementa: Estuda a fisiopatologia das alterações dermatofuncionais estéticas e funcionais (queimaduras, lesões cutâneas, cirurgias reparadoras) e as técnicas de reabilitação adequadas.

MULTIDISCIPLINARIDADE NO ESPORTE – 80 horas
Ementa: Analisa, interpreta e discute à luz de uma abordagem interdisciplinar, questões relativas as competências do técnico esportivo com ênfase na direção estratégica de equipes. Propõe o aprofundamento em temáticas direcionadas a busca do desempenho máximo no âmbito esportivo, levando em consideração pesquisas recentes produzidas no campo das ciências do esporte.

PROJETO DE PESQUISA – TCC – 40 horas
Ementa: Conhecimento teórico e prático para a construção e execução de uma pesquisa cientifica. Conceitos de estatística, com estudo de sua importância. Observação e elaboração dos dados estatísticos para o conhecimento e a prática profissional. Aplicação de bioestatística na área da Fisioterapia, e nos trabalhos de pesquisa científica.

TÓPICOS AVANÇADOS EM FISIOTERAPIA – 120 horas
Ementa: Aborda atualidades da profissão da fisioterapia, relacionadas a técnicas de tratamento, novas tecnologias na prevenção de lesões e reabilitação e na política profissional. Estuda a eletromiografia como ferramenta de pesquisa e intervenção.


9º. Período

EMPREENDEDORISMO E GESTÃO – 120 horas
Ementa: O pensamento administrativo focando o futuro do profissional da fisioterapia nos desafios de criar e manter seu próprio negócio. Principais conceitos sobre a gestão dos processos e pessoas, como a qualidade e a legislação pertinente; a gestão das pessoas; a gestão de custos e finanças e a administração de marketing de serviços de fisioterapia.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – 480 horas
Ementa: Prática clínica fisioterapêutica sob supervisão e orientação dos professores do curso, na clínica da METODISTA, em hospital e empresas conveniadas. Proporciona além da prática clínica, atividades, como: seminários teórico-práticos, palestras sobre temas de interesse nas áreas de atuação profissional, e principalmente, capacita o aluno para a prática assistencial, fundamentada em seus aspectos clínico-funcionais, preparando de forma generalista o aluno, para de forma reflexiva a avaliação, prescrição e efetivo tratamento fisioterapêutico, das principais patologias encontradas pelo fisioterapeuta. Aborda a prevenção e manutenção da saúde.

TEMÁTICAS EM SAÚDE E SUSTENTABILIDADE – 80 horas
Ementa: Espaço pedagógico para eleição democrática de temas considerados necessários pelos acadêmicos do curso de fisioterapia. Serão apresentadas propostas pelos docentes e as duas mais votadas pelos alunos serão conduzidas.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – 40 horas
Ementa: Fornecer ao aluno elementos teóricos e práticos para elaboração da monografia de conclusão de curso. Oferecer subsídios e orientar a efetiva redação, análise de dados e apresentação da monografia de conclusão do curso. 

Comunicar erros

Receba informações de oferecimento deste curso

CARLA MAZZITELLI

Minicurrículo

 


 

fisioterapia.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: