Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fisioterapia / Infraestrutura / Clínica-Escola de Fisioterapia

Clínica-Escola de Fisioterapia

Além dos projetos de extensão para comunidade, o curso oferece a Clínica-Escola de Fisioterapia da Universidade Metodista de São Paulo. O projeto arquitetônico da Clínica-Escola conjugou beleza estética, luminosidade, praticidade, rigorosas normas técnicas e integração entre as salas de aula das turmas anteriores e os laboratórios específicos do curso.

A Clínica-Escola, antes de tudo, materializou toda a concepção de ser humano trabalhada pelo colegiado do curso, exprimindo fisicamente o projeto pedagógico e o respeito à pessoa humana, produzindo um ambiente harmônico entre professores, alunos, clientes e a comunidade, que se constitui no elemento a ser inserido no processo. A Clínica-Escola uniu a teoria e a prática de forma natural. Tornou-se num espaço alegre, claro e transparente que exalta a vida em toda sua beleza e possibilidades. As divisões de seus ambientes são feitas por enormes janelas de vidro, para que a transparência do espaço reflita a transparência do curso e seu projeto interdisciplinar, no qual todos podem ver e compartilhar o trabalho ali executado.

Os setores de atendimento representam as principais áreas em que a fisioterapia atua, fazendo com que os alunos tenham não só o aprendizado, mas também o contato com a realidade do mercado profissional. Na rotina da Clínica-Escola os setores se interagem, pois há vários pacientes que, por determinação dos supervisores, são atendidos em dois ou mais setores. Por exemplo, os pacientes da Fisioterapia Pediátrica são frequentemente atendidos pela Fisioterapia Pneumológica ou ainda pela Hidroterapia, num importante trabalho interdisciplinar.

Além disto, existem trabalhos realizados em grupo para patologias afins ou pacientes que apresentam características semelhantes, implantando um importante conceito de terapia no qual se aliam recursos fisioterapêuticos com terapias de motivação e conscientização objetivando resultados maiores.

O empenho e trabalho da Clínica-Escola de Fisioterapia da Metodista vêm atingindo importantes resultados em relação aos seus métodos e técnicas, o que traz o reconhecimento da comunidade interna e externa.

Infraestrutura e equipamentos

Este tópico constitui o ponto de maior referência da Clínica Escola de Fisioterapia que apresenta área total de 1500m2, distribuídos entre os setores de atendimentos para cada uma das áreas de atuação dos estágios supervisionados.

Os setores de atendimento são adaptados e atendem às normas da vigilância sanitária para higienização e prevenção de transmissão de doenças.

Fisioterapia Pediátrica: apresenta um grande número de brinquedos terapêuticos para que os atendimentos sejam lúdicos e ao mesmo tempo eficientes. Apresenta também uma área externa com jardim e com areia artificial tratada para tratamentos ao ar livre.

Fisioterapia Neurológica: provida de recursos essenciais como pranchas ortostáticas e muitos recursos para readaptação funcional, possui também um jardim externo com diferentes texturas no solo para o desenvolvimento de sensibilidade nos pés dos pacientes deste e de outros setores.

Hidroterapia: a piscina terapêutica da Metodista é adaptada para permitir um acesso mais fácil a todos os clientes que são atendidos neste setor. Suas bordas são elevadas 60 cm acima do solo e, possui dezenas de diferentes equipamentos para que a qualidade dos atendimentos seja exemplar. Além disso, possui janelas de vidro que permitem uma excelente visualização do seu interior, sendo também uma piscina adequada para o ensino.

Setores de Fisioterapia Reumatológica, Ortopédico-tramatológica e esportiva: estão disponíveis dezenas de equipamentos para o tratamento de pacientes nestas áreas, tais como ultrassom, laser, correntes elétricas terapêuticas, trampolins, balancinhos, entre outros. A cama-elástica com 7,5 m2 existente neste setor permite o desenvolvimento motor mais rápido dos pacientes deste e de outros setores.

Fisioterapia cardiorrespiratória: neste setor existem esteiras e bicicletas ergométricas de última geração capazes de garantir segurança e qualidade elevada aos atendimentos. Todos os pacientes podem contar com suporte de oxigênio e têm seus sinais vitais monitorados durante todo o atendimento.

Residência modelo: esta infraestrutura é a reprodução de uma residência, com quarto, lavanderia, cozinha, banheiro e escritório, É dedicada a todos os setores de atendimento com o objetivo de desenvolver adaptações funcionais aos clientes que perderam capacidades e realizar os treinamentos funcionais em um local ideal. Também permite aos alunos estagiários ensinar aos clientes as maneiras mais adequadas para a realização das atividades do dia a dia, no trabalho ou em suas residências.

Valores

Os valores cobrados pelos atendimentos são mensais e considerados importantes para que haja adesão ao tratamento, pois só assim é possível alcançar resultados. Estes valores foram baseados em pesquisas feitas nas clínicas da região e outras clínicas-escolas, ficando bem abaixo dos valores de mercado, porém são suficientes para suprir os custos da Clínica.

Comunicar erros

Receba informações de oferecimento deste curso

CARLA MAZZITELLI

Minicurrículo

 


 

fisioterapia.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: