Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Filosofia / Notícias / XVI Semana de Filosofia da Metodista

XVI Semana de Filosofia da Metodista

03/05/2013

03/05/2013 13h00 - última modificação 16/05/2013 19h18

O curso de Filosofia da Universidade Metodista de São Paulo promove, de 20 a 24 de maio, a XVI Semana de Filosofia. Neste ano o tema será “Filosofia política na contemporaneidade – entre primaveras, amores e pessoas”.

O tema foi escolhido como pauta de discussão por encontrar muitos tratamentos na tradição filosófica. De algum modo, estas perspectivas enfrentaram problemas do seu tempo e se constituíram como forma de resposta. Baseado nisso, a XVI Semana de Filosofia, com o objetivo de manter o exercício filosófico, será um espaço de apresentação do estado da reflexão política atual.

O evento é gratuito e aberto à comunidade. Os participantes receberão certificado de 4 horas. As inscrições serão realizadas no local.

Confira a programação:
20/05 – Representação e democracia: uma contradição.

Dra. Maria Constança Peres Pissarra

Filósofa com doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Atua principalmente nos seguintes temas: liberdade, filosofia, natureza, ética e poder.


21/05 – Psicanálise e Política.
Dr. Maurício Hermann

Psicanalista com doutorado pela USP. Dirige o Attenda - Transmissão e Clínica em Acompanhamento Terapêutico e Psicanálise, instituição voltada à assistência e transmissão do Acompanhamento Terapêutico, da psicanálise e suas interfaces.


22/05 – Política, Religião e Utopia.

Dr. Alessandro Manduco

Professor com doutorado em Ciência Política pela USP. Atua principalmente nos seguintes temas: natureza do poder político, ideologia, religião e utopias.


23/05 - Estilos da democracia na literatura e na política.
Dr. Alfredo Attié

Juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo, com doutorado em Filosofia pela USP. Seu trabalho docente e de pesquisa está voltado às relações entre Democracia e Direito Internacional e Comparado, e ao Direito Internacional Ambiental.


24/05 - Povo, conflito e violência política sob a ordem instituída: um percurso de Hobbes a Rancière.
Dr. Gilberto Tedéia

Professor com doutorado em Filosofia pela USP. É professor adjunto na área de filosofia política no Departamento de Filosofia da UnB e professor universitário há mais de 20 anos.

 

Data: 20 a 24 de maio de 2013

Horário: 19h30

Local: Salão de Leitura (Edifício Gama) – Rua Alfeu Tavares, 149 – Rudge Ramos – SBC- SP.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,
COORDENADOR

WESLEY DOURADO
wesley.jpg
Minicurrículo

 filosofia.jpg

Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: