Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Filosofia / Notícias / Programa de Licenciaturas promove Aula Magna sobre contra-hegemonia e as pedagogias do Sul

Programa de Licenciaturas promove Aula Magna sobre contra-hegemonia e as pedagogias do Sul

Evento será realizado no dia 11 de agosto de 2016

04/08/2016 14h40 - última modificação 05/08/2016 16h39

O Programa de Licenciaturas da Metodista, formado pelos cursos de Ciências Biológicas, Filosofia, Matemática e Pedagogia, promove no dia 11 de agosto de 2016, a partir das 19h30, a Aula Magna “Pensamento contra-hegemônico e as pedagogias do Sul”.

A Aula Magna será ministrada pelo coordenador do Núcleo de Formação Cidadã da Metodista, Oswaldo de Oliveira Santos Junior, e por Maria Inês Breccio, docente da Universidade e do Colégio Metodista. O encontro, que será realizado no Salão Nobre do Campus Rudge Ramos, é aberto ao público e irá, posteriormente, emitir certificado de participação.

Conheça o tema:
Ao longo do processo histórico é possível observar que os grupos que detiveram e detém o poder (hegemonia) sempre impuseram seu modo de ver o mundo, de sentir e de pensar como naturais e normais. Nestes processos, o que se viu foi o silenciamento pela brutalidade colonial e invisibilidade de outros modos de existir e pensar, violentando culturas, memórias e direitos. As Pedagogias do Sul se apresentam como a valorização das experiências do Sul global, das histórias e memórias dos sujeitos subalternizados pelo processo colonial que deixou marcas em todas as sociedades em que existiu. As Pedagogias do Sul se constituem como uma metodologia de escuta e aprendizado com sujeitos e povos que resistiram e resistem às diferentes formas de opressão e exploração e que seguem na luta e na esperança de que um outro mundo é possível.

Saiba mais sobre os palestrantes:

Maria Inês Breccio - Possui graduação em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Faculdades Integradas Teresa D'ávila, especialização em Artes Plásticas pela Universidade São Judas Tadeu e mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é professora titular da Universidade Metodista de São Paulo, professora titular da Universidade Metodista de São Paulo e docente do Colégio Metodista. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro.

Oswaldo de Oliveira Santos Junior - Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Bacharel em Teologia pela UMESP, graduado em História pela UNIMES. Coordenador do Núcleo de Formação Cidadã da Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência como professor de pós-graduação na área de Direitos Humanos e Sociedade. Atua como membro da Comissão de Apoio do Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos do Memorial da Resistência de São Paulo. Experiência na área de Geografia, História e Teologia, com ênfase em Geografia Urbana e História Contemporânea e Afro-brasileira. Atua nos cursos de Jornalismo, Pedagogia, Ciências Sociais e Teologia. É pesquisador do Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDH). Diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política (Núcleo Memória).

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,
COORDENADOR

WESLEY DOURADO
wesley.jpg
Minicurrículo

 filosofia.jpg

Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: