Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Filosofia / Notícias / Colóquio Kairós debate "Perspectivas filosóficas sobre a educação"

Colóquio Kairós debate "Perspectivas filosóficas sobre a educação"

Evento será realizado dia 17 de maio de 2016, às 19h30, no Auditório Iota

26/04/2016 14h35 - última modificação 06/05/2016 19h04

O curso de Filosofia promove no dia 17 de maio de 2016, às 19h30, no Auditório Iota, mais uma edição do Colóquio Kairós.

O evento, que será ministrado pelos professores Fernando Aquino e Daniel Souza, pretende dialogar sobre as "Perspectivas filosóficas sobre a educação".

Trata-se de olhar a experiência educativa, seja aquela denominada de educação popular, seja a condição mais estrita do ensino de filosofia, de lugares filosóficos distintos. Desde a filosofia crítica e a fenomenologia se apresentam relações, interpretações e possibilidades acerca da educação.

Na ocasião, os professores apresentarão os livros que publicaram e estão disponíveis em versão digital:

  • Teoria crítica, formação cultural e ensino de filosofia – perspectivas filosóficas sobre a educação contemporânea. Fernando Lopes de Aquino;
  • Filosofia e Corporeidade: Ensaios Críticos no Terreno da Educação Popular. Daniel Santos Souza.

 

A participação é gratuita e não exige inscrição prévia. Os participantes receberão certificado. 

Saiba mais sobre os palestrantes:
Prof. Me. Fernando Lopes de Aquino (Umesp)
Mestre e Doutorando em filosofia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre em Filosofia e História da Educação pelo programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Possui Bacharelado em Teologia e Licenciatura em Filosofia pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Desenvolve pesquisa em lógica e filosofia da linguagem.

Prof. Me. Daniel Santos Souza (Colégio São Domingos)
Doutorando e Mestre em Ciências da Religião (2013), Licenciado em Filosofia (2011) e Bacharel em Teologia (2010) pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Participa dos Grupos de Pesquisa: "Teologia no Plural" (UMESP) e "Perspectivas Críticas da Filosofia Moderna e Contemporânea" (Universidade Federal do ABC). Realiza pesquisas sobre a relação entre o Estado moderno e seus paradigmas teológicos, com foco na filosofia política de Giorgio Agamben e nas teologias da libertação de Ignácio Ellacuría e Jon Sobrino. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política, Filosofia da Educação, Filosofia da Religião e Filosofia Latino-americana. Também possui experiência em Teologia, especialmente, em Cristologia, Ecumenismo, Teologia da Libertação e Teologia do Pluralismo Religioso. Tem textos publicados entre livros, capítulos de livros e artigos em periódicos especializados.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,
COORDENADOR

WESLEY DOURADO
wesley.jpg
Minicurrículo

 filosofia.jpg

Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: