Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Filosofia / Notícias / Livro de professor de Filosofia explora a beleza de Platão como padrão moral

Livro de professor de Filosofia explora a beleza de Platão como padrão moral

Obra tem 164 páginas e já está nas grandes livrarias

05/09/2019 21h10 - última modificação 13/09/2019 16h29

Prof. Rineu: beleza estudada sob caráter social e político

Fruto de pesquisa que data de 10 anos, na época de seu mestrado, o livro Sobre o Belo em Platão: um estudo a respeito do Hípias Maior levou professor Rineu Quinalia a resgatar e enfatizar a concepção ética da beleza na Grécia de Platão que vai além da estética.

“O ideal grego de homem é que ele tinha que ser belo e bom moralmente. E vice-versa, ou seja, homem moralmente bom era considerado belo”, pontua o docente do curso de Filosofia da Universidade Metodista de São Paulo sobre a obra, lançada pela Editora LiberArs e que teve noite de autógrafos em 4 de setembro passado na Umesp.

A ideia de beleza vinculada a padrões morais alarga um pouco mais o campo e salta, no livro, para um estudo que tem caráter social e político ao trabalhar especificamente um dos diálogos de Platão, o Hípias Maior do título. “Sobretudo para o Platão maduro, o conceito de belo é extensivo e compreende, além da beleza física, a bondade e a nobreza. Portanto, o belo comporta um horizonte semântico muito vasto”, diz o autor, que se debruça sobre Platão desde a graduação em Filosofia pela Università Degli Studi di Roma Ter (Itália) e é membro da Sociedade Brasileira de Platonistas.

Sobre o Belo em Platão tem 164 páginas e pode ser encontrado nas grandes livrarias. Contatos com o professor pelo rineu.quinalia@metodista.br

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,
COORDENADOR

ISMAEL FORTE VALENTIN - COORDENADOR

Minicurrículo

Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

X