Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Filosofia / Notícias / Grupo NEFILAM promove estudos sobre obra de Franz Hinkelammert

Grupo NEFILAM promove estudos sobre obra de Franz Hinkelammert

Encontros serão realizadas às quartas-feiras e são abertos à comunidade

04/08/2017 18h55 - última modificação 09/08/2017 19h57

O Núcleo de Estudos em Filosofia Latino-Americana (NEFILAM) promove neste semestre uma série de encontros para analisar e debater a obra "Crítica da Razão Utópica, de Franz Hinkelammert".

Os estudos, que serão coordenados pelo professor doutor Jung Mo Sung, ocorrerão às quartas-feiras a partir de 16 de agosto, das 18h20 às 19h20, na sala 311 do Edifício Ômicron.

Para participar, não é necessário se inscrever. Porém, só receberão certificado de 20 horas os discentes que participarem de, no mínimo, 75% dos encontros.

Saiba mais sobre a obra:
Franz Hinkelammert, economista, filósofo e teólogo, é um dos principais pensadores críticos da América Latina. Alemão de nascimento, radicado na América Latina desde a década de 1960, é autor de dezenas de livros e vencedor o I Prêmio Libertador ao Pensamento Crítico, em 2005. Ainda pouco conhecido no Brasil, ele é autor do livro “Crítica da razão utópica”, que será objeto de estudo deste Grupo de Estudo. Neste livro, ele mostra como todos pensamentos sociais e técnicos pressupõem um conceito utópico transcendental (no sentido kantiano) que lhe permite fazer o diagnóstico da realidade e apontar caminhos de “aperfeiçoamento” em direção a horizonte utópico.

Com essa crítica, Hinkelammert mostra que utopia transcendental é condição de possibilidade de todos os pensamentos sociais e técnicos, e não só dos que opõe ao sistema social dominante. O problema de todas as utopias surge quando se nega o caráter transcendental do conceito utópico, a sua não factibilidade histórica, e se exige sacrifícios de vidas humanas em contrapartida à promessa da realização do mundo perfeito utópico.

Grupo: NEFILAM
Tema: “Crítica da Razão Utópica”, de Franz Hinkelammert
Coordenador: Prof. Dr. Jung Mo Sung
Encontros: às quartas-feiras, das 18h20 às 19h20
Datas dos encontros: 16/08, 30/08, 06/09, 13/09, 18/10 e 25/10
Sala: Edifício Ômicron - 311

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,
COORDENADOR

WESLEY DOURADO
wesley.jpg
Minicurrículo

 filosofia.jpg

Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: