Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Filosofia / Notícias / Grupo de pesquisa promove encontros sobre transhumanismo

Grupo de pesquisa promove encontros sobre transhumanismo

Reuniões serão realizadas de agosto a novembro de 2016

16/08/2016 18h20 - última modificação 23/08/2016 13h12

O grupo de pesquisa “Hermenêuticas e dimensões da ideia de justiça”, do curso de Filosofia da Universidade Metodista de São Paulo promove, de 24 de agosto a 30 de novembro de 2016, uma série de cinco encontros para debater o tema “Perspectivas filosóficas e jurídicas sobre transhumanismo”. O grupo é coordenado pelo professor Ricardo Rossetti.

As reuniões serão realizadas às quartas-feiras, das 18h às 19h15, na sala 454 do Edifício Lambda, e serão coordenadas pelos pesquisadores Hérmiton Freitas, da Metodista, e por Gustavo Rosa, da Universidade Federal do ABC.

O debate é destinado a estudantes de todas as áreas das ciências humanas, além da Filosofia e do Direito, sendo os encontros abertos ao público em geral. As inscrições podem ser feitas na Escola de Comunicação, Educação e Humanidades, localizada na sala 503 do edifício Lambda.

Será emitido certificado de participação para os que tiverem o mínimo de 75% de presença, correspondendo a um total de 6h. Para os presentes em todos os encontros e que ao final submeterem um artigo científico aos coordenadores sobre os temas debatidos, serão emitidos certificados de participação em minicurso, com carga horária total de 12h.

O objetivo do grupo é propor reflexões de cunho antropológico, filosófico, social e jurídico acerca dos ideários do transhumanismo. Serão debatidos temas polêmicos tais como: “melhoramento”, “aperfeiçoamento”, “modificação” humana, princípios de “liberdade morfológica” e “beneficência procriativa”, “eugenia liberal”, “eugenia positiva”, “eugenia negativa”, dentre ainda outros relacionados à questão do emergente movimento transhumanista.

Confira a programação dos encontros:

24/08 Introdução ao estudo do transhumanismo
05/10 – Discussão do texto “Em defesa da dignidade pós-humana”, de Nick Bostrom.
26/10 – Discussão do texto “Nosso futuro pós-humano: consequência da revolução da biotecnologia”, de Francis Fukuyama (p. 189-226).
16/11 – Discussão do texto “Em defesa da beneficência procriativa: por que devemos selecionar os melhores filhos”, de Julian Savulescu.
30/11 – Discussão do texto “Hominescências: o começo de uma outra humanidade?”, de Michel Serres (p. 23-80). 

Grupo de pesquisa “Hermenêuticas e dimensões da ideia de justiça”
Data: 24/08, 05 e 26/10, 16 e 30/11 
Horário: das  18h às 19h15
Local: sala 454 do Edifício Lambda - Campus Rudge Ramos (rua Alfeu Tavares, 149, Rudge Ramos - São Bernardo do Campo, SP) 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
COORDENADOR

WESLEY DOURADO
wesley.jpg
Minicurrículo

 filosofia.jpg

Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: