Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Filosofia / Notícias / Curso de filosofia realiza Encontros Filosóficos em São Caetano do Sul

Curso de filosofia realiza Encontros Filosóficos em São Caetano do Sul

28/08/2013

28/08/2013 21h40 - última modificação 04/09/2013 13h10

O curso de filosofia da Universidade Metodista de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul, promove durante o segundo semestre de 2013 os “Encontros Filosóficos.”

Além de ser um espaço de formação continuada, os encontros são gratuitos e contam para o cumprimento de atividades complementares para estudantes de graduação.

Os encontros serão realizados aos sábados, das 14h às 17h, no Auditório do Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação Dra. Zilda Arns (CECAPE) – Rua Tapajós-300 – São Caetano do Sul.

Confira a programação:

 

31 de agosto - O humanismo literário como utopia da formação humana: entre a animalidade e a humanidade

Palestrante: Ms. Suze de Oliveira Piza

Partindo da obra Regras para o parque humano de Peter Sloterdijk, será proposta uma reflexão sobre os conceitos de animalidade e humanidade, bem como o impacto dos discursos vigentes no Ocidente quando fazem uso desses conceitos. Como questão estará em xeque o projeto humanista literário moderno e a construção dos humanos no mundo contemporâneo.

 

14 de setembro - Sementes de uma Primavera Política Brasileira: Esperanças de canteiros mais férteis?

Palestrante: Hugo Allan Matos

O modus-operandi do Movimento Passe-livre nas manifestações de junho, em várias partes do País não é algo novo. O próprio movimento é antigo e na América Latina vários movimentos utilizaram-se de estratégias semelhantes. O uso da tecnologia somado à insatisfação coletiva com a conjuntura política atual são ingredientes que quando bem explorados possibilitam manifestações efetivas. Refletir sobre estes movimentos emergentes é o que pretende esta conversa.

 

19 de outubro - O conceito adorniano de mímese na música e arte contemporânea

Palestrante: Dr. João Epifânio Regis Lima

Serão analisadas, à luz da estética de Theodor Adorno, obras de arte das Bienais de Veneza, Berlim e da Documenta de Kassel, recentemente visitadas pelo palestrante.

 

08 de novembro – Sentidos da justiça e percursos do reconhecimento: Quem eu posso ser no Estado democrático?

Palestrante: Dr. Ricardo Rossetti

Num cenário político e social no qual novas demandas de reconhecimento de identidade aparecem como formas de questionamento de valores e de tradições culturais, núcleos minoritários pleiteiam por um espaço democrático próprio de participação, onde tenham respeitados seus papéis e suas ações no nível social. Todavia, é preciso perguntar: qual o lugar dessas minorias num regime político que prima pela maioria? Nesse sentido, uma reflexão acerca dos percursos do reconhecimento e dos respectivos sentidos da justiça é fundamental para compreender no plano ético e político qual o lugar do indivíduo na sociedade contemporânea, e tem seu pressuposto da questão “Quem eu posso ser no Estado democrático?”.

 

30 de novembro – A visão de homem na educação e o problema da humanização

Palestrante: Hermiton Freitas

Partindo das considerações do filósofo alemão Ernst Cassirer (1874-1945) na obra Antropologia Filosófica, quanto à crise no conhecimento do homem, a comunicação explora a suspeita de que a educação contemporânea - incluída a pedagogia - não possui visão própria e nem clara de ser humano, servindo-se de arranjos tomados de ciências coadjuvantes, o que pode ser válido, mas não elabora sua própria síntese, ficando seus objetivos específicos dispersivos e erráticos, dando ensejo a reducionismos antropológicos que vão desaguar em teorias educacionais que perdem de vista a sua maior aposta que consiste na humanização daqueles que são chamados a se tornarem humanos.

 

Encontros Filosóficos

Datas: 31/08, 14/09, 19/10, 08/11

Horário: das 14h às 17h

Local: Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação Dra. Zilda Arns (CECAPE) – Rua Tapajós-300 – São Caetano do Sul.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , ,
COORDENADOR

WESLEY DOURADO
wesley.jpg
Minicurrículo

 filosofia.jpg

Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: