Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Filosofia / Notícias / Curso de Filosofia promove Colóquio Kairós sobre gênero na filosofia e ciência

Curso de Filosofia promove Colóquio Kairós sobre gênero na filosofia e ciência

17/10/2016 13h01

O Colóquio Kairós, iniciativa do curso de Filosofia, realiza uma mesa-redonda sobre as mulheres nas ciências e na filosofia no dia 11 de novembro de 2016. O encontro tem início às 19h30, no Auditório do Edifício Capa do Campus Rudge Ramos. Não é necessário se inscrever e, posteriormente, será emitido certificado de participação.

O objetivo é apresentar o debate atual de gênero na filosofia e nas ciências. Serão discutidas perspectivas teóricas, dando especial enfoque ao contexto contemporâneo e aos movimentos sociais e à luta das mulheres. Além disso, será debatido quais aspectos devem ser considerados, na filosofia e no pensamento epistemológico, que permitam abrir as leituras críticas passíveis de trazer à tona contradições que coloquem a liberdade e a emancipação no horizonte de uma transformação nas formas de poder.

A mesa-redonda será composta por quatro palestrantes. Confira:

Alexia Bretas - Professora visitante da Universidade Federal do ABC, com doutorado em Filosofia pela USP e pós-doutorado em Teoria Literária pela UNICAMP. Com ênfase na pesquisa interdisciplinar, tem estágios na Freie Universität Berlin e na Université Paris 8. Possui experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Filosofia, Estética e Filosofia da Arte, Filosofia e Cultura Contemporânea, Teoria Crítica, Ética e Justiça Social, Estudos de Gênero e Sexualidade, Literatura e Outras Produções Culturais. É autora de diversos livros.

Lea Tosold - Graduada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, mestrado em Letras, Ciência Política e Filosofia pela Universidade de Viena (Universität Wien) e mestrado em Filosofia Política (Political Philosophy - The Idea of Toleration) pela University of York. É atualmente doutoranda em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Integra o Grupo de Estudos Gênero e Política (Gepô) no Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo e é membro do Comitê Paulista de Solidariedade à Luta pelo Tapajós. Os principais focos de sua pesquisa são: teoria política, feminismos e antirracismo; interseccionalidade (gênero, raça e classe); políticas de diferença; ações afirmativas; epistemologias feministas; análise do discurso; pesquisa engajada e produção de conhecimento; ação coletiva, institucionalização e autonomia; gênero, territorialidades e violência; movimentos indígenas latino-americanos; estudos decoloniais e práticas sociopolíticas alternativas ao capitalismo.

Marilia Pisani - Possui Doutorado e Mestrado em Filosofia pela UFSCar e Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela UNESP. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do ABC nos cursos de Graduação e Pós-graduação em Filosofia e Coordenadora de curso de Licenciatura em Filosofia, na mesma instituição. Desenvolve atividades em pesquisa, ensino e extensão a partir dos referenciais teóricos e práticos da filosofia social em perspectiva interdisciplinar, articulando filosofia, ciências e artes. Pesquisadora do CNPq na linha de "Teoria Crítica, Cultura Digital e Experiência Estética". Membro da Rede de Pesquisa Nacional e Interinstitucional "Nexos: Teoria Critica e Pesquisa Interdisciplinar" (com sedes em UFC/Nordeste, UFMS/Centro-Oeste e Norte, UDESC/Sul, UFABC/Sudeste), sendo a coordenadora da sede Nexos/Sudeste na UFABC com a Linha de Pesquisa em Teoria Critica da Tecnologia. Membro do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Filosofia LAPEFil, na linha "Ensino de Filosofia e suas Interfaces nas Artes e nas Humanidades".

Priscilla Santos de Souza - Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá, graduada em Psicologia pela Faculdade Ingá. Especialista em Problemas do Desenvolvimento da Infância e Adolescência - Abordagem Interdisciplinar. Atualmente é Mestranda em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Atua como Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do ABC - Santo André. É psicanalista e tem interesse nas áreas: psicanálise, sociedade, política, políticas públicas e drogadição.

Colóquio Kairós
Data: 11 de novembro de 2016
Horário: 19h30
Local: Auditório do Edifício Capa (Rua Alfeu Tavares, 149, Rudge Ramos. São Bernardo do Campo, SP)

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
COORDENADOR

WESLEY DOURADO
wesley.jpg
Minicurrículo

 filosofia.jpg

Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: