Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Filosofia / Notícias / “Outras perspectivas filosóficas” é a temática da 18ª Semana de Filosofia

“Outras perspectivas filosóficas” é a temática da 18ª Semana de Filosofia

15/07/2015 18h20 - última modificação 21/07/2015 14h04

O curso de Filosofia da Universidade Metodista de São Paulo promove a 18ª Semana de Filosofia. Esta edição, que acontece de 10 a 14 de agosto, aborda o tema “Pensando fora do eixo: outras perspectivas filosóficas”. Todos os interessados podem participar.

O evento pretende dialogar com as filosofias latino-americana, africana, oriental, o pensamento pós-colonial, o pensamento árabe, entre outros. Com isto, espera enfatizar a disposição filosófica para o diálogo, para aceitar as provocações do “thaumatos” (lidar com o espanto causado pelo enigma, mistério).

Confira a programação das palestras e os respectivos palestrantes (todas as palestras terão início às 19h30):

10/08
O sistema língua/pensamento árabe

Palestrante: Luis Jean Lauand – Professor da Faculdade de Educação da USP, onde também é fundador e presidente do Centro de Estudos Oriente e Ocidente; docente dos Programas de Pós-graduação em Educação e Ciências da Religião da Metodista; professor investigador da Universitat d'Alacant (Espanha); professor investigador da Universidade do Porto (Portugal) e membro da Real Academia de Letras de Barcelona.

11/08
Fenomenologia e cultura: a filosofia em zigzag no mundo vivido

Palestrante: Rui de Souza Josgrilberg – Professor nos Programas de Pós-graduação em Educação e Ciências da Religião da Metodista; sócio fundador e primeiro presidente da Sociedade Brasileira de Fenomenologia.

12/08
Filosofia e Feminismo

Palestrante: Ivone Gebara – Doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Ciências Religiosas pela Universidade Católica de Louvain (Bélgica); foi professora de Filosofia e Teologia por muitos anos no Instituto de Teologia do Recife e de universidades fora do país; publicou diversos livros e artigos em Teologia e Filosofia na perspectiva feminista.

13/08
A (in)tolerância do estado democrático brasileiro laico

Palestrante: Antonio Baptista Gonçalves – Pós-doutor em Ciência da Religião pela PUC/SP; pós-doutor em Ciência Jurídica pela Universidad de La Matanza (Argentina); doutor e mestre em Filosofia do Direito pela PUC/SP; Especialista em Criminologia - Istituto Superiore Internazionale Di Scienze Criminali - ISISC/ONU (Itália); Teve atuação ativa em obras sociais como presidente da ONG Associação Comunicando; professor da Escola Paulista de Direito; professor convidado da Escola Superior da Advocacia, e também na Rede de Ensino LFG.

14/08
Althusserianismo e dialética

Palestrante: Décio Saes – pos-doutor em Sociologia pela Universite de Paris I (Pantheon-Sorbonne); tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Estado e Governo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Abolição República Escravidão Cidadania.



18ª Semana de Filosofia – Pensando fora do eixo: outras perspectivas filosóficas
Quando: 10 a 14/08/2015, das 19h30 às 23h
Onde: Auditório do edifício Capa – Rua Alfeu Tavares, 149, Rudge Ramos, São Bernardo do Campo.

Entrada gratuita

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , ,
COORDENADOR

WESLEY DOURADO
wesley.jpg
Minicurrículo

 filosofia.jpg

Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: