Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Filosofia / Módulos / Módulos - Currículo 3

Módulos - Currículo 3

1º Período

 

Módulo: Filosofia Antiga e Lógica (160h)

Ementa: Apresenta os principais temas e problemas da tradição filosófica antiga, do século 6º. ao 4º a. C., percorrendo, portanto, as obras dos sábios e, com especial ênfase na obra dos filósofos Sócrates e Platão; de compreender a própria constituição da reflexão filosófica; de investigar o modo como a compreensão do “ser humano” se apresenta neste momento da tradição filosófica e, por fim, apresentar os principais elementos da lógica deste período, especialmente o gosto pelo argumento e o silogismo.

 

Módulo: Introdução à Filosofia (160h)

Ementa: Mostra a diversidade, as muitas perspectivas que acabam por caracterizar o campo de investigação filosófica presente em toda a sua tradição, no enfrentamento dos mesmos e muitos problemas em diferentes momentos da história. Por isto mesmo se persegue a apresentação panorâmica do exercício filosófico, muito mais que uma catalogação das correntes filosóficas em certa ordem cronológica. Este percurso se articula com outro exercício, qual seja: a compreensão dos textos filosóficos, bem como a construção de textos que favoreçam a apropriação dos elementos próprios da escrita, leitura e interpretação filosóficas. Por fim se deseja perceber as implicações desta multifacetada condição da filosofia para refletir sobre o seu ensino: perguntar-se-á pelas condições mesmas de fazê-lo diante dos diversos sentidos que o exercício filosófico e a própria filosofia assumem dentro da tradição filosófica em diferentes momentos de sua história.

 

Módulo: Linguagens, Filosofia, Educação em Relações Étnico-Raciais e Direitos Humanos (120h)

Ementa: Problematiza a questão de que a educação deve ser objeto de reflexão filosófica em todas as suas dimensões, pensada a partir das relações sociais concretas, imbricada nos processos históricos e linguísticos. Aborda a educação em direitos humanos e seus aspectos no cotidiano escolar problematizando a diversidade cultural e étnica, que são características da nossa formação, em contraposição às visões eurocêntricas. Em particular, dá atenção à história, à memória e à cultura afro-brasileira e indígena, com uma abordagem a partir da educação das relações étnico-raciais. Reflete sobre o uso da Língua Portuguesa em situações concretas por meio do estudo de aspectos gramaticais e da produção de textos diversos.


2º Período

 

Módulo: Atividades Complementares (80h)

Ementa: Trata-se de estimular a participação discente em atividades que permitam ampliar a sua formação filosófica, docente e cultural. Fazer dialogar os saberes da tradição filosófica, os conhecimentos próprios da formação para a docência com o cotidiano, com a cultural, em suas muitas manifestações, com as diferentes áreas de conhecimento existentes dentro e fora da Universidade, é o que se persegue. A relação indicada é o elemento inegociável destas atividades.

 

Módulo: Filosofia Antiga, Lógica e Ética (160h)

Ementa: Compreende os principais aspectos do pensamento filosófico antigo, a partir do 4º. Século a.C., com especial ênfase na obra de Aristóteles e, amplia a compreensão dos elementos da lógica clássica que permita descer aos detalhes desta racionalidade. Trata-se, também, de apresentar os principais aspectos do pensamento ético da antiguidade, especialmente dos filósofos do 5º. e 4º. Séculos a.C.

 

Módulo: Metodologia, Pesquisa e Educação (160h)

Ementa: Analisa os diversos tipos de conhecimento, enfatizando o método científico em seus aspectos qualitativos e quantitativos. Aborda as diretrizes para a elaboração de trabalhos científicos: as etapas do desenvolvimento, a construção lógica do trabalho e a redação do texto. Estuda os conceitos e os métodos estatísticos, discutindo os mecanismos de coleta, organização, apresentação e análise de dados e de informação. Por meio de um projeto integrador, desenvolve ações referentes à prática de ensino, utilizando a escola como espaço de investigação.

 

Módulo: Formação Cidadã II (120h)

Ementa: Aborda as questões fundamentais relativas à inclusão social e ao protagonismo dos movimentos sociais nos termos da formação cidadã e humanista. Estuda os métodos filosóficos e teorias do conhecimento, sendo a “Ética” um tema filosófico articulado ao pensamento crítico. A temática da “Cidadania”, por sua vez, contempla as questões pertinentes à práxis transformadora e a cidadania ativa a partir de diferentes campos do saber. O desenvolvimento do módulo respeita as especificidades dos cursos, vinculando as discussões à formação geral por meio de temáticas, dentre as quais estão a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, os direitos humanos, a inclusão e a Libras (Língua Brasileira de Sinais). Tais atividades ocorrem, em função de três eixos de formação cidadã definidos, e de suas respectivas áreas, conforme descritos a seguir:

 

  • Eixo Estético-somático – relativo ao desenvolvimento da sensibilidade do aluno – preocupa-se com a expressão pessoal (oral, corporal, escrita), com a comunicação, integração corporal e relacionamento humano.
  • Eixo de Conhecimento Compreensivo – tem o propósito de ampliar a compreensão do aluno, ao tratá-lo como parte da cultura e de um complexo cognitivo, existencial, cultural, sócio-histórico, econômico-político e ético.
  • Eixo de Práticas Interativas – objetiva integrar o corpo discente no fazer reflexivo, na execução de projetos teórico-práticos comuns; atenuar as dicotomias entre teoria e prática, bem como entre a universidade e a cidadania – ações de extensão universitária.

 

 

3º Período

 

Módulo: Ética (120h)

Ementa: Apresenta os principais elementos que caracterizam a reflexão ética e política do período de transição do que se convencionou chamar de Idade Média para a Idade Moderna, até 1500 d.C., aproximadamente. Indicar-se-á influência do pensamento ético e político antigo neste momento, bem como, as rupturas que se apresentam como marca da ética e política modernas. O ensino de filosofia, tomando a ética em sentido amplo, será tratado como lugar de imaginação ética e política. Considera a relação do ensino de filosofia com os valores vigentes, bem como, com a liberdade, entre outros temas próprios da ética e da política.


Módulo: Fundamentos da Ação Docente (160h)

Ementa: Propõe uma reflexão sobre o processo de ensino e de aprendizagem, tendo como referência as questões sobre os saberes docentes e a identidade profissional. Considerando-se os aspectos da tecnologia da educação e dos fundamentos psicológicos, comprometidos com a construção do sujeito individual e do sujeito coletivo, o módulo visa contemplar a abordagem histórica da didática e as teorias acerca dos processos educacionais envolvendo as aprendizagens, assim como diferentes abordagens metodológicas. Destaca a relação professor-aluno-conhecimento e os procedimentos pedagógicos de planejamento do trabalho docente. As ações do módulo são articuladas por um projeto integrador que utiliza tecnologias como suporte transversal, objetivando a iniciação na prática de ensino.

 

Módulo: Religião e Filosofia Medieval (160h)

Ementa: Estuda o pensamento filosófico medieval a partir de três perspectivas:

a) a história da filosofia, que estuda os pensamentos dos principais filósofos medievais, sob a perspectiva da influência da filosofia grega e árabe, e as evoluções, diferenças e rupturas entre os pensadores medievais;

b) a filosofia da religião, que estuda como os filósofos medievais refletiram sobre um dos temas fundamentais do mundo medieval, a religião, e de como as tensões com a teologia vai constituir a filosofia da religião medieval e o posterior desenvolvimento da filosofia da religião no mundo moderno;

c) a antropologia filosófica, que estuda as principais concepções do ser humano no mundo medieval europeu.


4º Período

 

Módulo: Atividades Complementares (80h)

Ementa: Trata-se de estimular a participação discente em atividades que permitam ampliar a sua formação filosófica, docente e cultural. Fazer dialogar os saberes da tradição filosófica, os conhecimentos próprios da formação para a docência com o cotidiano, com a cultural, em suas muitas manifestações, com as diferentes áreas de conhecimento existentes dentro e fora da Universidade, é o que se persegue. A relação indicada é o elemento inegociável destas atividades.

 

Módulo: Epistemologia (120h)

Ementa: Apresenta as questões fundamentais da teoria do conhecimento, concernentes à reflexão acerca da possibilidade, da origem, da natureza e dos modos do conhecimento, em diferentes momentos da tradição filosófica, dando ênfase ao conhecimento científico. Esta reflexão se ocupa em pensar o ensino de filosofia como lugar de problematizar o conhecimento, o científico de modo específico, bem como, verifica como, no cotidiano, ele se articula com outras formas de conhecimento do mundo.

 

Módulo: Filosofia da Linguagem e Política (120h)

Ementa: Verifica como o pensamento político, no interior da tradição filosófica, se configura na Modernidade, especialmente a partir de 1500 d.C., e como ele se caracteriza na contemporaneidade. Em articulação, a filosofia da linguagem tratará do discurso nas dimensões individual e social, privada e pública, portanto em direta vinculação com as relações humanas e sociais.

 

Módulo: Gestão, Democracia e Escola (120h)

Ementa: Discute as múltiplas determinações históricas, sociológicas, econômicas e os fundamentos teóricos da administração escolar. Reflete sobre os pressupostos básicos de uma administração escolar voltada para a transformação social por meio: da gestão democrática, dos processos de participação dos alunos e comunidade, da aproximação do contexto sócio histórico dos alunos com os processos pedagógicos da escola, do estudo dos planos e políticas de educação no Brasil, com ênfase nas reformas dos anos 1990. Estuda as políticas educacionais em curso e a legislação de ensino, no que diz respeito à organização da Educação Básica e financiamento da educação. A Residência pedagógica articulará as questões discutidas no módulo visando à formação docente.


5º Período

 

Módulo: Educação, Inclusão e Libras (120h)

Ementa: Reflete sobre os desafios postos à formação docente no que diz respeito à construção de um espaço educacional inclusivo. Aborda as mais frequentes questões que envolvem a prática de ensino e propõe o uso de estratégias diferenciadas, na perspectiva da educação inclusiva e da transversalidade do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no sistema regular de ensino. Trabalha ainda, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), destacando-a como a primeira língua das pessoas com surdez e promovendo a prática docente da mesma. Apresenta a distinção dos aspectos estruturais e pragmáticos da Língua Portuguesa e da LIBRAS. As ações do módulo serão articuladas por um projeto integrador, utilizando tecnologias como suporte transversal, considerando a prática de ensino.

 

Módulo: Filosofia da Linguagem (80h)

Ementa: Desdobra as reflexões ao redor da linguagem no contexto da contemporaneidade, dando especial ênfase ao que diz respeito às comunidades de comunicação e à hermenêutica. O ensino de filosofia se ocupa do tratamento da linguagem como expressão do mundo, numa inspiração fenomenológica. Desta perspectiva assume que, de algum modo, a ampliação da linguagem é igualmente, ampliação do modo de ser no mundo.


Módulo: Filosofia da Ciência (100h)

Ementa: Caracteriza a filosofia da ciência, bem como acompanha o seu desenvolvimento histórico, especialmente no que tange ao estatuto da verdade que reivindica o conhecimento científico.

 

Módulo: Filosofia Geral e Moderna (120h)

Ementa: Apresenta os principais aspectos da primeira metade do período denominado de Filosofia Moderna (aproximadamente entre 1400 a 1700 d. C), especialmente como aparecem no pensamento de Descartes; trata, em sentido geral, da filosofia em sua metodologia, mas sobretudo, do próprio sentido da filosofia, do fazer filosófico.


6º Período

 

Módulo: Atividades Complementares (80h)

Ementa: Trata-se de estimular a participação discente em atividades que permitam ampliar a sua formação filosófica, docente e cultural. Fazer dialogar os saberes da tradição filosófica, os conhecimentos próprios da formação para a docência com o cotidiano, com a cultural, em suas muitas manifestações, com as diferentes áreas de conhecimento existentes dentro e fora da Universidade, é o que se persegue. A relação indicada é o elemento inegociável destas atividades.

 

Módulo: Estética (120h)

Ementa: Apresenta como a noção de belo, a percepção estética se configura na Filosofia Antiga e Medieval, ao mesmo tempo, indica como a obra de arte deste período assimila, revela, problematiza as concepções de mundo, de ser humano, éticas, políticas, especialmente no período Medieval. Esta indicação será tratada como possibilidade para o ensino de filosofia seja para tratar da estética correspondente ao período, seja para tratar da própria produção filosófica desta época.

 

Módulo: Filosofia Moderna (120h)

Ementa: Apresenta os principais aspectos da Filosofia Moderna (aproximadamente a partir de 1700 d. C), especialmente como aparecem no pensamento de Hume e Kant e trata, em sentido geral, de como se caracteriza a reflexão sobre a ontologia e o lugar da metafísica neste momento da história do conhecimento e da tradição filosófica em especial.

 

Módulo: Novas Tecnologias e Práticas Educativas (100h)

Ementa: Discute o papel da ciência e da tecnologia na vida humana como elemento de transformação do meio para resolução de problemas, refletindo sobre os conceitos em diferentes épocas e na atualidade. Reflete criticamente sobre o uso de tecnologias da informação e da comunicação no cotidiano, de modo a preparar professores para lidar com as demandas da educação presencial e da educação a distância, na vivência social contemporânea e no ambiente escolar, estimulando o uso de TICs, incluindo o uso de games com fins educativos. As ações do módulo serão articuladas por um projeto integrador, utilizando tecnologias como suporte transversal, considerando a prática de ensino.

 

Módulo: Pesquisa em Filosofia (120h)

Ementa: Introduz os principais elementos que caracterizam a pesquisa em filosofia, bem como, amplia o exercício de escrita filosófica. A metodologia e a redação filosóficas ampliam o domínio das ferramentas de pesquisa acadêmica, especialmente, para o início da produção referente ao trabalho de conclusão de curso. Insere-se nesta reflexão o ensino de filosofia para explorar o aspecto investigativo, curioso que caracteriza a filosofia, bem como, o esforço metodológico de diferentes correntes filosóficas no seu modo de dizer o mundo.


7º Período

 

Módulo: Estágio Supervisionado (240h)

Ementa: Constitui-se na criação de processos através dos quais se possa transitar da teoria à prática e determinar um lugar particular para a intervenção filosófica no conjunto de nossa experiência. Concebe-se a prática de ensino sob a forma de Estágio Supervisionado como parte constituinte do conjunto da formação do aluno de filosofia, com a qual se pretende dialogar ao longo de toda sua formação.

 

Módulo: Filosofia Contemporânea e Estética (120h)

Ementa: Apresenta os principais temas e problemas da Filosofia Contemporânea (até o fim do século de 1800), bem como, a maneira como a percepção estética se configura na contemporaneidade e no anterior, portanto, na modernidade.

 

Módulo: Filosofia Latinoamericana (80h)

Ementa: Problematiza a relação entre o contexto histórico-cultural e a produção da filosofia e estuda os principais autores latino-americanos que assumiram o desafio de pensar a filosofia a partir do seu contexto histórico-geográfico-cultural da América Latina. Dentro dessa perspectiva, o módulo se divide em duas partes:

a) uma que estuda os filósofos brasileiros e a filosofia produzida no Brasil;

b) a segunda que estuda alguns dos principais filósofos e pensamentos filosóficos da América Latina hispanofalante e do Caribe.

 

Módulo: Pesquisa Filosófica (80h)

Ementa: Transforma uma intenção de pesquisa, construídas anteriormente, em uma pesquisa que investiga um problema e o trata filosoficamente, obedecendo o rigor da pesquisa acadêmica. A pesquisa assume a especificidade de dialogar com a tradição filosófica revisitando seus problemas e/ou tomando como fonte para a interpretação dos problemas contemporâneos. Esta pesquisa se materializa numa produção que observa a singularidade da linguagem e redação filosóficas. A pesquisa e a redação filosófica se constituem, portanto, em mais um estágio da construção do trabalho de conclusão de curso.


8º Período

 

Módulo: Estágio Supervisionado (240h)

Ementa: Constitui-se na criação de processos através dos quais se possa transitar da teoria à prática e determinar um lugar particular para a intervenção filosófica no conjunto de nossa experiência. Concebe-se a prática de ensino sob a forma de Estágio Supervisionado como parte constituinte do conjunto da formação do aluno de filosofia, com a qual se pretende dialogar ao longo de toda sua formação.

 

Módulo: Filosofia Contemporânea (120h)

Ementa: Apresenta os principais temas e problemas da Filosofia Contemporânea, a partir de 1900, aproximadamente, e como eles se configuram na prática do ensino de filosofia.

 

Módulo: Pensamento Latinoamericano (80h)

Ementa: O Pensamento Latinoamericano aqui é uma continuação do módulo Filosofia Latinoamericano e estuda a busca e a expressão da identidade latino-americana no contexto da globalização a partir de duas perspectivas: a) a filosofia e o pensamento social crítico latino-americano contemporâneo; b) a arte e o pensamento estético latino-americano.

 

Módulo: Produção Filosófica (80h)

Ementa: Torna público o resultado de um processo de pesquisa em filosofia apresentando o trabalho de conclusão de curso em sua versão final.

Comunicar erros

COORDENADOR

WESLEY DOURADO
wesley.jpg
Minicurrículo

 filosofia.jpg

Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

Acesso Restrito

Portal do Aluno / Docente
Portal CAPES
INFORMAÇÕES DO CURSO

Modalidade: Presencial
Grau: Licenciatura
Reconhecimento: Portaria Nº 286 de 21/12/12
Duração: 4 anos

Mensalidade 2018

Valor para pagamento antecipado:
R$ 475,00*

Valor para pagamento após o vencimento:
R$ 482,23

*Desconto válido para pagamento até o dia do vencimento, nos termos do contrato de prestação de serviços educacionais.

Horário de aula: Noite - 19h30 às 23h