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Módulo segunda licenciatura

1º Período

Módulo: Introdução à Filosofia (60h)

Ementa: Mostra a diversidade, as muitas perspectivas que acabam por caracterizar o campo de investigação filosófica presente em toda a sua tradição, no enfrentamento dos mesmos e muitos problemas em diferentes momentos da história. Por isto mesmo se persegue a apresentação panorâmica do exercício filosófico, muito mais que uma catalogação das correntes filosóficas em certa ordem cronológica. Este percurso se articula com outro exercício, qual seja: a compreensão dos textos filosóficos, bem como a construção de textos que favoreçam a apropriação dos elementos próprios da escrita, leitura e interpretação filosóficas. Por fim se deseja perceber as implicações desta multifacetada condição da filosofia para refletir sobre o seu ensino: perguntar-se-á pelas condições mesmas de fazê-lo diante dos diversos sentidos que o exercício filosófico e a própria filosofia assumem dentro da tradição filosófica em diferentes momentos de sua história.

Temas:

  • Panorama Geral da Filosofia (40h)
  • Leitura e redação filosófica (20h) 

Bibliografia Básica:

01. DURANT, Will. A história da filosofia. Luiz Carlos do Nascimento Silva. São Paulo: Nova Cultural, 2000. Disponível em: http://zanela.blogspot.com.br/2014/02/durant-will-historia-da-filosofia-pdf.html
02. LEBRUN, Gerard. A filosofia e sua história. São Paulo: Cosac & Naify, 2006.
03. SEVERINO, Antônio Joaquim. Como ler um texto de filosofia. São Paulo: Paulus, 2008. Disponível em: https://docs.google.com/file/d/0Bw0FtLsHC0K3YjVQY1duSFpOLVE

Bibliografia Complementar: 

01. . CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Tradução de Ingrid M. Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. (Coleção Ensino de Filosofia)
02. COSSUTTA, Frederic. Elementos para a leitura dos textos filosóficos. Paulo Neves. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
03. GELAMO, Rodrigo Pelloso. O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia?  Rodrigo Pelloso Gelamo. - São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. Disponível em: http://www.culturaacademica.com.br/_img/arquivos/%7BDE44A0D1-1710-4F9B-B0F8-347122201111%7D_Ensino_da_filosofia_limiar_da_contemp-NOVA%20P4.pdf
04. MATTAR, João. Introdução à Filosofia. Ed. Pearson. 2010.
05. FOLSCHEID, Dominique & WUNENBURGER, Jean-Jacques. Metodologia Filosófica. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Módulo: Ética (40h)

Ementa: Apresenta os principais elementos que caracterizam a reflexão ética e política do período de transição do que se convencionou chamar de Idade Média para a Idade Moderna, até 1500 D.C., aproximadamente. Indicar-se-á influência do pensamento ético e político antigo neste momento, bem como, as rupturas que se apresentam como marca da ética e política modernas. O ensino de filosofia, tomando a ética em sentido amplo, será tratado como lugar de imaginação ética e política. Considera a relação do ensino de filosofia com os valores vigentes, bem como, com a liberdade, entre outros temas próprios da ética e da política.

Temas:

  • Fundamentos da Ética (20h)
  • Ética e Política (20h)

Bibliografia Básica:
01. ARISTÓTELES. A política. São Paulo: Martins Fontes, 2006. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/marcos/hdh_aristoteles_a_politica.pdf
02. MATTAR, João e ANTUNES, Matia Thereza Pompa. Filosofia e Ética. Pearson, 2014
03. ROUSSEAU, Jean Jacques. Do contrato social. São Paulo: Martins Fontes, 2011. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cv00014a.pdf

Bibliografia Complementar:
01. GALO, Silvio (Coord.). Ética e Cidadania. Caminhos da Filosofia. Campinas, SP: Papirus Editora,  2003. Disponível em: https://www.livrebooks.com.br/livros/etica-e-cidadania-silvio-gallo-swv0zr4f534c/baixar-ebook
02. HOBBES, T. Leviathan. São Paulo, Martins Fontes, 1994.
03. LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo civil. Petrópolis: Vozes, 1996. Disponível em: http://www.xr.pro.br/if/locke-segundo_tratado_sobre_o_governo.pdf
04. MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. São Paulo: Martins Fontes, 2010. Disponível em: http://www.portalabel.org.br/images/pdfs/o-principe.pdf
05. SPINOZA, Baruch de. Ética: demonstrada a maneira dos geômetras. Antônio Simões. Coimbra: Atlântida editora, 1965. Disponível em: http://www.netmundi.org/home/wp-content/uploads/2017/03/Espinosa-Cole%C3%A7%C3%A3o-Os-Pensadores-1983.pdf

Módulo: Filosofia Antiga e Lógica (80h)

Ementa: Compreende os principais aspectos do pensamento filosófico antigo, a partir do 4º. Século A.C., com especial ênfase na obra de Aristóteles e, amplia a compreensão dos elementos da lógica clássica que permita descer aos detalhes desta racionalidade. Trata-se, também, de apresentar os principais aspectos do pensamento ético da antiguidade, especialmente dos filósofos do 5º. e 4º. Séculos A.C.

Temas:

  • História da Filosofia Antiga (60h)
  • Lógica  (20h) 


Bibliografia Básica:
01. ARISTÓTELES. Organon. Lisboa: Editora Guimarães, 1986. Disponível em: https://marcosfabionuva.files.wordpress.com/2011/08/organon-i-trad-pinharanda-gomes.pdf
02. BRAGA JUNIOR, Antonio Djalma; LOPES, Luís Fernando. Introdução à Filosofia Antiga. Curitiba, PR: Ed. InterSaberes, 2015 (Disponível: Biblioteca virtual da UMESP)
03. BLANCHET, Robert. História da lógica: de Aristóteles a Bertrand Russell. Lisboa: Edições 70, 1985.

Bibliografia Complementar: 
01. ANGIONI, Lucas. Introdução à teoria da predicação em Aristóteles. Campinas: UNICAMP, 2006.
02. ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Trad. Leonel Vallandro e Gerd Borheim. São Paulo: Abril Cultural, 1973 (Col. Os Pensadores). Disponível em: http://portalgens.com.br/portal/images/stories/pdf/aristoteles_etica_a_nicomaco_poetica.pdf
03. HOBUSS, João F. Nascimento. Introdução à história da filosofia antiga. Pelotas, RS: NEPFIL online, 2014. 172 p. – (Série Dissertatio-Filosofia).
04. KNEALE, W. & KNEALE, M. O desenvolvimento da lógica. Lisboa: Fundação Caloustre Gulbenkian, 1972
05. TAVARES, Renata; NOYAMA, Samon. Textos clássicos de Filosofia Antiga. Uma introdução a Platão e Aristóteles. Curitiba, PR: Ed. InterSaberes, 2017 (Disponível: Biblioteca virtual da UMESP).  

Módulo: Estágio Supervisionado (100h)
Observa o ambiente escolar, planeja e ministra aulas de Filosofia no Ensino Médio. Auxilia professores desta disciplina por meio da monitoria. Participa de atividades em eventos científicos. Orienta, discute e supervisiona as atividades ligadas à prática de Ensino de Filosofia e as atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado Obrigatório de Licenciatura.

2º Período


Módulo: Religião e Filosofia Medieval (80h)

Ementa: Estuda o pensamento filosófico medieval a partir de duas perspectivas: a) estuda os pensamentos dos principais filósofos medievais, sob a perspectiva da influência da filosofia grega e árabe, e as evoluções, diferenças e rupturas entre os pensadores medievais; b) a filosofia da religião, que estuda como os filósofos medievais refletiram sobre um dos temas fundamentais do mundo medieval, a religião, e de como as tensões com a teologia vai constituir a filosofia da religião medieval e o posterior desenvolvimento da filosofia da religião no mundo moderno.

Temas:

  • História da Filosofia Medieval (40h)
  • Filosofia da Religião (40h)

 

 Bibliografia Básica: 

01. GILSON, É. A Filosofia na Idade Média. Trad. E. Brandão. São Paulo, Martins Fontes, 1995. Disponível em: https://marcosfabionuva.files.wordpress.com/2012/04/e-gilson-a-filosofia-na-idade-mc3a9dia.pdf 
02. NASCIMENTO, Carlos A. O que é Filosofia Medieval. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1992. Disponível em: http://www.netmundi.org/home/wp-content/uploads/2017/04/Cole%C3%A7%C3%A3o-Primeiros-Passos-O-Que-%C3%A9-Filosofia-Medieval.pdf
03. TOMÁS DE AQUINO. Verdade e Conhecimento (Bil.: latim/port.) São Paulo, Martins Fontes, 2011. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3237870/mod_resource/content/1/VERDADE%20E%20CONHECIMENTO.pdf 

Bibliografia Complementar: 

01. CROATTO, J. S. As Linguagens da Experiência Religiosa. Uma Introdução à Fenomenologia da Religião. São Paulo: Paulinas, 2001
02. SANTOS, Bento Silva. História da Filosofia Medieval. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, ES. Secretaria de Ensino a Distância, 2015. Disponível em: http://www.ricardocosta.com/sites/default/files/livros/pdf/web_historia_da_filosofia_medieval.pdf
03. STORCK.Alfredo. Filosofia Medieval. Zahar, Rio de Janeiro: s/d. Disponível em: https://portalconservador.com/livros/Alfredo-Storck-Filosofia-Medieval.pdf
04. REALE, Giovanni; ANTISSERI, D. História da Filosofia Vol. 2. Patrística e Escolástica. São Paulo: Paulus, 2007. Disponível em: https://marcosfabionuva.files.wordpress.com/2012/04/reale-g-antiseri-d-historia-da-filosofia-vol-1.pdf
05. TOMÁS DE AQUINO. A Prudência a virtude da decisão certa. São Paulo, Martins Fontes, 2005
06. ZILLES, Urbano. Filosofia da religião. São Paulo: Paulus, 2004. Disponível em: http://ebookscloud.com.br/wp-content/uploads/2016/11/Filosofia-da-Regili%C3%A3o-Urbano-Zilles.pdf
07. ZILLES, Urbano. Fé e razão no pensamento medieval. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996.

Módulo: Epistemologia – (40h) 

Ementa: Apresenta as questões fundamentais da teoria do conhecimento, concernentes à reflexão acerca da possibilidade, da origem, da natureza e dos modos do conhecimento, em diferentes momentos da tradição filosófica, dando ênfase ao conhecimento científico. Esta reflexão se ocupa em pensar o ensino de filosofia como lugar de problematizar o conhecimento, o científico de modo específico, bem como, verifica como, no cotidiano, ele se articula com outras formas de conhecimento do mundo.

Temas:

  • Teoria do Conhecimento (20h)
  • Problematização do Conhecimento (20h) 

 

Bibliografia Básica:
01. FUMERTON, Richard. Epistemologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. Disponível em  http://metodista.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788532647290/pages/-1
02. HUME, David. Investigações sobre o entendimento humano. Disponível em  http://livros01.livrosgratis.com.br/cv000027.pdf
03. KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. Perspectiva, São Paulo, 1989. Disponível em https://leandromarshall.files.wordpress.com/2012/05/kuhn-thomas-a-estrutura-das-revoluc3a7c3b5es-cientc3adficas.pdf

Bibliografia Complementar:
01. ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência Introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Ars Poética, 1996. Disponível em https://www.skoob.com.br/livro/pdf/filosofia-da-ciencia/livro:4755/edicao:452183 
02. ANDERY, M. A. et al., Para compreender a ciência, Espaço e Tempo, RJ, 1988
03. DESCARTES, R. Meditações Metafísicas. São Paulo: Abril, 1975 Disponível em: http://lelivros.love/book/baixar-livro-meditacoes-metafisicas-rene-descartes-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/
04. MIRANDA, Luiz Felipe Sigwalt de. Introdução Histórica à Filosofias das Ciências. Curitiba: InterSaberes, 2016. Disponível em:  http://metodista.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788559720457/pages/-5
05. POPPER, Karl. Conhecimento Objetivo. Belo Horizonte, MG - São Paulo: Itatiaia/EDUSP, 1975. Disponível em: https://www.skoob.com.br/livro/pdf/conhecimento-objetivo/livro:38405/edicao:42013

Módulo: Filosofia Moderna (100h)

Ementa: Apresenta os principais aspectos da primeira metade do período denominado de Filosofia Moderna (aproximadamente entre 1400 a 1700 d. C), especialmente como aparecem no pensamento de Descartes; trata, em sentido geral, da filosofia em sua metodologia, mas sobretudo, do próprio sentido da filosofia, do fazer filosófico.

Temas:

  • Princípios da Filosofia Moderna – Racionalismo (40h)
  • Filosofia e o Iluminismo (40h)
  • Filosofia e o Empirismo (20h)


Bibliografia Básica:
01. FERREIRA, Fábio L. História da Filosofia Moderna. Curitiba: InterSaberes, 2015. Disponível em: http://metodista.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788544302903/pages/-2
02. HABERMAS, Jürgen. Discurso filosófico da modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 2002. Disponível em: https://www.skoob.com.br/livro/pdf/o-discurso-filosofico-da-modernidade/livro:44398/edicao:48703
03. HUENEMANN, Charlie. Racionalismo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. Disponível em: http://metodista.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788532644510/pages/-1

Bibliografia Complementar:
01. ADALBOSCO, Claudio A. Kant & a Educação. Belo Horizonte, MG: Autentica, 2011. Disponível em: http://metodista.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788582170168/pages/-1
02. FRANKLIN, L. Descartes, o nascimento da razão moderna. Col. Logos . São Paulo: Moderna, 1989.
03. GHIRALDELLI Jr., Paulo. O que é Dialética do iluminismo. Barueri, SP: MANOLE, 2010. Disponível em: http://metodista.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788520430514/pages/-4
04. GRESPAN, Jorge. Revolução Francesa e Iluminismo. São Paulo: Contexto, 2014. Disponível em: http://metodista.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788572442367/pages/-2
05. HUSSERL, E., Meditações cartesianas – Introdução à Fonomenologia. São Paulo: Madras, 2001. Disponível em: https://www.skoob.com.br/livro/pdf/meditacoes-cartesianas/livro:71874/edicao:79249
06. NETO, José Ferraz (org). Correntes Modernas de Filosofia. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. Disponível em: http://metodista.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788543009438/pages/-14
07. ROTTERDAM, Erasmo de. Elogio da Loucura. São Paulo: Atena Editora, 2002. Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/erasmo.pdf
08. RORTY, Richard. A filosofia e o espelho da natureza. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.
09. VIDAL, Vera; CASTRO, Susana de (Org.). A questão da verdade: da metafísica moderna ao pragmatismo. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006.

Módulo: Filosofia Política e da Linguagem (80h) 

Ementa: Desdobra as reflexões ao redor da linguagem no contexto da contemporaneidade, dando especial ênfase ao que diz respeito às comunidades de comunicação e à hermenêutica. Verifica como o pensamento político, no interior da tradição filosófica, se configura na Modernidade, especialmente a partir de 1500 d.C., e como ele se caracteriza na contemporaneidade.

Temas:

  • Filosofia Política (40h)
  • Filosofia da Linguagem (40h)


Bibliografia Básica:

01. COSTA, Max William Alexandre da. Uma Introdução à Filosofia da Linguagem. Curitiba: Edições InterSaberes, 2015. Disponível em: http://metodista.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788544302668/pages/5
02. MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Linguagem – De Platão a Foucault. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 2009. Disponível em: http://lelivros.love/book/baixar-livro-textos-basicos-de-linguagem-de-platao-a-foucault-danilo-marcondes-em-pdf-epub-mobi-ou-ler-online/
03. SADER, Emir. Estado e política em Marx. São Paulo: Boitempo Editorial, 2015. Disponível em: https://www.skoob.com.br/livro/pdf/estado-e-politica-em-marx/livro:89672/edicao:457425

Bibliografia Complementar: 

01. ALMEIDA, Antonio Charles Santiago. Filosofia Política. Curitiba: InterSaberes, 2015. Disponível em: http://metodista.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788544302842/pages/-2
02. ARENDT, Hannah. A condição humana. São Paulo: Forense universitária, 2008. Disponível em: https://www.skoob.com.br/livro/pdf/a-condicao-humana/livro:6799/edicao:7991
03. FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2010. Disponível em: http://lelivros.love/book/baixar-livro-as-palavras-e-as-coisas-michel-foucault-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/
04. GHIRALDELLI Jr, Paulo. Filosofia Política da Educadores - Democracia e direitos de minorias. Barueri, SO: Manole, 2013. Disponível em: http://metodista.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788520433744/pages/-30
05. MAURICE, Merlean Ponty. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999. Disponível em: https://monoskop.org/File:Merleau_Ponty_Maurice_Fenomenologia_da_percep%C3%A7%C3%A3o_1999.pdf
06. RICOEUR, Paul. Hermenêutica e ideologias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. Disponível em:  https://www.skoob.com.br/livro/pdf/hermeneutica-e ideologias/livro:146198/edicao:162687
07. SEARLE, John R. Mente, Corpo e Sociedade: Filosofia no mundo real. São Paulo: ROCCO, 2000. Disponível em: http://lelivros.love/book/baixar-livro-mente-linguagem-e-sociedade-john-r-searle-em-pdf-epub-mobi-ou-ler-online/
08. VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault – Filosofia & Politica. São Paulo: AUTENTICA, 2011. Disponível em: http://lelivros.love/book/baixar-livro-foucault-filosofia-politica-alfredo-veiga-neto-em-pdf-epub-mobi-ou-ler-online/
09. BOBBIO, Norberto. Estudos sobre Hegel: direito, sociedade civil, estado. 2.ed. São Paulo: Ed. UNESP: Brasiliense, 1991.
10. HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. Guido Antônio de Almeida. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

Módulo: Estágio Supervisionado (100h)

Observa o ambiente escolar, planeja e ministra aulas de Filosofia no Ensino Médio. Auxilia professores desta disciplina por meio da monitoria. Participa de atividades em eventos científicos. Orienta, discute e supervisiona as atividades ligadas à Prática de Ensino de Filosofia e as atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado Obrigatório de Licenciatura.

3º Período

 
Módulo: Educação, Inclusão e Libras (60h)

Ementa: Reflete sobre os desafios postos à formação docente no que diz respeito à construção de um espaço educacional inclusivo. Aborda as mais frequentes questões que envolvem a prática de ensino e propõe o uso de estratégias diferenciadas, na perspectiva da educação inclusiva e da transversalidade do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no sistema regular de ensino. Trabalha ainda, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), destacando-a como a primeira língua das pessoas com surdez e promovendo a prática docente da mesma. Apresenta a distinção dos aspectos estruturais e pragmáticos da Língua Portuguesa e da LIBRAS. As ações do módulo serão articuladas por um projeto integrador, utilizando tecnologias como suporte transversal, considerando a prática de ensino.

Temas:

  • Educação Inclusiva (40h)
  • Libras (20h) 

 

Bibliografia Básica:

01. CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walquiria Duarte. Dicionário Enciclopédico Ilustrado da Língua de Sinais Brasileira. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/Imprensa Oficial do Estado, 2001.
02. COSTA-RENDERS. Elizabete Cristina. Educação e espiritualidade: pessoas com deficiência sua invisibilidade e emergência. São Paulo: Paulus, 2009.
03. REILY, Lúcia. Escola Inclusiva: linguagem e mediação. Campinas-SP. Papirus, 2004.

Bibliografia Complementar:
01. BRASIL. SEESP. Catálogo de publicações. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/seesp/index.php?option=content&task=view&id=64&Itemid=193 .
02. BRASIL. Ministério da Educação. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC, 2008. Disponível:http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf.
03. JANNUZZI, Gilberta de Martino. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. Campinas: Autores Associados, 2006.
04. MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão Escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2005.
05. PEREIRA, Maria Cristina da Cunha. Leitura, escrita e surdez. São Paulo: FDE, 2005.
06. SACKS, Oliver. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
07. SKLIAR, Carlos. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação 2005.

Módulo: Estética (40h)

Ementa: Apresenta como a noção de belo, a percepção estética se configura na Filosofia Antiga e Medieval, ao mesmo tempo, indica como a obra de arte deste período assimila, revela, problematiza as concepções de mundo, de ser humano, éticas, políticas, especialmente no período Medieval. Esta indicação será tratada como possibilidade para o ensino de filosofia seja para tratar da estética correspondente ao período, seja para tratar da própria produção filosófica desta época.

Temas:

  • Configuração da Estética na Filosofia Antiga e Medieval (20h)
  • Percepção Estética na Modernidade (20h)

 
Bibliografia Básica:
1.  ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Disponível em: http://portalgens.com.br/portal/images/stories/pdf/aristoteles_etica_a_nicomaco_poetica.pdf
2. HEGEL, G. F. W. Estética. Lisboa. Ed. Guimarães, 1993.
3. NOYAMA, Samon. Estética e Filosofia da Arte. Curitiba, PR: Intersaberes, 2016. Disponível na biblioteca virtual da Umesp.

Bibliografia Complementar:
1. COLEÇÃO Os Pensadores. Os Pré-socráticos. vol 01. Nova Cultural. 1996. Disponível em: http://files.filosofia-com0.webnode.com/200000001 90f1191ea9/_Colecao_Os_Pensadores__Vol_01.pdf
2. EAGLETON, T. A Ideologia da Estética. Rio de Janeiro: Zahar. 1993.
3. PLATÃO. A República. Disponível em: http://www.eniopadilha.com.br/documentos/Platao_A_Republica.pdf
4. PLATÃO. Apologia de Sócrates. Disponível em: http://nous.life/Biblioteca/Filosofia/Plat%C3%A3o/Apologia%20de%20S%C3%B3crates%20-%20Plat%C3%A3o.pdf
5. SANTOS, Trindade J. Platão: A construção do conhecimento. Paulus. 2012. Disponível em: http://www.paulus.com.br/loja/appendix/2998.pdf
6. SIQUEIRA, Sonia Maria Goncalves. A estética da Idade Média. Lorena, SP: Centro Cultural Teresa D'Avila, 1994.
7. TRABATTONI, Franco. Platão. (Tradução: Rineu Quinalia). Annablume. 2010. Disponível em: https://digitalis-dsp.uc.pt/jspui/bitstream/10316.2/34790/1/Plat%C3%A3o.pdf?ln=pt-pt1. Vernant, Jean-Pierre.
8. VERNANT,  Jean Pierre. As Origens do Pensamento Grego. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/293506/mod_resource/content/1/VERNANT%2C%20Jean-Pierre.%20As%20Origens%20do%20Pensamento%20Grego.%20%28Completo%29.pdf

Módulo: Filosofia da Ciência (60h)

Ementa: Caracteriza a filosofia da ciência, bem como acompanha o seu desenvolvimento histórico, especialmente no que tange ao estatuto da verdade que reivindica o conhecimento científico.

Tema:

  • Filosofia da Ciência e o Conhecimento Científico (60h)

Bibliografia Básica:
01. KANT, Immanuel. Crítica da Faculdade de Julgar. Petropolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2016.Disponível em:  http://metodista.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/search?utf8=%E2%9C%93&q=filosofia
02. MACHADO, Roberto. Foucault, a ciencia e o saber. Rio de Janeiro – RJ: Editora ZAHAR, 2006. Disponível em: http://lelivros.love/book/baixar-livro-foucault-a-ciencia-e-o-saber-roberto-machado-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/
03. MIRANDA, Luiz Felipe Sigwalt de. Introdução Histórica à filosofia das ciencias. Curitiba, Editora Intersaberes, 2016. Disponível em: http://metodista.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/search?utf8=%E2%9C%93&q=filosofia 

Bibliografia Complementar:
01. AUGUSTO COMTE. São Paulo: Abril Cultural, 1978 (Os Pensadores). Disponível em http://lelivros.love/book/baixar-livro-auguste-comte-os-pensadores-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/
02. BRUNO, GALILEU, CAMPANELA. (3ª edição) São Paulo: Abril Cultural, 1983 (Os Pensadores). Disponpivel em http://lelivros.love/book/baixar-livro-giordano-bruno-galileu-galilei-tommaso-campanella-os-pensadores-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/
03. FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes (10ª edição), 2016. PDF disponivel em http://lelivros.love/book/baixar-livro-as-palavras-e-as-coisas-michel-foucault-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/
04. FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária (7ª Edição), 2008. PDF disponivel em http://lelivros.love/book/baixar-livro-a-arqueologia-do-saber-michel-foucault-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/
05. FUMERTON, Richard. Epistemologia. Petropolis, RJ: Vozes, 2014. Disponível http://metodista.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/search?utf8=%E2%9C%93&q=filosofia
06. KOIRÉ, Alexandre. Galileu e a revolução científica do século XVII. In Estudos de História do Pensamento Científico. São Paulo/Rio: Ed. Forense Univ., 1991.
07. LOCKE, John. Ensaio sobre o entedimento humano. São Paulo: Saraiva, 2013. Disponível em http://lelivros.love/book/baixar-livro-ensaio-sobre-o-entendimento-humano-john-locke-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/
08. LOSEE, J. Introdução Histórica à Filosofia da Ciência. Zahar, Rio de Janeiro: 1980.
09. POPPER, Karl. Conhecimento Objetivo. São Paulo: Itatiaia/EDUS - Disponível em: https://kupdf.com/download/conhecimento-objetivo-karl-popper_58c98f11dc0d60c35e33902e_pdf
10. RUSSELL, Bertarnd. História da Filosofia Ocidental. São Paulo: Companhia Nacional, 1957. Disponível em: http://lelivros.love/book/baixar-livro-historia-da-filosofia-ocidental-bertrand-russell-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/

Módulo: Filosofia Contemporânea (80h)

Ementa: Apresenta os principais temas e problemas da Filosofia Contemporânea, a partir de 1900, aproximadamente, e como eles se configuram na prática do ensino de filosofia.

Temas:

  • Filosofia Contemporânea e Cultura (40h)
  • Filosofia Contemporânea e Política (40h)


Bibliografia Básica:
01. FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. Trad. Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
02. GADAMER. Hans-Georg. Verdade e método. Trad. Flávio Paulo Meurer. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. 2v. Disponível em: https://marcosfabionuva.files.wordpress.com/2011/08/verdade-e-metodo-i.pdf
03. RICOEUR, Paul. Hermenêutica e ideologias. Trad. Hilton Japiassu. Petrópolis: Vozes, 2008.

Bibliografia Complementar:
01. DARTIGUES, André. O que é fenomenologia. São Paulo: Centauro, 2003. Disponível em: https://slidept.com/download/andre-dartigues-o-que-e-a-fenomenologia-mal-formatado_5a0ff269d64ab29aff182b91_pdf
02. HABERMAS, J. Discurso Filosófico da Modernidade. São Paulo: Martins Fontes. 2001. Disponível em: http://charlezine.com.br/wp-content/uploads/O-Discurso-Filoso%CC%81fico-da-Modernidade-Habermas.pdf
03. IBER, Christian. Introdução à filosofia moderna e contemporânea: orientação sobre seus métodos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/Ebooks/Pdf/978-85-397-0185-8.pdf
04. MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. Tradução: Carlos Alberto Ribeiro de Moura São Paulo: Martins Fontes, 2000.
05. MONTEIRO, I. Luiz. História da Filosofia Contemporânea. Curitiba, PR: Intersaberes, 2015. Disponível na Biblioteca virtual da UMESP.
06. SARTRE, J-P. Questões de Método. São Paulo: Nova Cultural. 2007 (Coleção Os Pensadores).

Módulo: Filosofia Latino Americana (60h)

Ementa: Problematiza a relação entre o contexto histórico-cultural e a produção da filosofia e estuda os principais autores latino-americanos que assumiram o desafio de pensar a filosofia a partir do seu contexto histórico-geográfico-cultural da América Latina. Dentro dessa perspectiva, o módulo se divide em duas partes: a) uma que estuda os filósofos brasileiros e a filosofia produzida no Brasil; b) a segunda que estuda alguns dos principais filósofos e pensamentos filosóficos da América Latina hispano falante e do Caribe.

Temas:

  • Filosofia Latino Americana (40h)
  • Produção filosófica no Brasil (20h)

Bibliografia Básica:
01. DUSSEL, Enrique D. Filosofia da Libertação na America Latina. São Paulo: Edições Loyola, 1977. Disponivel http://enriquedussel.com/txt/Textos_Libros/29.Filosofia_da_libertacao.pdf
02. DUSSEL, Enrique D. Introducción a una Filosofía de la liberación latinoamericana. Colección Latinoamérica, Ed. Extemporaneos. México, 1977.
03. GOMES, Roberto. Crítica da razão tupiniquim, São Paulo: FTD, 1994. Disponivel http://www.iphi.org.br/sites/filosofia_brasil/roberto_gomes_critica_da_razao_tupiniquim.pdf

Bibliografia Complementar:
01. BEORLEGUI, Carlos. História del pensamento filosófico latino-americano: una búsqueda incesante de la identidad. 3ª ed., Bilbao: Universidad Deusto, 2010.
02. BONDY, Augusto S. ¿Existe una filosofía en nuestra América? México: Siglo XXI, XVI ed., 2004.
03. CESAR, Constanca Marcondes. Filosofia na America Latina. São Paulo: Paulinas, 1988.
04. DUSSEL, Enrique. Filosofia da libertação: crítica à ideologia da exclusão. 3. ed. São Paulo: Paulus, 2005.
05. DUSSEL, Enrique D. Introduccion a La Filosofia De La Liberacion. Bogotá: Editora Nueva América, 1995. Disponivel http://enriquedussel.com/txt/Textos_Libros/28.Intoduccion_filosofia_liberacion.pdf
06. ENGELMANN, Ademir Antonio; ENGELMANN, Derli Adriano; CORRÊA, Maria Elisa Leite. História da Filosofia no Brasil. Curitiba, PR: Editora Intersaberes, 2015 – Disponível na Biblioteca virtual da UMESP.
07. SEVERINO, Antônio Joaquim. A filosofia contemporânea no Brasil: conhecimento, politica e educação. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
08. ZEA, Leopoldo. La Filosofía americana como filosofia sin más. México: Siglo XXI, 18ª Ed. 2001. 

Módulo: Estágio Supervisionado (100h)

Observa o ambiente escolar, planeja e ministra aulas de Filosofia no Ensino Médio. Auxilia professores desta disciplina por meio da monitoria. Participa de atividades em eventos científicos. Orienta, discute e supervisiona as atividades ligadas à Prática de Ensino de Filosofia e as atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado Obrigatório de Licenciatura.

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INFORMAÇÕES DO CURSO

Modalidade: Presencial
Grau: Licenciatura
Reconhecimento: Portaria Nº 286 de 21/12/12
Duração: 4 anos

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Horário de aula: Noite - 19h30 às 23h

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