Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Filosofia / Docentes

Docentes

Ismael Forte Valentin – Coordenador

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nogueira da Gama (1994), graduação em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras (1992), graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (1985), mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo ? UMESP (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2008). Atualmente é professor universitário, Coordenador dos Cursos de Filosofia e Pedagogia da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP, Assessor da Reitoria da mesma Universidade na área de Extensão Universitária. Tem experiência nas áreas de Educação, Filosofia e Teologia, História da Educação, Filosofia da Educação, Filosofia da Religião, Políticas Educacionais, Legislação Educacional, Ciências da Religião e Teologia Prática, atuando principalmente nos seguintes temas: história e filosofia da educação, filosofia da religião, legislação educacional brasileira, didática, metodologia da pesquisa científica, orientação de trabalho de conclusão de curso (TCC).
Currículo lattes 

 

Francisco Henrique da Costa

 

  • Titulação: Mestre
  • Área de atuação: Ciências Humanas
  • Formação acadêmica: Filosofia e Teologia

 

Possui Bacharelado em Teologia pelo Instituto Metodista de Ensino Superior (1986), Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997) e mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1997). Tem experiência na área de Filosofia e Sociologia com ênfase em Ética, História da Filosofia e Sociologia geral.

Currículo lattes

 

 

Hérmiton Oliveira Freitas

 

  • Titulação: Especialista
  • Área de atuação: Educação
  • Formação acadêmica: Filosofia e Teologia

 

 Graduação em Filosofia (2008) e em Teologia (2003) pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), especialista em "Filosofia e História da Ciência e da Tecnologia" (2011) pela Universidade Federal do ABC (UFABC); cursa mestrado no programa de Ensino, História e Filosofia da Ciência e da Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Desenvolve pesquisa sobre o pensamento moderno e contemporâneo com ênfase na Filosofia da Ciência e da Tecnologia, bem como na relação entre Teologia e Ciência, seguindo as correntes da Metafísica, da Hermenêutica, e da Fenomenologia. Professor assistente (desde 2009) das faculdades de Teologia e de Filosofia da Universidade de Metodista de São Paulo (UMESP).
Currículo Lattes 

 

João Epifânio Regis Lima

 

  • Titulação: Doutor em Filosofia
  • Área de atuação: Filosofia da Ciência, História da arte e Estética
  • Formação acadêmica: Graduação em Ciências Biológicas

 

 Possui doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, na área de Estética (2002), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo - Instituto de Psicologia (1995) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo - Instituto de Ciências Biológicas (1986), Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de São Paulo. Atua também no Ensino Médio (Colégio Bandeirantes). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em ESTÉTICA e HISTÓRIA DA ARTE, atuando também em FILOSOFIA DA CIÊNCIA.
Currículo Lattes 

 

José Pascoal Mantovani Pereira Junior

 

  • Titulação: Doutorando
  • Área de atuação: Filosofia Moderna, Epistemologia e Filosofia da Educação
  • Formação acadêmica: Filosofia e Teologia

 

Possui graduação em Teologia e Filosofia; pós-graduação em Gestão Escolar e Ensino de Sociologia; Mestrado em Ciências da Religião e doutorando em Educação pela UMESP. Atuou como professor e coordenador do Instituo Teológico Betel do ABCD em São André. Professor efetivo da Rede Pública do Estado de São Paulo; professor da disciplina de Filosofia do Colégio Arbos; professor do curso de Filosofia da UMESP nas áreas de Filosofia Moderna, Epistemologia e Filosofia da Educação (Ensino de Filosofia) e no curso de Pedagogia na mesma instituição nas disciplinas voltadas a Filosofia da Educação; é professor convidado da Pós-Graduação Latu sensu no curso Filosofia Contemporânea. Coordena o Grupo de Estudo na UMESP DOUMAINES: os domínios foucaultianos em perspectiva. Sua tese de doutorado tem como tema: Educar sem (de)formar: contribuições foucaultianas para a filosofia da Educação.

Currículo lattes

 

Marcelo Furlin 

 

  • Titulação: Doutorado
  • Área de atuação: Educação
  • Formação acadêmica: Letras

 

Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em várias áreas. Professor titular da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) desde 2002. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e docente dos cursos de Letras presencial e à distância, Tradutor e Intérprete, Teologia e Pedagogia e dos cursos de Especialização Lato Sensu em Língua Portuguesa e em Língua Inglesa. Docente no Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR). Coordenador da Especialização Lato Sensu em Língua Inglesa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em língua inglesa, estudos de linguagem e complexidade e estudos de literatura e religião. Participa do Grupo de Pesquisa sobre a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica e Complexidade (GPeAHFC) - PUC-SP e do Grupo de Pesquisa Teologia Litúrgica - PUC-SP. Coordena o Grupo de Estudos RELEGERE (Literatura e Religião) - UMESP e o Projeto de Pesquisa As crianças e as infâncias nas obras de Paulo Freire - UMESP. Ministra palestras na área de formação de educadores. Atua como tutor de profissionais de língua inglesa, especialmente na preparação para exames de proficiência oferecidos por universidades americanas e inglesas. Colabora na produção de material didático de língua inglesa para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. Também atua como consultor acadêmico em editoras, institutos de idiomas e em demais instituições de ensino. Possui vários certificados de proficiência em língua inglesa. É tutor e examinador oficial da Universidade de Cambridge e examinador oficial da Universidade de Michigan.
Currículo Lattes 

 

Oswaldo de Oliveira S. Junior 

 

  • Titulação: Mestre
  • Área de atuação: Educação
  • Formação acadêmica: História

 

Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2007). Bacharel em Teologia (2003) pela UMESP, Graduado em História pela UNIMES. Coordenador do Núcleo de Formação Cidadã da Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência como professor de pós-graduação na área de Direitos Humanos e Sociedade. Atua como membro da Comissão de Apoio do Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos do Memorial da Resistência de São Paulo. Experiência na área de Geografia, História e Teologia, com ênfase em Geografia Urbana e História Contemporânea e Afro-brasileira. Atua nos cursos de Jornalismo, Pedagogia, Ciências Sociais e Teologia. É pesquisador do Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDH). Diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política (Núcleo Memória).
Currículo Lattes 

 

Ricardo Rossetti

 

  • Titulação: Doutor em Filosofia
  • Área de atuação: Lógica, Filosofia da linguagem e Hermêutica
  • Formação acadêmica: Graduação em Filosofia e Direito

 

Possui Doutorado (2011) e Mestrado (2001) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Especialização em Direito Ambiental pela USP (2003) e Graduação em Direito pela Universidade do Grande ABC (1997). É professor e supervisor de TCC no Curso de Direito da UNIP. É professor no Curso de Filosofia e coordenador do Curso de Pós-graduação "Lato Sensu" em Filosofia Contemporânea e História, ambos da UMESP. Tem experiência em Direito, com ênfase em Direitos Fundamentais e Prática Forense Constitucional, e em Filosofia, com ênfase em Teorias da Justiça, Identidade e Individualidade. Atua na investigação interdisciplinar entre Direito e Filosofia, pesquisando os seguintes temas: 1) Hermenêutica, Fenomenologia e Economia da Justiça em face dos processos de judicialização; 2) Direitos e Liberdades Fundamentais e seus mecanismos processuais de tutela constitucional; 3) Individualidade, Tolerância e Identidade dos Sujeito de Direitos; e 4) A família e as liberdades fundamentais em face das comunicações eletrônicas. É Conselheiro da ABLIRC - Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania. É membro colaborador da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB-SP. É Membro Consultor da Comissão do Acadêmico de Direito da OAB-SP. É Presidente da Comissão Científica da ADFAS - Associação de Direito de Família e Sucessões (Regional - ABCDMR).
Currículo Lattes 

 

Rineu Quinalia Filho

 

  • Titulação: Mestre
  • Área de atuação: Educação
  • Formação acadêmica: Filosofia

 

Possui graduação em Filosofia pela Università Degli Studi di Roma Tre (Itália). É mestre em Filosofia pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). É pesquisador do grupo ARCHAI e membro associado da Sociedade Brasileira de Platonistas, participante do Grupo InfoClássicas e do Grupo de Estudos em Filosofia Antiga da UFSCar. Tem experiência na Pesquisa e no Ensino Superior de Filosofia - foi Professor Substituto na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente é doutorando em História da Filosofia Antiga na UFSCar (São Carlos - São Paulo).
Currículo Lattes

Comunicar erros

COORDENADOR

ISMAEL FORTE VALENTIN - COORDENADOR

Minicurrículo

Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

X