Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Filosofia / Docentes

Docentes

Wesley Adriano Martins Dourado (Coordenador)

 

  • Titulação: Mestre em Educação
  • Área de atuação: Filosofia da Educação; Ensino de Filosofia; Fenomenologia
  • Formação acadêmica: Graduação em Filosofia e Teologia

 

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Metodista de São Paulo (2000), graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (1997); mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2003) e doutorando em educação pela mesma Universidade. Atualmente é professor auxiliar da Universidade Metodista de São Paulo, coordenador do curso de filosofia desta Universidade e professor titular de filosofia da Escola Municipal de Ensino Alcina Dantas Feijão. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, fenomenologia, filosofia do direito e filosofia latino-americana. Tem trabalhos acadêmicos publicados em eventos nacionais e internacionais, revistas e capítulos de livros tratando, em particular, das relações da fenomenologia merleaupontyana com a educação bem como, da relação corpo-conhecimento. Atua e/ou atuou, também, em cursos de graduação à distância, em particular no curso de Filosofia, Ciências Sociais, Letras e Pedagogia. É editor responsável pela revista Páginas de Filosofia (https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/PF). Atua como coordenador do subprojeto de Filosofia no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) desde 2012. 
Currículo Lattes

 

Creudimar Silva Morais

  • Titulação: Especialista
  • Área de atuação: Educação
  • Formação acadêmica: Pedagogia 

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo (2007). Especialização no Ensino Superior UMESP, Pós graduação em educando para a cidadania Puc .Pós em Libras - Língua Brasileira dos Sinais Faculdade Eficaz. Atualmente participou na formação de professores e coordenadores do IFNMG- Instituto Federal Norte de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente no seguinte tema: biografia.
Currículo Lattes

 

Cristiane Gandolfi

 

  • Titulação: Mestre
  • Área de atuação: Educação
  • Formação acadêmica: Ciências Sociais

 

Possui graduação em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1992) e Pedagogia-Licenciatura em gestão pela Uniab(1997), Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professora da Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, Políticas públicas para infância e adolescência e Educação não-formal, já nas licenciaturas tem trabalhado com didática e a temática do trabalho escolar como formação do sujeito coletivo. Além disso, em especial no curso de Ciências Sociais tem se voltado para a prática de ensino de sociologia no Ensino Médio.
Currículo Lattes 

 

Elizabete Cristina Costa Renders

 

  • Titulação: Doutora
  • Área de atuação: Educação
  • Formação acadêmica: Pedagogia

 

Pós Doutora (2015) e Doutora em Educação (2012) na área de Ensino e Práticas Culturais pela UNICAMP. Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Barão de Mauá (1998). Pesquisadora colaboradora no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferenças (LEPED/UNICAMP) e no Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDH/UMESP). Atuou como professora visitante nas licenciaturas do Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) da Universidade Federal do ABC (2014-2016). É professora no Programa Institucional de Licenciaturas da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades da UMESP (2005-atual). Compõe a equipe técnica do Programa de Desenvolvimento Abdias Nascimento (CAPES/SECADI/MEC, 2014) que visa ações afirmativas na área étnico racial (afro e indígena) e em educação especial (pessoas com deficiência). Atua no desenvolvimento de projetos na área da inclusão, especialmente como assessora pedagógica para inclusão de pessoas com deficiência desde Educação Infantil até a Educação Superior. Em suas pesquisas, destacam-se temas como: educação especial e inclusiva, ensino de Libras, formação de professores para o atendimento educacional especializado na escola regular, direitos humanos e epistemologias emergentes.
Currículo Lattes 

 

Hérmiton Oliveira Freitas

 

  • Titulação: Especialista
  • Área de atuação: Educação
  • Formação acadêmica: Filosofia e Teologia

 

Graduação em Filosofia (2008) e em Teologia (2003) pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), especialista em "Filosofia e História da Ciência e da Tecnologia" (2011) pela Universidade Federal do ABC (UFABC); cursa mestrado no programa de Ensino, História e Filosofia da Ciência e da Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Desenvolve pesquisa sobre o pensamento moderno e contemporâneo com ênfase na Filosofia da Ciência e da Tecnologia, bem como na relação entre Teologia e Ciência, seguindo as correntes da Metafísica, da Hermenêutica, e da Fenomenologia. Professor assistente (desde 2009) das faculdades de Teologia e de Filosofia da Universidade de Metodista de São Paulo (UMESP).
Currículo Lattes 

 

João Epifânio Regis Lima

 

  • Titulação: Doutor em Filosofia
  • Área de atuação: Filosofia da Ciência, História da arte e Estética
  • Formação acadêmica: Graduação em Ciências Biológicas

 

Possui doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, na área de Estética (2002), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo - Instituto de Psicologia (1995) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo - Instituto de Ciências Biológicas (1986), Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de São Paulo. Atua também no Ensino Médio (Colégio Bandeirantes). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em ESTÉTICA e HISTÓRIA DA ARTE, atuando também em FILOSOFIA DA CIÊNCIA.
Currículo Lattes 

 

Jung Mo Sung

 

  • Titulação: Doutor
  • Área de atuação:  Religião e educação; teologia e economia; capitalismo como religião; igreja e sociedade; neoliberalismo, globalização e solidariedade
  • Formação acadêmica: Filosofia e Teologia

 

Possui graduação em Filosofia (1984) e em Teologia (1984) doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1993) e pós-doutorado em Educação pela Univ. Metodista de Piracicaba (2000). Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de São Paulo, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião. Durante os anos de 2011 a 2014 ocupou também o cargo de Diretor da Faculdade de Humanidades e Direito dessa universidade. É membro do Comitê Científico do GT "Class, Religion and Theology" da American Academy of Religion. Tem experiência na área de Ciências da Religião e Teologia, com ênfase em Religião e Educação Para Solidariedade e na Crítica teológica à economia política. Tem pesquisado os seguintes temas: religião e educação; teologia e economia; capitalismo como religião; igreja e sociedade; neoliberalismo, globalização e solidariedade. É professor visitante da Yonsei University/Global Insitute of Theology, Coreia do Sul.
Currículo Lattes

 

Marcelo Furlin 

  • Titulação: Doutorado
  • Área de atuação: Educação
  • Formação acadêmica: Letras

Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em várias áreas. Professor titular da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) desde 2002. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e docente dos cursos de Letras presencial e à distância, Tradutor e Intérprete, Teologia e Pedagogia e dos cursos de Especialização Lato Sensu em Língua Portuguesa e em Língua Inglesa. Docente no Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR). Coordenador da Especialização Lato Sensu em Língua Inglesa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em língua inglesa, estudos de linguagem e complexidade e estudos de literatura e religião. Participa do Grupo de Pesquisa sobre a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica e Complexidade (GPeAHFC) - PUC-SP e do Grupo de Pesquisa Teologia Litúrgica - PUC-SP. Coordena o Grupo de Estudos RELEGERE (Literatura e Religião) - UMESP e o Projeto de Pesquisa As crianças e as infâncias nas obras de Paulo Freire - UMESP. Ministra palestras na área de formação de educadores. Atua como tutor de profissionais de língua inglesa, especialmente na preparação para exames de proficiência oferecidos por universidades americanas e inglesas. Colabora na produção de material didático de língua inglesa para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. Também atua como consultor acadêmico em editoras, institutos de idiomas e em demais instituições de ensino. Possui vários certificados de proficiência em língua inglesa. É tutor e examinador oficial da Universidade de Cambridge e examinador oficial da Universidade de Michigan.
Currículo Lattes 

 

Oswaldo de Oliveira S. Junior 

  • Titulação: Mestre
  • Área de atuação: Educação
  • Formação acadêmica: História

Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2007). Bacharel em Teologia (2003) pela UMESP, Graduado em História pela UNIMES. Coordenador do Núcleo de Formação Cidadã da Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência como professor de pós-graduação na área de Direitos Humanos e Sociedade. Atua como membro da Comissão de Apoio do Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos do Memorial da Resistência de São Paulo. Experiência na área de Geografia, História e Teologia, com ênfase em Geografia Urbana e História Contemporânea e Afro-brasileira. Atua nos cursos de Jornalismo, Pedagogia, Ciências Sociais e Teologia. É pesquisador do Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDH). Diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política (Núcleo Memória).
Currículo Lattes 

 

Ricardo Rossetti

  • Titulação: Doutor em Filosofia
  • Área de atuação: Lógica, Filosofia da linguagem e Hermêutica
  • Formação acadêmica: Graduação em Filosofia e Direito

Possui Doutorado (2011) e Mestrado (2001) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Especialização em Direito Ambiental pela USP (2003) e Graduação em Direito pela Universidade do Grande ABC (1997). É professor e supervisor de TCC no Curso de Direito da UNIP. É professor no Curso de Filosofia e coordenador do Curso de Pós-graduação "Lato Sensu" em Filosofia Contemporânea e História, ambos da UMESP. Tem experiência em Direito, com ênfase em Direitos Fundamentais e Prática Forense Constitucional, e em Filosofia, com ênfase em Teorias da Justiça, Identidade e Individualidade. Atua na investigação interdisciplinar entre Direito e Filosofia, pesquisando os seguintes temas: 1) Hermenêutica, Fenomenologia e Economia da Justiça em face dos processos de judicialização; 2) Direitos e Liberdades Fundamentais e seus mecanismos processuais de tutela constitucional; 3) Individualidade, Tolerância e Identidade dos Sujeito de Direitos; e 4) A família e as liberdades fundamentais em face das comunicações eletrônicas. É Conselheiro da ABLIRC - Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania. É membro colaborador da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB-SP. É Membro Consultor da Comissão do Acadêmico de Direito da OAB-SP. É Presidente da Comissão Científica da ADFAS - Associação de Direito de Família e Sucessões (Regional - ABCDMR).
Currículo Lattes 

 

Rineu Quinalia Filho

  • Titulação: Mestre
  • Área de atuação: Educação
  • Formação acadêmica: Filosofia

Possui graduação em Filosofia pela Università Degli Studi di Roma Tre (Itália). É mestre em Filosofia pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). É pesquisador do grupo ARCHAI e membro associado da Sociedade Brasileira de Platonistas, participante do Grupo InfoClássicas e do Grupo de Estudos em Filosofia Antiga da UFSCar. Tem experiência na Pesquisa e no Ensino Superior de Filosofia - foi Professor Substituto na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente é doutorando em História da Filosofia Antiga na UFSCar (São Carlos - São Paulo).
Currículo Lattes

 

Rui de Souza Josgrilberg

  • Titulação: Doutor
  • Área de atuação: Fenomenologia
  • Formação acadêmica: Filosofia e Teologia

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1976), graduação em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1967) e doutorado em Sciences Religieuses - Université de Strasbourg (1973). Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, fenomenologia, pesquisa, filosofia e gestão acadêmica. Sócio fundador da Sociedade Brasileira de Fenomenologia e seu primeiro presidente.
Currículo Lattes

Comunicar erros

COORDENADOR

WESLEY DOURADO
wesley.jpg
Minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: