Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Revda. Dra. Karen Scheib ministra mini-curso promovido pela FaTeo

Revda. Dra. Karen Scheib ministra mini-curso promovido pela FaTeo

Realizado nos dias 02 e 03 de maio o curso incentivou os 38 participantes a refletirem sobre a prática pastoral.

07/05/2019 20h59

Nos dias 02 e 03 de maio, a Revda. Dra. Karen Scheib, ministrou o mini-curso ‘Revigorando o Ministério Pastoral: Narrativas, Cura e Saúde Ministerial’ promovido pela Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo em parceria com a Candler School of Theology da Emory University.

Ao todo 38 participantes receberam os certificado do curso, um grupo diverso com estudantes da graduação em teologia, docentes da faculdade e pastores locais da Igreja Metodista e de outras denominações. 

IMG_0038.JPG
Revda. Dra. Karen Scheib

Autora dos livros Attend to Stories: How to flourish in Ministry (em tradução livre: Assistir às histórias: Como florescer no ministério) e Pastoral Care: Telling the Stories of our Lives (em tradução livre: Cuidado Pastoral: Contando as histórias de nossas vidas) a Revda. Karen palestrou sobre a importância das histórias na prática pastoral, a necessidade do(a) pastor(a)/cuidador(a) enxergar e analisar sua própria história para entender como ela influência seu ministério, e assim fortalecer as que estimulam o seu florescimento.

Em entrevista, ela destacou a importância de identificar e refletir sobre o contexto para assim adaptar as práticas pastorais, sendo entender e contextualizar conceitos base da narrativa. Em suas palavras, “minha intenção era estimular as pessoas a refletirem sobre o conteúdo oferecido e ajuda-las a pensar: como que isso pode me ajudar? Então não tem nada a ver com: faça o que eu estou fazendo’. Isso é o que eu estou fazendo devido ao ambiente em que eu vivo, e como isso pode ajudar a você dentro da sua situação, do seu ambiente, e ajudá-lo a desenvolver coisas novas ou a repensar.”

Para Rodrigo Vieira, psicólogo e aluno do curso de Teologiaparticipar do curso foi uma experiência de partilha de informações significativa, diante de um tema bastante oportuno na contemporaneidade, os aspectos de fragilidade e humanidade da figura pastoral. O conteúdo trouxe uma perspectiva de encorajamento ao autocuidado, resgate da identidade e vieses no aconselhamento pastoral permeado por histórias de vida como via de cura e restauração da alma. Como Psicólogo Clínico, identifiquei aspectos que foram objetos de algumas pesquisas que realizei nas pós-graduações ligadas as habilidades socioemocionais.  Pude também revisar e apreender algumas teorias ligadas a ciência Psicológica aplicadas a Teologia entendendo possibilidades e inserções de cuidado na dinâmica da Teologia Prática.

Com o depoimento acima concluímos que o objetivo proposto pela a Revda. Karen, gerar diálogo, foi alcançado. Diálogo, troca e reflexão são fundamentos principais de sua didática, como ela destaca: “minha maneira de fazer as coisas”.

Objetivo do curso não era dar respostas ou um modelo pronto, mas levantar reflexões, autoanálises e troca de informações.

“Não acho que a experiência é sobre ensinar mas sim sobre dialogar, então para mim é revigorar, inspirar, dialogar e também aprender coisas novas. Eu espero que o aprendizado tenha sido mutuo, para mim este é sempre o objetivo”. Revda. Dra. Karen Scheib.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

X