Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Projetos / Visitando a nossa história

Visitando a nossa história

O Centro de Estudos Wesleyanos da FaTeo (CEW) criou o projeto "Visitando a Nossa História", com o objetivo de dar acesso ao acervo histórico de que esta instituição teológica dispõe, para igrejas metodistas e outros grupos interessados. O programa consiste de visitas guiadas que são verdadeiras aulas de história do Metodismo.

Fachada

O roteiro inclui o Edifício Alfa, o primeiro edifício de educação superior do ABC/SP, tombado pelo patrimônio histórico de São Bernardo do Campo, onde está localizado o Centro de Memória Metodista; o Edifício Ômega, inaugurado no final de 2005, que é ilustrado com oito quadros e painéis que contam a história do Metodismo no Brasil e no mundo, localizados na Biblioteca, no anfiteatro, no corredor externo, e possui o Cenáculo (réplica de uma igreja do séc. II), que remete à história do cristianismo primitivo. Participantes do projeto também podem conhecer o Edifício Gama, que abriga objetos históricos da antiga propriedade da Igreja Metodista, a Chácara Flora e que no passado abrigou o Instituto Metodista, para formação de diaconisas, tendo sido, posteriormente, espaço da Sede Geral da Igreja Metodista.

 

Cenáculo - o cristianismo primitivo

Cenaculo


O Cenáculo da FaTeo é reprodução (em escala 1:2) de uma pequena Igreja dos primeiros séculos do cristianismo, perto da antiguíssima Biblos: a igreja de Teodoro.

A região do Monte Líbano é pródiga em antiguidades cristãs. Lá, durante o primeiro século da era cristã, foi adotado o cristianismo (a região, além de receber os fugitivos da primeira diáspora cristã, foi evangelizada por Filipe, Lucas e Pedro). Mais de uma centena de pequenos templos foram construídos. O mais celebrado deles é a Igreja de Teodoro localizada no Monte Líbano, a 10 km de Biblos.

teodoro

Decorada por afrescos, ela representa a arquitetura cristã mais antiga (paleocristã) de extrema simplicidade. Construída em pedra, mede 15 metros de comprimento por 7 de largura e possui um vestíbulo e uma nave retangular, com o teto semicircular. Originalmente havia uma porta e nenhuma janela. O altar e o piso são de pedra.

O Cenáculo da FaTeo reproduz também alguns dos primeiros afrescos das catacumbas com as inscrições em grego. Em lugar dos afrescos foi utilizada a técnica do esgrafiado.

monograma

O primeiro quadro do Cenáculo é um monograma circular (o mundo), imitando feixe de trigo (pão), com dois vasos de uvas (vinho), e as letras inscritas no interior XP (as duas primeiras letras gregas da Palavra Cristo) e α e ω (o princípio e o fim). Esse monograma inspirou o símbolo da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista.

Ceia

No interior do Cenáculo há dois painéis: um inspirado num antigo afresco representando a Ceia do Senhor, com duas inscrições em grego dizendo “Eu sou o pão da vida” e “Eu sou o caminho”. O outro, um dos primeiríssimos exemplos da iconografia cristã, o cesto de pães e os dois peixes, com a inscrição ΙΧΘΥΣ, que em grego significa peixe, e as primeiras letras indicam a expressão “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”, usado nos momentos de perseguição para identificar os cristãos.

ichtus


Biblioteca - O Metodismo na Inglaterra


Os painéis ilustram as origens do metodismo na Inglaterra.

oxford

O primeiro representa John Wesley como professor na Universidade de Oxford (Lincoln College), em reunião com estudantes que decidiram formar um grupo para se dedicarem aos estudos da Bíblia e dos clássicos gregos e latinos, e à prática do amor cristão através de visita aos presos, aos pobres, ajuda as crianças nas ruas. Foram chamados de “O Clube Santo”, apontado por ele mesmo, como primeira origem do metodismo. A cena apresenta os primeiros membros do “Clube Santo” reunidos em uma dependência da Biblioteca da Universidade

Fundicao


O segundo painel mostra a Fundição (Foundery), antes uma fábrica de canhões que explodira, comprada por J. Wesley em 1739. Por cerca de 40 anos tornou-se o foco irradiador do povo metodista. Abrigava uma congregação, o primeiro serviço médico gratuito de Londres, um boticário, biblioteca, uma gráfica, uma caixa de empréstimos a desempregados, um pequeno grupo de órfãos e viúvas (inclusive Suzanna Wesley), uma escola para 60 crianças pobres, entre outras.

 

Auditório - O Metodismo no Brasil


O tema das ilustrações do auditório é o metodismo no Brasil.

Brasil

O primeiro quadro é uma síntese da formação do Brasil com os índios, primeiros habitantes e descobridores da terra, a chegada dos portugueses e conquistadores, a colônia com as fazendas dos senhores e dos escravos, e a construção do Brasil dos grandes centros urbanos e da produção industrial.

 

Edificios

O segundo quadro mostra a Capela Metodista do Catete, a primeira no Brasil, no Rio de Janeiro. O Prédio da Faculdade de Teologia do Granbery aparece ao alto, e em baixo, o prédio Alfa, origem da Faculdade de Teologia atual.

 pioneiros

O terceiro quadro ilustra algumas personalidades representativas do Metodismo no Brasil, W. Tarboux (missionário americano e primeiro Bispo da Igreja no Brasil), Marta Watts (missionária e grande educadora, iniciou várias escolas, entre elas “O Piracicabano”), César Dacorso Filho (líder da autonomia e primeiro brasileiro Bispo da Igreja Metodista no Brasil), Otília Chaves (leiga atuante na autonomia e líder das mulheres metodistas), Sante Uberto Barbieri (primeiro Reitor eleito da Faculdade de Teologia recém-estabelecida em São Bernardo do Campo e depois Bispo na Argentina e outros países da América Latina), Guaracy Silveira (grande líder da autonomia, deputado da 1ª Constituinte no Brasil, que ajudou a elaborar duas constituições: a da Igreja Metodista no Brasil de 1930 e a Constituição Brasileira de 1938).

Texto do Prof. Dr. Rui de Souza Josgrilberg

As igrejas e grupos interessados em participar do Projeto "Visitando Nossa História" devem entrar em contato com o Programa de Ações Eclesiásticas e Missionárias da Faculdade de Teologia, pelo telefone (11) 4366-5974, 4366-5078 ou pelo e-mail , para agendamento com o mínimo de dois meses de antecedência.

A FaTeo tem enorme prazer de servir às igrejas com mais este projeto.

Comunicar erros

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: