Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Projetos / Projetos de Pesquisa

Projetos de Pesquisa

Introdução


A Faculdade de Teologia, desde os seus primórdios, desenvolveu atividades de pesquisa. Essa longa trajetória tem seus resultados vistos em várias direções. As duas que nos aprecem ser as principais são as publicações da Imprensa Metodista e da Editeo, ao longo das décadas, desde os anos de 1960, especialmente no tocante ao Metodismo, e a constituição do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, hoje alocado na FAFIR.

Nos últimos anos, a FT tem priorizado a formação de grupos e atividades de pesquisa. Isso se deu por motivação própria e também por confluência com as iniciativas da Universidade Metodista de São Paulo em fortalecer os eventos de produção e o programa de iniciação científica. Em 2003, a Universidade iniciou o Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC/CNPq), e a FaTeo foi contemplada com duas bolsas.

Com o desenvolvimento do trabalho, cresceu a participação docente e discente nos Congressos Científicos da Universidade. Em 2007, o total de trabalhos da faculdade inscritos somou 79 – o dobro de apresentações em relação aos anos anteriores. De lá para cá este número tem se mantido. Este crescimento se deve, entre outros fatores, ao fortalecimento dos grupos de pesquisa, com ampliação de bolsas de iniciação científica da FAPESP e do CNPq e à realização das bancas para defesa de TCCs como parte do programa do Congresso.


Grupos e Projetos de Pesquisa


Grupo: Teomeb – Por uma Tradição Teológica Metodista Brasileira. [líder: prof. dr. Rui de Souza Josgrilberg]. Processo Consun nº 39/2002. [certificado pela Metodista no Diretório do CNPq].

a. “Fontes do conhecimento teológico: o ‘quadrilátero wesleyano’ em perspectiva brasileira” [coordenador: prof. José Carlos de Souza. Participantes: profs. Rui Josgrilberg, Claudio Ribeiro, Paulo Ayres e Helmut Renders]. Resumo: O projeto de pesquisa se concentra na análise crítica das fontes do conhecimento teológico, especificamente no padrão quádruplo de autoridade freqüentemente invocado pelos intérpretes do pensamento de John Wesley, a saber, a Bíblia, a tradição, a razão e a experiência. O tema é enfocado a partir dos escritos de Wesley e do debate teológico posterior, em particular de sua apropriação no contexto brasileiro. Especial atenção é dada à inclusão da criação entre os critérios wesleyanos, bem como à dimensão comunitária e prática da reflexão wesleyana enquanto teologia do caminho, e não como sistema fechado e pronto.

“A Bíblia de Wesley em português” [coordenador: prof. Helmut Renders. Participantes: profs. Rui Josgrilberg, Claudio Ribeiro, Paulo Ayres e José Carlos de Souza].

Grupo: Discursus – Teologia Prática e Linguagem. [líder: profa. dra. Magali do Nascimento Cunha]. Processo Consun nº 40/2002. [certificado pela Metodista no Diretório do CNPq].

“O processo de ressignificação e aplicação de imagens vetero-testamentárias na prática pastoral de evangélicos brasileiros” [coordenadora: profa. Magali Cunha. Participantes: profs. Tércio Siqueira e Paulo Garcia].

Resumo: É notável entre as práticas de igrejas evangélicas contemporâneas no Brasil a aplicação de uma série de signos do Antigo Testamento Bíblico que vão desde (a) a menção de imagens vetero-testamentárias em canções, como as de Sião, trono, Senhor dos Exércitos, Santo dos Santos, entre outros; (b) a nomeação de "levitas" como as pessoas encarregadas da liderança musical nas igrejas; (c) o uso de instrumentos de som judaicos ("shofar") ou a decoração de altares com a estrela de Davi e candelabros; (d) ao destaque ao Rei Davi como modelo a ser seguido; até a prática de estabelecimentos de "votos" (promessas) que implicam assumir comportamentos atribuídos a personagens do Antigo Testamento, como os "gaditas". Resultante deste processo é a diminuição na ênfase ao Novo Testamento e à própria figura de Jesus, personagem central do princípio de fé cristão, substituída pela figura do Rei Davi. Imagens do Novo Testamento enfatizadas são mais relacionadas ao Apocalipse e justamente aquelas em que o Antigo Testamento é evocado. Este é um fenômeno em ascensão que exige análise e compreensão do seu lugar na teologia e na pastoral evangélicas de hoje dada a força da presença social deste segmento religioso no País.

b. Produção científica: “A religião do coração no Brasil” [Coordenador: prof. Helmut Renders]. Resumo: O projeto parte da vinculação da teologia prática ou práxis religiosa com a linguagem e comunicação, mas amplia o conceito da linguagem pelo conceito da linguagem emblemática como discurso iconológico (discurso sobre [e das] imagens). A pesquisa se constitui na investigação da linguagem emblemática e metafórica do coração que se tornou emblemática na simbólica religiosa brasileira.

Grupo: Teologia Prática e Aconselhamento. [líder: prof. dr. James Reaves Farris]. Processo Consun nº 18/2004. [certificado pela Metodista no Diretório do CNPq].

Produção científica: Aconselhamento em situações de luto [profs. Blanches de Paula e outros].

Novo grupo: Teologia no Plural – enfoques teológicos contemporâneos.

Produção científica: “A importância da lógica plural para o método teológico” [Coordenador: prof. Claudio Ribeiro]

Produção científica: “Projetos missionários em conflito no campo religioso brasileiro”. [Coordenador: profs. Paulo Ayres. Participantes: profs. Nicanor Lopes, Douglas Cardoso, Geoval Jacinto e Magali Cunha].

5. Grupo: Expressões Religiosas Minoritárias do Cristianismo da Galiléia e do Egito. [líder: prof. dr. Paulo Roberto Garcia]. Processo Consun nº 37/2002 [certificado pela Metodista no Diretório do CNPq]. [não há propostas de projetos em curso no momento].

Projetos de Pesquisa desenvolvidos com Bolsas de Iniciação Científica recebidas por estudantes da Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo

2001-2004:

Alex Jones Oliveira Silva (Cristianismo na Galiléia). [PIBIC/CNPq]. Período: agosto de 2003 a julho de 2004. Orientado pelo prof. Paulo Roberto Garcia.

Antônio Carlos Soares dos Santos (sobre o Evangelho Segundo Tomé). [PIBIC/CNPq]. Período: agosto de 2003 a julho de 2004. Orientado pelo prof. Paulo Roberto Garcia.

Carlos Alexandre de Carvalho (A mensagem do Reino no evangelho de Tomé). [PIBIC/CNPq]. Período: agosto de 2003 a julho de 2004. Orientado pelo prof. Paulo Roberto Garcia.

Cesar Augusto Pegoraro (Maria Madalena: de discípula amada a prostituta). [PIBIC/CNPq]. Período: agosto de 2004 a julho de 2005. Orientado pelo prof. Paulo Roberto Garcia

Danilo Prado [curso noturno] (sobre a importância da pneumatologia wesleynana para a realidade eclesial e social hoje). Período: agosto de 2004 a julho de 2005. Orientado pelo prof. Claudio Ribeiro.   

Elizangela Soares (pesquisa sobre eutanásia). FAPESP. Período: 2003. Orientada pelo prof. Etienne Higuet.

Hugo Fonseca (sobre as imagens de Deus em Guimarães Rosa). FAPESP. Período: 2003. Orientado pelo prof. Antônio Carlos Magalhães.

Luis Carlos Albuquerque (sobre Eus poéticos em Fernando Pessoa). FAPESP. Período: 2004. Orientado pelo prof. Antônio Carlos Magalhães.

Osmar Oliveira do Nascimento (O elemento gnóstico nas mensagens de Tomé e João). [PIBIC/CNPq]. Período: Período: agosto de 2004 a julho de 2005. Orientado pelo prof. Paulo Roberto Garcia   

Priscila Isabel do Lago (sobre Qohelet), FAPESP. Período: 2002. Orientada pelo prof. Jorge Gutierrez.

Renato Franco (sobre Porfírio Miranda). FAPESP. Período: 2002. Orientada pelo prof. Jorge Gutierrez.

Wagner Nascimento (pesquisa sobre os Cínicos). FAPESP. Período: 2001. Orientada pelo prof. Jorge Gutierrez.

2005-2009:

Aline de Souza Taconeli. “Sofrimento e Esperança: o pessimismo antropológico contemporâneo na produção literária das canções de Renato Russo em diálogo com a

Teologia da Esperança de Jürgen Moltmann”. Período: setembro de 2007 a agosto de 2008. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Orientada pelo Prof. Dr. Claudio de Oliveira Ribeiro.

Ana Pinheiro dos Santos. “Maria Madalena no Cristianismo Primitivo: desafio para as reflexões cristãs modernas”. Período: janeiro a julho de 2006. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)/UMESP. Orientado pelo Prof. Dr.

Paulo Roberto Garcia [projeto integrado ao grupo de pesquisa “Expressões minoritárias do Cristianismo no Egito e na Galiléia”. Consun 37/2002].

Antonio Luiz de Freitas Júnior. “O discurso da Rede Globo de Televisão sobre o Catolicismo. Análise do discurso do Jornal Nacional sobre a vinda do Papa Bento XVI ao Brasil: um estudo de caso”. Início: setembro de 2007 a agosto de 2008. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Orientado pela Profa. Dra. Magali do Nascimento Cunha.[projeto integrado ao grupo de pesquisa Discursos – Teologia Prática e Linguagem. Consun 40/2002].

Antonio Luiz de Freitas Júnior. “Uma análise semiótica da relação entre mídia televisa e religião: o caso Marcelo Rossi”. Início: agosto de 2008 a junho de 2009. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Orientado pela Profa. Dra. Magali do Nascimento Cunha.[projeto integrado ao grupo de pesquisa Discursos – Teologia Prática e Linguagem. Consun 40/2002].

Bruno Martins Herculano da Silva. “Aconselhamento Pastoral e conflitos”. Período: novembro de 2008 a novembro de 2009. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Orientado pela Profa. Blanches de Paula.   

Daniel Neves Stephen. “Sofrimento e Esperança: o pessimismo antropológico contemporâneo na produção literária das canções de Renato Russo em diálogo com a Teologia da Esperança de Jürgen Moltmann”. Período: agosto de 2005 a julho de 2006. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Orientado pelo prof. Dr. Claudio de Oliveira Ribeiro. (Projeto reformulado para diferenciar da proposta original que também foi aprovada pela Fapesp – ver “Aline Taconeli”).   

Daniel Neves Stephen. “Do pessoal para o social: a dinâmica da doutrina do espírito Santo na teologia wesleyana”. Período: agosto de 2008 a julho de 2009. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Orientado pelo Prof. Dr. Claudio de Oliveira Ribeiro [projeto integrado ao grupo de pesquisa Teomeb Processo Consun nº 39/2002].

Daniel Santos Souza. “Cristologia teo-poética: um encontro dialógico entre a cristologia latino-americana de Jon Sobrino e a literatura de Murilo Mendes”. Período: agosto de 2008 a junho de 2009. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Orientado pelo Prof. Dr. Claudio de Oliveira Ribeiro.

Filipe Fernandes Ribeiro Maia. “Fora da Relação não há salvação: ensaios introdutórios para uma teologia da relação com inspiração em Matin Buber e Jurgen Moltmann”. Início: setembro de 2007 a agosto de 2008. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Orientado pelo Prof. Dr. Rui de Souza Josgrilberg.

Joyce Placa. “Eclesiologia missionária: o caminho da salvação segundo a vocação pública do movimento latino-americano de juventude metodista”. Período: agosto de 2006 a julho de 2007. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Orientada pelo Prof. Dr. Rui de Souza Josgrilberg. [projeto integrado ao grupo de pesquisa Teomeb Processo Consun nº 39/2002].

Lídia Maria de Lima. “Com fé, mas em religião: análise do trânsito religioso entre estudantes da Umesp que se declaram sem religião”. Período: agosto de 2008 a junho de 2009. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Orientada ela profa. Sandra de Souza Duarte.

Luana Martins Golin. “O discurso teológico no conto O Grande Inquisidor, de Dostoievski”. Período: agosto de 2007 a julho de 2008. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).Orientado pela Profa. Dra. Magali do Nascimento Cunha.[projeto integrado ao grupo de pesquisa Discursos – Teologia Prática e Linguagem. Consun 40/2002].

Luciano José Martins. “O sem-sentido? Cristo – uma crise da humanidade”. Período: janeiro de 2006 a março de 2007. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Fapesp). Orientado pelo Prof. Dr. Claudio de Oliveira Ribeiro.

Marcos José Martins. “A dimensão escatológica na hinologia clássica pentecostal”. Período: julho de 2008 a dezembro de 2008. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Fapesp). Orientado pela Profa. Dra. Magali do Nascimento Cunha .[projeto integrado ao grupo de pesquisa Discursos – Teologia Prática e Linguagem. Consun 40/2002].

Maria Aparecida da Silva. Projeto: Reconciliação: o caminho para a cura de feridas e a superação de divisões religiosas. Período: janeiro a dezembro de 2007. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Fapesp). Orientado pela Profa. Dra. Magali do Nascimento Cunha.

Norberto Rovida Batista. “Os Geradores de Conflitos na Sociedade Israelita, descritos no Salmo Bíblico 71”. Período: março de 2006 a março de 2007. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Fapesp). [ao receber a bolsa, o estudante desfrutava de bolsa PIBIC-UMESP e essa foi destinada à Ana Pinheiro]. Orientado pelo Prof. Dr. Tércio Siqueira.

Rodrigo Ferreira da Silva. “O discurso da Rede Globo de Televisão sobre o catolicismo - análise do discurso do Jornal Nacional sobre a vinda do Papa Bento XVI ao Brasil: um estudo de caso”. Período: agosto de 2007 a julho de 2008. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Orientado pela Profa. Dra. Magali do Nascimento Cunha.[projeto integrado ao grupo de pesquisa Discursos – Teologia Prática e Linguagem. Consun 40/2002]. (Projeto reformulado para diferenciar da proposta original que também foi aprovada pela Fapesp – ver “Antônio Luiz de Freitas”).

Rodrigo Ferreira da Silva. “Teologia paulina: um caminho para o aconselhamento pastoral com pacientes terminais”. Período: outubro de 2008 a setembro de 2009. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Orientado pela Prof. Blanches de Paula.

Thelma Guimarães do Nascimento. Qual é o ser humano e qual é o Cristo cantado pelas Igrejas Evangélicas? Uma análise do discurso antropológico e cristológico das canções do Ministério Diante do Trono. Período: agosto de 2005 a julho de 2006. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Orientado pela Profa. Dra. Magali do Nascimento Cunha.[projeto integrado ao grupo de pesquisa Discursos – Teologia Prática e Linguagem. Consun 40/2002].

Vânia Daibert. “’Deixar vir a mim os pequeninos’: a situação atual da criança brasileira frente à violência intra-familiar refletida à luz do pensamento de René Girard”. Período: agosto de 2008 a junho de 2009. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Orientado pelo Prof. Dr. Claudio de Oliveira Ribeiro.

Grupos e Projetos de Pesquisa 2009

Grupo: Teologia Prática e Aconselhamento. [líder: prof. dr. James Reaves Farris]. Processo Consun nº 18/2004. [certificado pela Metodista no Diretório do CNPq].

[projeto a ser elaborado]. Tema: O luto [profs. Blanches de Paula e outros].

 Novo grupo: Teologia no Plural – enfoques teológicos contemporâneos.

“A importância da lógica plural para o método teológico” [Coordenador: prof. Claudio Ribeiro]

"Projetos missionários em conflito no campo religioso brasileiro”. [Coordenador: profs. Paulo Ayres. Participantes: profs. Nicanor Lopes, Douglas Cardoso, Geoval Jacinto e Magali Cunha].

Resumo: Diante da diversidade de propostas no campo religioso brasileiro, o projeto de estudo estudará formas de identificação das principais propostas missionárias presentes no campo religioso brasileiro, especificamente das igrejas cristãs, em especial no contexto da diversidade da realidade urbana, buscando compreender a relação de tais propostas com a situação histórica, econômica e cultural brasileira. A partir de uma rigorosa investigação do fenômeno religioso no Brasil se buscará estabelecer uma metodologia interdisciplinar onde a análise sócio-econômica do capitalismo globalizado imposto ao país será conjugada com a análise das profundas transformações culturais experimentadas pela sociedade brasileiras, no contexto da pós-modernidade, em diálogo constante com a respectiva crítica teológica numa perspectiva plural. Para tanto, a pesquisa buscará identificar as possíveis tipologias da ação missionária em curso nas igrejas brasileiras.

8. Grupo: Expressões Religiosas Minoritárias do Cristianismo da Galiléia e do Egito. [líder: prof. dr. Paulo Roberto Garcia]. Processo Consun nº 37/2002 [certificado pela Metodista no Diretório do CNPq]. [não há propostas de projetos em curso no momento].

 

Comunicar erros

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: