Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / VOLTA ÀS AULAS 2: A acolhida à nova diretoria da FaTeo e as homenagens ao professor Rui de Souza Josgrilberg

VOLTA ÀS AULAS 2: A acolhida à nova diretoria da FaTeo e as homenagens ao professor Rui de Souza Josgrilberg

18/02/2011 12h09

Desde o dia 10 de dezembro de 2010, a FaTeo tem novos reitor e vice. Neste dia, numa cerimônia que lotou o Salão Nobre da Universidade Metodista, foram empossados os professores Paulo Roberto Garcia, como reitor da FaTeo e Nicanor Lopes, como vice. Mas a cerimônia de diplomação, ocorrida na Assembleia Docente no dia 19 de janeiro, é sempre um momento especial para quem começa um novo desafio, sob a graça de Deus e o apoio da comunidade acadêmica.

imagens/diploma_reitor_Paulo.jpg

Professor Dr. Paulo Roberto Garcia, novo reitor da FaTeo, com o diploma recebido das mãos do reitor da Umesp, Prof. Dr. Marcio de Moraes.

imagens/diploma_Nicanor.jpg

Prof. Nicanor Lopes, novo vice-reitor da FaTeo e coordenador do Curso de Teologia.

O Prof. Rui de Souza Josgrilberg encerra um período de oito anos à frente da Reitoria da FaTeo e continuará exercendo atividades docentes na Faculdade de Teologia. Na Assembleia Docente ele também recebeu uma justa homenagem:

imagens/homenagem_Rui.jpg

O prof. Rui será também homenageado no dia 16 de fevereiro, juntamente com a Aula Magna, que será ministrada pelo bispo Paulo Lockmann. Motivos não faltam para que a comunidade da FaTeo expresse sua gratidão ao professor. Rui de Souza Josgrilberg presta seus serviços à FaTeo há cerca de 20 anos, como vice-reitor e reitor em diferentes períodos. Nesse momento, ele se despede de dois mandatos consecutivos, ou seja, oito anos como reitor da FaTeo.

Durante o período em que esteve na liderança da FaTeo houve tantas conquistas que não se pode enumerá-las sem cometeter injustas omissões. Podemos, no entanto, citar a importância do professor na organização da Faculdade a partir da década de 80, conferindo-lhe estabilidade e crescimento. Desde este período a FaTeo tem investido fortemente na formação de quadros docentes, um trabalho cujos frutos já se pode ver hoje: o atual reitor, Dr. Paulo Roberto Garcia e vice-reitor, Prof. Nicanor Lopes, foram formados pelo prof. Rui, bem como vários coordenadores de cursos e professores da Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo e até de outras instituições da Rede Metodista de Educação, como o professor Clóvis Pinto de Castro, atual reitor da Universidade Metodista de Piracicaba.

O prof. Rui também fortaleceu as relações internacionais, trazendo pesquisadores renomados internacionalmente nas tradicionais Semanas Wesleyanas (semana de conferências que ocorre todos os anos, no mês de maio). A FaTeo também marca sua presença no Oxford Institute, uma organização de que reúne periodicamente estudiosos do pensamento e obra do teólogo John Wesley. Internamente, o professor Rui ampliou as relações com a Igreja Metodista e outras denominações evangélicas.

Outra importante contribuição do professor Rui diz respeito à infra-estrutura do curso. Em seu mandato levou-se à frente um antigo projeto de ampliação e integração da biblioteca às salas de aula, com a construção do Edifício Ômega. Em seu mandato foi criado o curso de Teologia presencial noturno e o EAD (educação à distância). Ele também esteve à frente da criação do Centro de Estudos Wesleyanos, que já é uma referência na América Latina, e do Centro de Memória Metodista, um rico acervo documental da história do protestantismo no Brasil.

O convite para a Aula Magna e homenagem ao professor Rui é aberto a toda a Universidade Metodista. A palestra será no dia 16 de fevereiro, no auditório do Edifício Ômega (rua Planalto, 125), em dois horários: 9h20, para o período matutino e 19h30, para o noturno. Alunos/as, funcionários/as, professores/as, são todos/as muito bem vindos/as!

Comunicar erros


Receba informações de oferecimento sobre esse curso: