Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / VOLTA ÀS AULAS 1: FaTeo celebra retorno com culto eucarístico e ação solidária

VOLTA ÀS AULAS 1: FaTeo celebra retorno com culto eucarístico e ação solidária

18/02/2011 15h26

Dia Mundial de Oração pelos Estudantes e intercessão por vítimas do Rio de Janeiro marcaram a celebração

No dia 9 de janeiro, “Dia da Educação Metodista na América Latina”, a Faculdade de Teologia reuniu professores, alunos, funcionários e lideranças da Igreja Metodista no Auditório Ômega para celebrar o início de um novo ano letivo e acolher os/as novos/as estudantes em um culto inspirado no versículo 5 do Salmo 119: “Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos”.

Estavam presentes o bispo Adriel de Souza Maia, representando o Colégio Episcopal da Igreja Metodista, Rev. Paulo Dias Nogueira, presidente do Conselho Diretor da Faculdade de Teologia e Reverendo Luiz Carlos Prates, coordenador da Pastoral Escolar e Universitária. Em sua palavra de saudação aos visitantes e à comunidade acadêmica, o professor Nicanor Lopes, vice-reitor e coordenador do Curso de Teologia, salientou que o momento cúltico era uma oportunidade de interceder especialmente pelos alunos e alunas que iniciam mais um ano de estudos, lembrando que o domingo, dia 13 de fevereiro, é o Dia Mundial de Oração pelos Estudantes.

A palavra de edificação foi proferida pelo professor Paulo Roberto Garcia, reitor da FaTeo. Ele baseou sua prédica no texto de Mateus 5.21-37. “Somos chamados a repensar nosso caminho à luz desse texto”, exortou. O texto bíblico, que fala de relacionamento e perdão, é um desafio para a vivência de fé no tempo comum, no cotidiano, disse o professor. “Aquele que vive o desafio se relaciona com o irmão de forma não violenta. E não há nada mais violento do que a palavra”. O texto de Mateus deixa bem claro: a palavra ofensiva divide, mata, traz impureza e morte. Impossível completar a relação de encontro com Deus sem o encontro com o irmão. Por isso, a exortação bíblica é, também, um desafio para a vida de fé no tempo acadêmico e na vocação ministerial. “Nessa manhã em que celebramos o primeiro culto do ano, que possamos vivenciar verdadeiramente a irmandade, a amizade e o desejo de construir relações de paz”, conclui o professor.

No momento litúrgico da Ceia do Senhor, momento de partilha e comunhão, toda a comunidade foi chamada a interceder pelas vítimas das enchentes e deslizamentos ocorridos no Rio de Janeiro. Uma oferta especial foi coletada para apoiar as igrejas da região serrana, que têm se dedicado a amparar os moradores da região. Também se lembrou o compromisso social das igrejas em relação à questão da moradia, seu papel profético em orientar moradores e exigir das autoridades o tão necessário planejamento urbano.

Comunicar erros


Receba informações de oferecimento sobre esse curso: