Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Violência foi o tema da segunda noite da Semana de Estudos Teológicos 2018

Violência foi o tema da segunda noite da Semana de Estudos Teológicos 2018

As professoras Cláudia Oshiro e Juliana Yade explanaram sobre Violência de Gênero e Violência Étnico-racial.

25/10/2018 18h35 - última modificação 25/10/2018 18h43

A relação entre violência e teologia, a partir da violência de gênero e violência étnico-racial, foi o tema da mesa redonda nessa terça-feira (23) na segunda noite da Semana de Estudos Teológicos. As palestrantes convidadas foram as professoras Cláudia Oshiro, mestre em Ciências Humanas e Juliana Yade, doutora em Educação.

A professora Oshiro apresentou os conceitos que permeiam a discussão sobre gênero, expondo ideias construídas de forma injusta sobre mulheres e homens. Explicou as consequências que esses preconceitos criados em cima de cada gênero geram na sociedade. Ela levantou uma reflexão e explicando sobre os tipos de violência contra a mulher. Por fim, Oshiro destacou a importância de se discutir gênero nas instituições formadoras de sentido, “discutir gênero é refletir sobre a possibilidade de igualdade e respeito entre os sexos”.

 

Com intuito de levar o público a reflexão sobre violência étnico-racial a professora Juliana Yade apresentou em sua palestra o quadro A redenção de Cã, do pintor Modesto Brocos, que era exposto no Museu Nacional. Após as contribuições dos alunos sobre suas interpretações sobre a tela, Yade explicou que se trata de um trabalho encomendado onde o autor pretendia mostrar o “embranquecimento” da raça negra misturada aos brancos e que assim após gerações teriam a “redenção” de não serem mais negros. O debate apresentado por ela, teve o objetivo de mostrar que o negro não precisa se redimir. Ressaltando que devemos pensar no racismo que está presente e é velado em nossa sociedade, “nós precisamos pedir a Deus nos ajude a desvelar, a enxergar, essas situações que estão presentes cotidianamente em nossas ações e nas ações dos outros”.  

 A mesa redonda mediada pelo professor Márcio Divino encerrou-se com as perguntas contribuições reflexivas do público presente.

Confira mais fotos deste momento:

 

2° Dia SET 2018 - Noite

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

X