Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / VIII Fórum de Ciências Bíblicas da Sociedade Bíblica do Brasil lança livro de professor da FaTeo

VIII Fórum de Ciências Bíblicas da Sociedade Bíblica do Brasil lança livro de professor da FaTeo

12/06/2012 14h45 - última modificação 12/06/2012 14h45

O primeiro volume do livro Antigo Testamento Interlinear Hebraico-Português, do professor Edson de Faria Francisco, será apresentado durante o painel "A Causa da Bíblia no Brasil", que ocorre no primeiro dia do VIII Fórum de Ciências Bíblicas.

A Causa da Bíblia no Brasil é o tema do painel que acontece no dia 21 de junho, às 18 horas, na 8ª edição do Fórum de Ciências Bíblicas. Sob a coordenação de Erní Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, serão apresentados os programas e projetos que visam desenvolver a obra bíblica no País. Durante o painel, serão mostrados, em primeira mão, quatro obras acadêmicas e o primeiro título da série Aventuras da Bíblia em Libras.

Confira, a seguir, as publicações e seus autores.

-    Antigo Testamento Interlinear Hebraico-Português – Volume 1 – Pentateuco: Edição interlinear do Antigo Testamento que apresenta uma tradução literal do texto original para o português. A publicação procura traduzir, literalmente, cada palavra e cada expressão do texto hebraico para o português, seguindo seu sentido original.
Edson de Faria Francisco: Linguista e professor do Departamento de Bíblia da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), é doutor na área de Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas, além de autor do Manual da Biblia Hebraica: Introdução ao Texto Massorético – Guia Introdutório para a Biblia Hebraica Stuttgartensia.

-    Origem e Transmissão do Texto do Novo Testamento: Tendo como base o livro Crítica Textual do Novo Testamento (1993), a presente obra recebeu de seu autor, Wilson Paroschi, uma releitura completa, tornando este quase que um livro inteiramente novo. A obra apresenta um estudo investigativo abrangente, atual e bem documentado da história textual do Novo Testamento. Denominada crítica textual, essa investigação trata do estudo do texto neotestamentário com o propósito de assegurar que as palavras lidas hoje correspondam da forma mais plena àquelas que os apóstolos e evangelistas escreveram há tantos séculos.
Wilson Paroschi: É doutor em Teologia pela Andrews University (EUA), com especialização em Novo Testamento. Professor de Grego, Hermenêutica e Interpretação do Novo Testamento no Centro Universitário Advetista de São Paulo (Unasp), já publicou diversos livros e artigos tanto em português quanto em inglês, incluindo Crítica Textual do Novo Testamento e Incarnation and Covenant in the Prologue to the Fourth Gospel (John 1:1-18). Em 2010, realizou estudos pós-doutorais no Centro de Pesquisa para Teologia Internacional e Interdisciplinar da Universidade de Heidelberg, Alemanha.

-    O Livro de Provérbios Analítico e Interlinear: Esta publicação oferece o texto hebraico do Livro de Provérbios com todas as suas palavras analisadas e traduzidas em posição interlinear, além de uma tradução formal e vários exercícios de fixação do conteúdo. Trata-se de um curso prático, preparado para desenvolver o conhecimento daqueles que querem se aprofundar no estudo da Palavra de Deus.
Antônio Renato Gusso: O autor é pastor, mestre e doutor em Teologia, na área de Antigo Testamento; tem pós-doutorado em Teologia, com ênfase em métodos de ensino do hebraico bíblico.

-    A Bíblia no Brasil Império: Com riqueza de detalhes, o livro mostra que, na época do Brasil Império, a distribuição da Bíblia era um grande desafio que foi encarado, resultando numa história com final feliz, sob a bênção de Deus. Apesar das dificuldades, a Bíblia foi difundida graças à atuação de duas grandes Sociedades Bíblicas que se fizeram presentes no Brasil antes da fundação da Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948: a Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira, fundada em 1804, e a Sociedade Bíblica Americana, fundada em 1816. A obra destaca também o trabalho abnegado dos colportores ou vendedores de Bíblias de porta em porta, que prepararam o caminho para a chegada dos missionários, mostrando, mais uma vez, que Bíblia e evangelização andam juntas.
Luiz Antonio Giraldi: Membro da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, o autor atuou como diretor-executivo da Sociedade Bíblica do Brasil de 1994 a 2005, sendo o principal responsável pela idealização e implantação da Gráfica da Bíblia.

-    Aventuras da Bíblia em Libras – Volume 1: Desenvolvida pela SBB em parceria com o Instituto de Expressão Surda, a publicação atenderá os beneficiados do programa A Bíblia para Pessoas com Deficiência Auditiva. Reunindo algumas das passagens bíblicas preferidas da garotada, é composta por DVD com a narração em Libras das histórias de Noé, Sansão, Moisés e Davi, além de livreto ilustrado com as narrativas. Primeiro de uma série de oito, esse volume levou mais de quatro anos para ser desenvolvido e contou com o envolvimento direto de 20 pessoas, entre tradutores, intérpretes, consultores e editores.

Com exceção de Wilson Paroschi, que apresentará sua obra por meio de vídeo, os demais autores e equipe do IES estarão presentes no lançamento das obras.

Iniciativa da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), o VIII Fórum de Ciências Bíblicas acontecerá nos dias 21 e 22 de junho, no Centro de Eventos de Barueri (SP), onde está localizado o Museu da Bíblia (MuBi).

VIII Fórum de Ciências Bíblicas
Tema: Bíblia e Missões
Data: 21 e 22 de junho de 2012
Horário: das 14h30 às 21h30
Local: Centro de Eventos de Barueri / Museu da Bíblia
Avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto
Barueri - SP
Inscrição: R$ 30,00 (grupos com mais de dez pessoas têm 50% de desconto)
Informações: (11) 3474-5827 ou pelo site www.sbb.org.br/forum

Fonte: Oficina da Palavra

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: