Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Veja como foi o Encontro Nacional de Trabalho com Crianças, na FaTeo

Veja como foi o Encontro Nacional de Trabalho com Crianças, na FaTeo

24/09/2013 13h30 - última modificação 24/09/2013 13h39

Crianças unidas em amor” foi o tema do 21º Encontro Nacional de Pessoas que Trabalham com Crianças que, como nos anos anteriores, ocorreu na Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, resultado de uma antiga e produtiva parceria entre a FaTeo e o Departamento Nacional de Trabalho com Crianças (DNTC) da Igreja Metodista. Em amor pelas crianças, mais de 60 educadores/as uniram-se entre os dias 20 e 22 de setembro neste evento anual organizado pelo DNTC para essa oportunidade de capacitação e troca de experiências.

O encontro começou na noite de sexta, dia 20, com uma palavra de saudação da ex-coordenadora Elci Lima, que esteve à frente do departamento por seis anos consecutivos, e as boas-vindas do Diretor Administrativo da FaTeo, pastor Otoniel Ribeiro (foto acima).

Após o culto de abertura, os/as participantes assistiram à palestra proferida pelo pastor Jonadab Domingues de Almeida, coordenador do Programa Vida Comunitária da FaTeo, que abordou o tema “Compromisso da Igreja com a Criança”. A palestra foi baseada em sua pesquisa para a dissertação de mestrado, “A Participação da Igreja Metodista no Projeto Meninos e Meninas de Rua de São Bernardo do Campo”, defendida em março deste ano.

A programação da noite encerrou-se com uma dinâmica de integração conduzida por Glaucia Dias, funcionária do Centro de Memória Metodista da Faculdade, e adolescentes da Igreja Metodista em Vila Pires e Mauá, uniu ainda mais o grupo na noite de sexta-feira. Foi o momento de travar novas amizades, matar as saudades e cultivar o clima de confraternização que tem marcado os encontros do DNTC.

A programação do sábado, dia 21, foi intensa. Após a devocional ministrada pelo Coordenador Nacional de Educação Cristã (Conec), pastor Éber Borges, os/as participantes assistiram a uma palestra sobre pedofilia, proferida pela subtenente Tânia Mara Abrão Guerreiro. Ela alertou para a necessidade de se quebrar o silêncio diante deste crime, denunciando-o e buscando ajuda especializada para a assistência à criança. Após o almoço, os/as participantes do evento participaram de diversas oficinas: música, conduzida por Silvia Helena; Discipulado, pelo Rev. Alexandre Crisóstomo; Projeto Sombra e Água Fresca, por Rosicler Ribeiro dos Passos, Irenice Fernandes e Elaine Borel e Escola Dominical, por  Kelly Bueno e Neuza César.


Sob nova coordenação


A episcopisa designada pelo Colégio Episcopal para acompanhar o DNTC, Marisa de Freitas Ferreira (foto acima), encerrou o encontro com a palestra “Crianças Unidas em Amor”. Ela apontou a valorização da criança na Bíblia desde o desenvolvimento infantil, tanto no Novo como no Antigo Testamento.

A bispa também deu posse à nova coordenadora nacional do Departamento Nacional de Trabalho com Crianças (DNTC) da Igreja Metodista, Rogéria Valente, oriunda da 1ª Região Eclesiástica. Rogéria declarou que chega para somar esforços ao trabalho que tem sido realizado até agora. "Minha expectativa é que nossas crianças sejam percebidas nas comunidades de fé, reconhecidas como parte do rebanho, bem atendidas pelas pessoas que junto delas exercem os seus ministérios nas igrejas locais", disse a nova coordenadora. Rogéria destacou também a importância de colaborar em todas as esferas da Igreja. "Quero contribuir com a caminhada dos ministérios regionais, distritais e locais de trabalho com crianças em cada uma de nossas regiões eclesiásticas e missionárias", enfatizou.

Elci Lima, ex-coordenadora do Departamento Nacional de Trabalho com Crianças (primeira, da esquerda para a direita), e o grupo de colaboradores, com a nova coordenadora do DNTC, Rogéria Valente, ao centro.

Com informações da Sede Nacional da Igreja Metodista
Fotos: Luciana de Santana

Veja também:

 

Durante o Encontro do DNTC foi feito o lançamento da Revista Bem-te-vi Crescer, destinada à educação cristã de crianças na faixa etária de 0-3 anos. A publicação já está disponível no site http://www.livrariaediteorio.com.br

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: