Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Veja como foi o Encontro Nacional de Capacitação para Mulheres da Igreja Metodista

Veja como foi o Encontro Nacional de Capacitação para Mulheres da Igreja Metodista

18/06/2013 13h50 - última modificação 19/06/2013 11h24

“Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto”. Jeremias 17.8

 

Enfim chegou o dia 14 de junho e, com ele, o aguardado Encontro Nacional de Capacitação para Mulheres da Igreja Metodista. Neste ano, o tema foi “As mulheres nos caminhos da missão: nossa identidade, nossos desafios”.

Da sexta, dia 14, até o domingo, dia 16, mulheres metodistas de todas as regiões do país reuniram-se na Faculdade de Teologia para refletir sobre suas próprias identidades e relembrar seus papéis como cristãs e cidadãs do Reino.

O evento foi promovido pelo Centro Otília Chaves, da FaTeo, sob coordenação da professora Margarida Ribeiro, e Confederação Metodista de Mulheres (foto acima).


O primeiro painel, abrindo a programação do evento, trouxe a perspectiva bíblica e wesleyana da missão. A professora e pastora Suely Xavier falou sobre a história da Bíblia, explicando como o texto se formou, ao longo dos anos, e abordando sua importância como expressão da relação entre o ser humano e Deus. Ela também deu dicas valiosas de como a Bíblia pode ser estudada e divulgada de diversas maneiras na comunidade de fé.
Clique aqui para ver a apresentação.


O professor e bispo Paulo Ayres Mattos falou sobre a história do movimento  metodista, desde seus primórdios, destacando o chamado “Quadrilátero Wesleyano Brasileiro”, método que sintetiza o pensamento de John Wesley.   Como  caminho de aprendizado da Palavra de Deus, Wesley associou a  leitura da Bíblia, o raciocínio, a tradição e a experiência. Unidos, esses quatro elementos – Bíblia, Raciocínio, Tradição e Experiência – foram chamados pelos teólogos de “Quadrilátero Wesleyano”.  Na versão brasileira, incluiu-se mais um item: a criação, como expressão da criação divina. No quadrilátero brasileiro, os lados do quadrado são Criação, Raciocínio, Tradição e Experiência, tendo a Bíblia por elemento central, que une todos os outros.

Veja a apresentação clicando aqui.

O evento que começou com o elemento central do Quadrilátero Wesleyano – a Bíblia – seguiu abordando os outros elementos que fundamental a vivência cristã, segundo o pensamento de Wesley:

A pastora Cláudia Maria da Silva Nascimento falou sobre TRADIÇÃO.
Clique aqui.

A pastora e professora Blanches de Paula falou sobre RAZÃO.
Clique aqui.

A pastora Miriam Isabel Gallo do Amaral falou sobre EXPERIÊNCIA
Clique aqui.


A bispa Marisa de Freitas falou sobre CRIAÇÃO, citando o projeto “Amando a Criação de Deus”, que busca sensibilizar a Igreja Metodista acerca de seu protagonismo relacionado à natureza, assumindo que é parte da sua missão a preservação do meio ambiente, bem como estimular a prática de ações coerentes com esta fé.
Clique aqui para ver a apresentação.

 

Além dos estudos, as mulheres metodistas também compartilharam  momentos de criação artística, participando da oficina de colares artesanais  ministrada por Luciana de Santana, funcionária da FaTeo (acima, à esquerda) e da Noite Cultural, organizada  pelas participantes da Terceira e Quarta Regiões Eclesiásticas (acima, à direita).

Após a celebração de encerramento, a cargo das mulheres da 6ª Região Eclesiástica, a bênção final foi impetrada pela bispa Marisa de Freitas.

Fotos: Luciana de Santana/FaTeo

VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO NA PÁGINA DO FACEBOOK DA FATEO

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: