Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Veja a programação de abertura do ano 2010 na FaTeo

Veja a programação de abertura do ano 2010 na FaTeo

04/02/2010 17h51 - última modificação 25/02/2010 12h55

imagens/Aula_Magna_Fateo.jpg

AULA MAGNA DA FATEO TRATOU DA QUESTÃO DO LUTO


A tradicional Aula Magna da Faculdade de Teologia ocorreu no dia 24 de fevereiro, fechando a programação de acolhida dos novos alunos e alunas da FaTeo.

Corpos Enlutados: por um acompanhamento espiritual terapêutico em situações de luto foi o tema da Aula Magna do primeiro semestre 2010 na FaTeo, ministrada pela professora da FaTeo e pastora metodista Blanches de Paula.

O tema é uma contribuição aos estudos de aconselhamento relacionados à Teologia Pastoral e dá ênfase ao acompanhamento de pessoas que enfrentam perdas e situações de luto e foi a tese defendida pela prof. Blanches em 2009, com a qual obteve o título de Doutora em Ciências da Religião.


Neste mesmo dia, ocorreu a Aula Magna do Programa de Pós Graduação em Ciências da Religião ministrada pelo Prof. Dr. Néstor Miguez, do Instituto Universitário ISEDET de Buenos Aires, Argentina.

O tema foi Teologia Paulina da Graça, Profecia, Política e Economia.


VEJA COMO FORAM AS DEMAIS ATIVIDADES DE INTEGRAÇÃO


Na primeira semana de aulas do ano letivo 2010, a FaTeo promoveu atividades de acolhida e integração para os/as novos/as estudantes que ingressaram no Curso de Teologia Presencial do período matutino e do noturno.

Na segunda, 8 de fevereiro, foi realizada uma devocional liderada pelo Programa Vida Comunitária, seguida de uma dinâmica de integração em que cada estudante recebeu uma fita colorida simbolizando as diferentes experiências que trazia consigo. A medida que cada um falava um pouco de si, ia se unindo a todas as fitas num só longo cordão de muitas cores, como sinal da diversidade em unidade que se busca na FaTeo. O período foi encerrado com o coordenador do Curso Prof. Paulo Roberto Garcia, que apresentou as ênfases do Projeto Pedagógico.

No segundo dia, os estudantes participaram de um estudo bíblico com o Prof. Paulo Garcia, que também atua como professor de Novo Testamento. O estudo foi baseado no texto de Atos 3.1-10 e buscou introduzir para os estudantes a importância de se buscar as ferramentas da história e das línguas bíblicas para se aprofundar no conhecimento da mensagem dos escritos sagrados. O Prof. Paulo encerrou o estudo destacando que aquele foi um “aperitivo” dos estudos da Bíblia que os estudantes experimentarão ao longo dos quatro anos de curso.

No segundo momento, a Profa. Magali Cunha realizou uma palestra sobre a diversidade na FaTeo, apresentando uma reflexão sobre a existência da diversidade de aparência, jeitos de ser, opiniões e experiências em qualquer grupo social, o valor desta diversidade para o crescimento de um grupo e os riscos causados pelas posturas de preconceito, intolerância e discriminação, quando não se sabe lidar com a diversidade. A professora afirmou que Deus é diversidade, pois se revela na forma de três pessoas (o Pai, o Filho e o Espírito) e valoriza a diversidade expressa na sua própria Criação. Por isso, o desafio é valorizar as diferenças, respeitá-las e aprender com elas, sem esquecer de que preconceito, intolerância e discriminação são pecados, oposições ao desejo de Deus para a sua Criação. O dia terminou com um tour pelas dependências da FaTeo e da universidade.

No terceiro dia, os estudantes ouviram uma apresentação do coordenador Prof. Paulo Garcia sobre a matriz curricular e os módulos, o que deverão estudar durante os quatro anos na FaTeo e tirou dúvidas sobre a dinâmica do curso de Teologia.

O culto comunitário da FaTeo de abertura do ano 2010 também fez parte do programa desse dia, quando toda a comunidade acadêmica pode acolher os/as novos/as estudantes e suas famílias, partilhar da Santa Ceia e ouvir a pregação da Palavra pelo Reitor da FaTeo Prof. Rui de Souza Josgrilberg.

Na quinta e na sexta-feira, 11 e 12 de fevereiro, os/as calouros/as do Curso de Teologia Presencial terão aulas de iniciação à pesquisa teológica, com o Prof. Paulo Ayres Mattos.



  • Veja aqui FOTOS da dinâmica de acolhida, reuniões e cultos realizados com os/as novos/as alunos/as da Faculdade de Teologia. (Fotos: Luciana de Santana/FaTeo)

Comunicar erros


Receba informações de oferecimento sobre esse curso: