Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Universidade Metodista sedia 41º Concílio Regional da Terceira Região Eclesiástica da Igreja Metodista

Universidade Metodista sedia 41º Concílio Regional da Terceira Região Eclesiástica da Igreja Metodista

14/11/2013 11h55 - última modificação 14/11/2013 12h16

Entre os dias 15 e 17 de novembro de 2013, a Universidade Metodista receberá os/as delegados/as do 41º Concílio Regional da 3ª RE da Igreja Metodista. A programação, que será toda transmitida pelo site da Terceira Região (http://3re.metodista.org.br), começa com um culto às 10h do dia 15, na Igreja Metodista do Rudge Ramos. Às 13h30 começam as plenárias, no Salão Nobre da UMESP. O encerramento está previsto  para o dia 17/11, após o almoço, também no Salão Nobre.

A FaTeo está dando apoio ao evento, fornecendo hospedagem para a presidência e auxiliares, e também para conciliares, selecionados/as por idade, distância e condição financeira da igreja local.

SAIBA MAIS:

Do Concílio Regional

Art. 83. O Concílio Regional é o órgão deliberativo e administrativo de uma Região Eclesiástica.
§ 1º. Região Eclesiástica é a área sob a jurisdição do respectivo Concílio Regional e supervisão
de um/a Bispo/a-Presidente.
§ 2º. A Região Eclesiástica compreende 2 (dois) ou mais Distritos Eclesiásticos, à juízo do respectivo Concílio Regional.
§ 3º. O Concílio Regional estabelece a organização da Região Eclesiástica de acordo com as suas características, não podendo, entretanto, suprimir cargos, órgãos ou instituições expressamente criados por esta legislação canônica.
§ 4º. O Concílio Regional se instala, ordinária e, extraordinariamente, com a presença mínima de 2/3 (dois terços) de seus membros votantes.

Da Composição do Concílio Regional


Art. 84. O Concílio Regional compõe-se de:
I - Presbíteros/as Ativos/as;
II - Pastores/as, com nomeação episcopal;
III – Diáconos/Diaconisas, com nomeação episcopal;
IV - Pastores/as suplentes, com nomeação episcopal;
V - delegados/as eleitos/as pelas igrejas locais e campos missionários regionais, na proporção de um/a para até 500 (quinhentos) membros, e, no máximo, 2 (dois) para igrejas locais com número de membros superior a esse; para Região que tiver mais de 50.001 (cinquenta mil e um) membros, a proporção é de um/a delegado/a para até 300 (trezentos) membros, e, no máximo, 3 (três) para igrejas locais com número de membros superior a esse;
VI - Presidente do Conselho Diretor de cada instituição regional ou seu substituto legal;
VII - Presidentes das Federações de grupos societários;
VIII - Conselheiro/a Regional de Juvenis e Coordenador/a do Departamento Regional do Departamento de Trabalho com Crianças;
IX - Presbíteros/as inativos/as, sem direito a voto;
X - Pastores/as suplentes inativos/as, sem direito a voto;
XI - membros da COREAM, sem direito a voto, salvo se delegados/as eleitos/as.
§ 1º. Só podem ser eleitos/as delegados/as maiores de 16 (dezesseis) anos que estejam arrolados/as há mais de 2 (dois) anos como membros da Igreja Metodista.
§ 2º. Nas votações de matéria regulada pelo Direito Civil, só podem votar os/as civilmente capazes e os/as emancipados/as, de acordo com a lei vigente.

Do Concílio Local e das Despesas


Art. 56. Compete ao Concílio Local:
VI - eleger, dentre os inscritos no Livro de Rol de Membros da igreja local:
d) os/as delegados/as ao Concílio Regional, dentre os membros leigos da igreja local, conforme o Art. 84, inciso V, destes Cânones;
Art. 199 § 7º. As despesas de viagem e hospedagem de representantes em Concílios, Conselhos e similares são pagas pelos respectivos órgãos representados.
A taxa conciliar é de R$ 410,00 que poderá ser paga em até 04 (quatro) vezes a partir de 15/0713, por boleto bancário a ser emitido no momento da inscrição do conciliar Clérigo/a (votante) e Leigo/a (votante). Os não votantes devem entrar em contato com a Sede Regional.

Da Hospedagem

Em Hotel: os conciliares se hospedam por conta própria, onde desejarem. A Sede informa quais os hotéis disponíveis.
Na Fateo: para Presidência e auxiliares; conciliares por idade, distância e condição financeira da igreja local. As vagas existentes serão definidas no Pré-Concílio.


Mais informações: http://3re.metodista.org.br/conteudo.xhtml?c=10616

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: