Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Universidade de Oxford promove conferência internacional e concurso de redações sobre ciência e religião

Universidade de Oxford promove conferência internacional e concurso de redações sobre ciência e religião

28/03/2011 14h45 - última modificação 28/03/2011 14h48

A Universidade de Oxford, por meio do Centro para Ciência e Religião Ian Ramsey, está promovendo o projeto “Ciência e Religião na América Latina” com o objetivo de documentar pesquisas sobre temas relacionados à ciência e religião na América Latina e estimular esse campo de estudos e fomentar a colaboração internacional.

As atividades do projeto, com duração de três anos, incluem três conferências internacionais a serem realizadas na Cidade do México, de 19-21 de Outubro de 2011, no Brasil em 2012 e em Oxford em 2013. O projeto também inclui a tradução de obras fundamentais para o espanhol e o português, concursos de redação para acadêmicos júnior e sênior e uma série de novas publicações.

Veja a seguir mais informações sobre o projeto e participe!

Concurso de Redação sobre Ciência e Religião para Estudantes na América Latina

Ciência, Religião e as grandes questões do Universo e da Humanidade

O Ian Ramsey Centre for Science and Religion da Universidade de Oxford, com o apoio do British Council, convoca para o Concurso de Redação sobre Ciência e a Religião para estudantes de pós-graduação e do último ano de graduação na América Latina.

Objetivos do concurso:

1) Promover a pesquisa em ciência e religião nos estágios iniciais da formação de investigadores na América Latina.

2) Identificar jovens pesquisadores em ciência e humanidades interessados em participar no diálogo entre ciência e religião.

3) Apresentar as investigações, e anunciar eletronicamente a seleção das melhores redações, tanto ao mundo acadêmico como ao público em geral.

Temática:

Dado que "ciência e religião", como tal, não é um tema recorrente nos currículos dos cursos em América Latina, a temática será ampla para atrair o maior número de participantes possível. Assim, o título é "Ciência e Religião: Respostas para as grandes questões do Universo e da Humanidade". Sugerimos temas específicos como a cosmologia e a criação, evolução e a pessoa humana, Deus e a física contemporânea, neurociência e religião, etc. Acolhemos também novas perspectivas para o diálogo, tanto com abordagens gerais como específicas.

Destinatários da convocatória:

Todos os estudantes de mestrados e doutorados da América Latina, mais os estudantes cursando o último ano de graduação em humanidades (filosofia, teologia, história da ciência, sociologia, etc.) e ciências (biologia, química, física, cosmologia, etc.)

Elegibilidade:

1) Cada participante deve ser estudante de uma universidade na América Latina. É preciso apresentar evidencia disso através de uma carta da faculdade assinada pelo diretor ou uma carta assinada pelo orientador da tese.

2) Se o participante está estudando para sua graduação, deve apresentar provas de que está no último ano da carreira.

3) As redações devem ser inéditas (isto é, que não tenham sido apresentados para outro concurso, ou congresso, como tampouco publicados em qualquer formato impresso ou digital).

Idiomas:

As redações podem ser apresentadas em Espanhol, Português ou Inglês. O idioma não terá qualquer influência na decisão sobre as redações vencedoras.

Critérios de seleção das redações vencedoras:

1) A redação não deve exceder 5000 palavras.

2) A redação deve explorar uma das grandes questões do universo e da humanidade, enfocando perspectivas oferecidas tanto pela ciência contemporânea como pela religião.

3) A redação deve relacionar idéias pessoais com as de outros autores e as tendências contemporâneas da ciência e da religião.

4) As redações serão avaliadas pela clareza e lucidez ao apresentar os argumentos e pela qualidade e originalidade da discussão.

Prêmios:

Primeiro prêmio de £1.000; segundo prêmio de £800, terceiro prêmio de £500.

As redações serão julgadas por um grupo internacional de especialistas acadêmicos. Para participar, você deve enviar sua redação e a documentação necessária para evidenciar ser estudante de pós-graduação ou do último ano de graduação ao Dr. Ignacio Silva, Ian Ramsey Centre ( latin.america@theology.ox.ac.uk Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) indicando o tema "I Concurso de Redação sobre Ciência e Religião" e confirmando sua intenção de participar no concurso.

Prazo máximo para a apresentação das redações: 31 de agosto de 2011.

Este concurso é organizado no âmbito do projeto Ciência e Religião na América Latina, do Ian Ramsey Centre for Science and Religion, e é possível graças à generosidade do John Templeton Foundation.

 

VI Congresso Latino-Americano sobre Ciência e Religião

As grandes questões do Universo e o novo Diálogo Ciência-Religião

UNAM - Universidade de Oxford, de 05 a 08 de outubro de 2011

México, D.F.

O Ian Ramsey Centre for Science and Religion da Universidade de Oxford, unindo forças com a Faculdade de Ciências da UNAM organizarão o VI Congresso Latino-Americano sobre Ciência e Religião: as grandes questões do Universo e o novo Diálogo Ciência-Religião.

O VI Congresso Latino-Americano sobre Ciência e Religião será realizado na Faculdade de Ciências da UNAM, na Cidade do México. Será organizado em associação com o British Council, e patrocinado pela Academia Mexicana de Ciências, a Fundação Decyr, e os institutos CECIR (UPAEP) e o Cecrei (PUCSP). O VI Congresso Latino-Americano sobre Ciência e Religião é parte de uma longa tradição de congressos sobre o tema que começou em Puebla, México, em 2002 com o I Congresso Latino-Americano: Ciência e Religião, uma Nova Cultura de Colaboração, organizado pela Fundação Decyr e o Instituto Cecir. Esta tradição continuou com congressos na Argentina, México e Cuba. Veja os congressos passados.

O diálogo entre ciência e religião sempre foi um dos mais bem sucedidos na história do pensamento humano, bem como um dos mais debatidos. Não há dúvida de que a relação entre os dois remonta muito além do início da ciência moderna no início do século XVII quando grandes pensadores como Bacon, Newton e Descartes fundaram as bases do nosso conhecimento científico. No entanto, estes grandes intelectuais foram fortemente influenciados pelas idéias religiosas do seu tempo e sociedade.

Essa relação se tem modificado ao longo da história, mas as grandes questões que inspiraram os fundadores da ciência moderna ainda hoje inspiram o pensamento de muitos: Será que o universo tem um propósito? Qual é a origem do universo? Qual é a origem da vida? Qual é o lugar do homem no cosmos? Por acaso Deus rege o mundo? Tem algo a dizer a teoria da evolução sobre ética ou moral? O homem é nada mais que outro animal?

Entre os convidados do VI Congresso Latino-Americano sobre Ciência e Religião estão o Prof. Francisco Ayala (Donald Bren Professor of Biological Sciences, UC Irvine), Dr. William E. Carroll (Blackfriars, Universidade de Oxford), Dr. Rosaura Ruiz Gutiérrez (UNAM), Dr. Andrew Pinsent (Ian Ramsey Centre, Universidade de Oxford), Dr. Fern Elsdon Baker (Diretora do Programa Belief in Dialogue, British Council) Dr. Michael Murray (Fundação John Templeton e Franklin and Marshall College) e Prof. Timothy Chapel (Open University).

O VI Congresso Latino-Americano sobre Ciência e Religião terá uma abordagem universal, convocando a acadêmicos de todas as ciências, filósofos, teólogos, historiadores, antropólogos, educadores, etc., para enviar resumos de documentos com no máximo 350 palavras para avaliação, oferecendo exposições não superiores a 20 minutos com 10 minutos de discussão. Perspectivas e abordagens para resolver as grandes questões do universo e do novo diálogo entre ciência-religião são múltiples e se convida especialmente a apresentação de novos métodos para facilitar e iluminar tal diálogo.

O VI Congresso Latino-Americano sobre Ciência e Religião convoca, por conseguinte, exposições em qualquer uma das seguintes áreas:

História do Diálogo Ciência-Religião

Teoria da Evolução e a Teologia

Astronomia e Teologia

Filosofia da Ciência

Filosofia da Religião e Ciência Contemporânea

Teologia Sistemática e Ciência Contemporânea

Antropologia: o problema da pessoa

Física e Teologia

Psicologia e Teologia

Emergência e Complexidade

Neurociência e Religião

Sociologia do Diálogo Ciência-Religião

Religiões Nativas e a Ciência Contemporânea

Islã e a Ciência

Ateísmo, Religião e Ciência

Educação em Ciência e Religião

Por favor, enviar resumos (no máximo 350 palavras), com toda a informação sobre o autor ou autores (filiação institucional, posição, e-mail) para o Ian Ramsey Centre (latin.america@theology.ox.ac.uk Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) indicando o assunto "VI Congresso Latino-Americano sobre Ciência e Religião". São tambem bem-vindos os resumos de alunos de pós-graduação em todas as áreas temáticas da conferência.

Os idiomas da conferência serão o Português, Castelhano e Inglês.

Prazo máximo para o envio dos resumos: 15 de Junho de 2011

Data tentativa de notificação dos trabalhos aceitos: Julho de 2011

O VI Congresso Latino-Americano sobre Ciência e Religião e possível graças ao generoso apoio da Fundação John Templeton.

 

A investigação levada a cabo pelo projeto se classificada em duas categorias:

1.    Investigação sobre a situação e as necessidades da ciência e religião como uma disciplina na América Latina. Esta pesquisa será o alvo principal, mas não o único, no primeiro ano do projeto. Será realizada principalmente através do nosso questionário online. Por favor, tome cinco a oito minutos para respondê-lo.

2.    Investigação sobre as diferentes áreas específicas da ciência e religião que constituirão os principais tópicos por discutir nas conferências, concursos e publicações.

Fonte: http://www.cyral.org/

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: