Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Um ano de saudade. Professor Milton Schwantes, vivo na lembrança e no ensino.

Um ano de saudade. Professor Milton Schwantes, vivo na lembrança e no ensino.

01/03/2013 11h45 - última modificação 01/03/2013 11h51

"Profetas têm hora e local. Sua atuação é concreta. Está relacionada a certo momento, a certas pessoas, a certas estruturas.
Não é, pois, o discurso genérico o que os caracteriza. E nem são defensores de doutrinarismos.
São intérpretes da história. São leitores da vida do povo. Através de seus gestos e de suas palavras, a história se torna transparente".
Milton Schwantes

 

Há um ano, no dia 1º de março de 2012, morria o Prof. Dr. Milton Schwantes, deixando uma saudade irremediável. Mas ficam conosco também as boas lembranças do mestre e amigo, o exemplo de integridade e fé que continua a inspirar todos/as quantos/as o conheceram e os inúmeros textos, em livros e revistas acadêmicas, que continuarão ensinando e formando gerações de pastores/as, teólogos/as e todas as pessoas que amam a Palavra de Deus.

Pastor luterano, doutor em Antigo Testamento pela Universidade de Heidelberg, na Alemanha, além de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Marburgo, na Alemanha, o professor Milton Schwantes era professor da Faculdade de Teologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo. Ainda na Metodista, foi coordenador por mais de 20 anos do Projeto de Pesquisa Bíblica Latino-Americana, que coleta publicações populares e acadêmicas sobre a Bíblia na América Latina e Caribe.

Considerado um dos principais nomes no campo do estudo da Bíblia/Antigo Testamento na atualidade, seus livros, artigos e reflexões foram publicados também nos Estados Unidos e Europa. Ele escrevia para todas as pessoas, especialistas ou leigas, e fazia questão de que o saber ultrapassasse todas as barreiras, fossem elas as da formação escolar, da condição financeira ou da denominação institucional.

Por isso, essa é uma data para ser celebrada em gratidão e no estudo apaixonado da Palavra que dá vida e esperança ao povo. Quem teve o privilégio de conhecer algumas das obras do prof. Schwantes pode reler;  a quem ainda não o conhece, fica o convite e algumas sugestões de livros:

Isaías 1-12; Deus vê! Deus ouve!;  Sabedoria e provérbios;  Sofrimento e esperança no exílio; História de Israel – Local e origens; Breve História de Israel; Figuras e coisas  - Meditações; Projetos de esperança – sobre Gênesis 1-11 ; A terra não pode suportar suas palavras - Amós.

E, para começar, um belo texto sobre os profetas, de onde extraímos a epígrafe acima:

A Profecia durante a Monarquia - Texto publicado no livreto “Profeta: Saudade e Esperança”,de Milton Schwantes e Carlos Mesters, em 1989, pelo CEBI – Centro de Estudos Bíblicos).

 

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: