Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Turmas do 3° e 4° anos do CTP têm seu primeiro encontro presencial do ano no campus Rudge Ramos

Turmas do 3° e 4° anos do CTP têm seu primeiro encontro presencial do ano no campus Rudge Ramos

25/02/2016 21h19

 

As turmas de 3° e 4° anos do Curso Teológico Pastoral – CTP já estão no Campus Rudge Ramos, para o primeiro encontro presencial do ano letivo. Vindos de diversas partes do Brasil, os/as estudantes permanecem 15 dias em São Bernardo para aulas presenciais neste semestre e retornam para o 2° ´período, no início do próximo semestre.

 

 

As boas vindas aos alunos foram dadas durante culto de gratidão a Deus por mais um semestre letivo nesta segunda (22/02), na capela da Umesp. Durante o serviço, a Profa. Dra. Blanches de Paula, ex-coordenadora do CTP e atual coordenadora do Programa de Formação da Fateo foi homenageada.  “Eu gostaria de expressar minha gratidão mais uma vez pela oportunidade de caminhar com vocês”, disse, lembrando que aprendeu muito nesse tempo passado a frente do Curso Teológico Pastoral (cerca de 10 anos).

 

 

Sobre a homenagem, o reitor da FaTeo, disse ser muito importante o reconhecimento de pessoas que se doam , “não porque querem se doar apenas, mas porque entendem que isso é parte do chamado, é parte da vocação”. O reitor lembrou ainda que a professora Blanches continua dando grande contribuição, à frente do programa de Formação, “trabalhando em todos os cursos nossos na área de teologia. E eu sei que toda a experiência que ela acumulou nesses anos com vocês vão se transformar em bênção para todos alunos e alunas”.

 

 

O culto contou com a participação do coral Vozes e Afins, acompanhado pela pianista Liséte Espíndola. O pastor e professor Cláudio Augusto Kelly, coordenador do CTP deu uma palavra de saudação e acolhimento aos estudantes, desejando um bom tempo de aprendizado, e valorizando a disposição de cada um/a que deixou suas cidades, famílias e igrejas para estar esses 15 dias aprimorando seus conhecimentos teológicos.

 

 

O pregador da tarde foi o pastor metodista e também professor da casa, Hélerson Nogueira, que ministrou a partir do texto de 1 Coríntios 10.1-13. O pastor lembrou que o tom do trecho lido é de advertência feita por Paulo à Igreja de Corinto, resgatando a experiência do povo de Israel para que sirva de exemplo a sua geração.  “O texto fala que todos estiveram sob a nuvem, atravessaram o mar, comeram do maná, beberam da mesma rocha. Todos foram alcançados/as de forma graciosa, indistintamente pelo próprio Deus, mas mesmo assim, todos pecaram (Rm 3.23)”.

 

 

E Paulo diz claramente que essas coisas se tornaram exemplo para os que ouviam o apóstolo (v.6), e com certeza, disse o pastor, que a experiência no deserto é exemplo para esta época também porque a comunidade está sujeita a tentações. “Paulo está dizendo aqui que nós não somos melhores, nem piores do que aqueles que tombaram no deserto. Somos todos peregrinos e peregrinas. Cuidado.” Falando a pastores e pastoras, o pregador advertiu, “Cuidado! Às vezes as coisas estão tão bem no ministério que a gente deixa de ouvir”.

 

 

E disse mais, que todos, como peregrinos e peregrinas, na jornada de fé, passariam por três coisas: a tentação, a provação (situações difíceis acontecem no ministério), e por fim o sofrimento. “a grande pergunta que pode estar no meu e no seu coração é como enfrentar isso? Mas saiba que Deus não te desampara. Aquele que conheceu o sofrimento está contigo”, disse citando o versículo 13 “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.”

 

 

Texto: Rose Rosa
Fotos: Ricardo Bissolato

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: