Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Teologia latinoamericana em diálogo: FaTeo recebe visita de representantes da Cetela

Teologia latinoamericana em diálogo: FaTeo recebe visita de representantes da Cetela

06/11/2009 17h42 - última modificação 06/11/2009 17h57

Com o objetivo de estabelecer diálogo e futuras parcerias no âmbito da educação teológica, a Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo tem recebido a visita de representantes da Cetela, Comunidade de Educação Teológica Ecumênica Latinoamericana e Caribenha.


Durante a Semana de Estudos Teológicos, de 26 a 28 de outubro, a FaTeo contou com a presença de Roberto Zwetsch, secretário-executivo na gestão de 2006-2009 e Abraham Colque, que o substituirá na nova diretoria que toma posse em 2010. Roberto Zwetsch é professor da Escola Superior de Teologia, EST, de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, e Abraham Colque, reitor do Instituto Superior Ecumênico Andino de Teologia, ISEAT, de La Paz, Bolívia. Durante estadia em São Paulo, eles também participaram de um fórum de seminários evangélicos organizado pelo CLAI, Conselho Latinoamericano de Igrejas, evento que teve a presença do coordenador do Curso de Teologia da FaTeo prof. Paulo Garcia.

imagens/ensino_teologico2.jpg

Da esquerda para a direita: prof. Paulo Garcia (FaTeo) prof. Roberto Zwetsch (EST), prof. Abraham Colque (ISEAT) e profa. Magali Cunha (FaTeo) (foto: Luciana de Santana).


Segundo o prof. Roberto Zwetsch, as igrejas representadas pelo CLAI e as instituições teológicas de ensino buscam maior integração, a fim de que as instituições teológicas possam contemplar tanto a perspectiva da formação acadêmica quanto as necessidades da Igreja na América Latina. Com este objetivo, entre outras medidas estuda-se uma reformulação do programa de Educação Teológica Ecumênica do Conselho Mundial de Igrejas, de modo que ele seja descentralizado, com um currículo que, tendo algumas disciplinas em comum, atenda também a questões próprias da América Latina. E o prof. Abraham Colque informou que, para 2011 está agendado um amplo encontro latinoamericano promovido pelas associações teológicas de ensino.


Na semana seguinte, o reitor da FaTeo prof. Rui Josgrilberg e o prof. Paulo Garcia receberam o teólogo chileno Daniel Godoy, Secretario de Atas eleito para a próxima diretoria da Cetela e reitor da Comunidade Teológica Evangélica do Chile. A instituição forma teólogos vinculados às igrejas Metodista, Presbiteriana, Luterana e diversas denominações pentecostais. Com 45 anos de existência, a Faculdade também tem uma longa tradição de diálogo entre os diversos ramos do chamado protestantismo histórico e as igrejas pentecostais, às quais pertencem hoje 75% de seus alunos/as.


imagens/godoy.jpg

Prof.Daniel Godoy (à esquerda)com os professores Paulo Garcia e Rui Josgrilberg (foto: Suzel Tunes).


O prof. Daniel Godoy convidou a Faculdade de Teologia da Igreja Metodista no Brasil a participar da Semana Teológica que a Comunidade Teológica Evangélica do Chile promoverá em outubro de 2010. A idéia é que haja maior intercâmbio docente e discente entre Brasil e Chile. Isso significa que a FaTeo, que já conta com alunos da Bolívia, poderá receber também alunos/as do Chile. Bienvenidos/as!

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: