Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Teólogas latinoamericanas reunidas na FaTeo propõem novas interpretações bíblicas a partir da categoria de gênero

Teólogas latinoamericanas reunidas na FaTeo propõem novas interpretações bíblicas a partir da categoria de gênero

16/08/2010 19h25 - última modificação 16/08/2010 19h26

“As coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2Co 5, 17)

“(…) assim também andemos nós em novidade de vida.” (Rm 6, 4)


“Fortalecendo e Tecendo as Nossas Redes”


Com o apoio do Centro Otília Chaves, da FaTeo, a Pastoral das Mulheres e Justiça de Gênero do Conselho Latinoamericano de Igrejas, CLAI, reuniu no auditório Ômega 40 teólogas e pastoras das regiões do CLAI Brasil, Andina e Río de la Plata entre os dias 28 e 30 de julho. O objetivo do encontro foi "fortalecer e tecer as redes" de articulação de teólogas e pastoras atuantes na Igreja e na sociedade.

A reverenda Cecilia Castillo Nanjarí, Coordenadora Continental da Pastoral de Mulheres e Justiça de Gênero do CLAI, destaca a necessidade de visibilizar a reflexão teológica libertadora produzida pelas mulheres latinoamericanas. "(...)propomos hermenêuticas bíblicas na perspectiva da categoria relacional de gênero, que deslegitima e ‘desnaturaliza’ a violência contra as mulheres presente na tradição teológica cristã quando se impõe de forma patriarcal,androcêntrica e universalizante. Reconhecemos que é necessário refazer a historiografia, e nos comprometemos a fazer memória, recordando as muitas mulheres que ousaram e tiveram papel decisivo na construção de uma nova visão de Igreja e sociedade", afirma o documento emitido pelo Encontro (leia abaixo).

Cecilia Nanjarí agradeceu o apoio de várias instituições para a realização do evento, em especial à FaTeo e Centro Otília Chaves, por intermédio das professoras e pastoras Margarida Ribeiro e Suely Xavier dos Santos. "Também gostaria de ressaltar a participação neste processo de construção e reflexão da seminarista Simone Nunes, quem responsavelmente assumiu cada compromisso e desafio proposto pela equipe. Realmente para nós era justamente um dos objetivos envolver as lideranças jovens neste tema para sua continuidade", declarou.

A teóloga agradeceu, ainda, à equipe de liturgia da FaTeo, coordenada pelo professor e pastor Luiz Carlos Ramos e à equipe da Secretaria de Eventos da Fateo, coordenada por Luciana de Santana. "Ficamos gratas a todas/os estes profissionais e pelas portas abertas da Faculdade de Teologia, cumprindo uma vez mais com sua vocação ecumênica e de serviço ao povo de Deus".


Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: