Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Tearfund lança manual para orientar igrejas na gestão de desastres e RENAS lança curso intensivo para socorristas

Tearfund lança manual para orientar igrejas na gestão de desastres e RENAS lança curso intensivo para socorristas

09/02/2011 15h20

Por Lenildo Medeiros, Agência Soma


A organização humanitária britânica evangélica, Tearfund, oferece um roteiro, em português, com orientações para igrejas agirem em situações de desastres em seu bairro ou município. Bem útil em tempos de enchentes e desmoronamentos, desabrigados e famílias enlutadas em meio a escombros de prédios e casas que foram abaixo, por todo o Brasil.

Segundo a Tearfund: “A pobreza é um dos fatores-chave que fazem com que os desastres tenham um impacto devastador. É essencial ajudar as igrejas e as suas comunidades na prevenção dos desastres, na redução do seu impacto e na reconstrução dos meios de sobrevivência e das comunidades depois dos desastres”. Para os especialistas britânicos, acostumados a acompanhar eventos assim por todo o mundo, “o trabalho de gestão de desastres pode ser muito bem feito quando as igrejas locais e as suas comunidades trabalham juntas com ONGs e agências especializadas de assistência. Esta seção nos ajuda a refletir sobre os pontos fortes e fracos da igreja na área de gestão de desastres”.



VEJA TAMBÉM:

Renas promove curso para socorristas

A Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas) promove curso intensivo para socorro de emergência. O objetivo é treinar pessoas para atender com maior qualidade e eficiência as pessoas vitimadas pelas chuvas na região serrana do Rio e também capacitar equipes para esse tempo difícil das chamadas "mudanças climáticas", explicou Clemir Fernandes, do Grupo Gestor da Renas.

Antonio Carlos Ribeiro, ALC Notícias

“Estamos apoiando esta excelente iniciativa da Missão Base, até porque desde ano passado tínhamos planejado realizar semelhante atividade com a equipe do SOS Global, que tem uma experiência reconhecida em todo o mundo”, relatou. A proposta aproveita a presença do grupo de Renas, que está atuando nas frentes de socorro na região serrana do Rio de Janeiro, para oferecer este curso. Ao mesmo tempo, a iniciativa responde ao grande número de interessados em atuar no socorro às vítimas.

Mesmo sendo um serviço voluntário e prestado em situação emergencial, as diversas dificuldades nestas frentes de trabalho exigem capacitação profissional, explicou Fernandes. Ao mesmo tempo, é uma formação imperdível para os que desejam atuar na região atingida.

O curso acontece neste final de semana, no Rio, e tem uma restrição com relação à idade mínima. Só poderão participar do curso pessoas maiores de 21 anos. Os interessados devem entrar em contato pelo tel: 21 2437-1597 ou pelo Skype: rodrigo-base com Rodrigo Gomes, diretor da Missão Base.

Comunicar erros


Receba informações de oferecimento sobre esse curso: